
Interrupção deve ocorrer entre 0h e 1h desta sexta-feira (21) nas cidades de Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima, no Vale do Juruá. Três apagões foram registrados entre domingo (16) e quarta-feira (19). Linhão começou a funcionar em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves
Reprodução/Rede Amazônica Acre
Após três apagões em menos de uma semana, a Energisa, empresa responsável pela distribuição de energia elétrica no Acre, informou que uma nova interrupção no fornecimento do serviço deve ocorrer entre 0h e 1h desta sexta-feira (21) em cinco cidades do estado.
Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Segundo a empresa, a nova interrupção foi anunciada pela Transmissora Acre, proprietária da subestação de Feijó, e deve servir para que seja feita manutenção no sistema. Com isso, a luz será desligada nas cidades de Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves.
A Energisa destacou que, caso a manutenção seja concluída antes do prazo previsto, o fornecimento de energia será restabelecido imediatamente.
“A Energisa reforça que a causa dos desligamentos ocorridos recentemente tem origem no sistema de suprimento, de responsabilidade da transmissora. A distribuidora, também afetada com o problema, está acompanhando de perto o caso diretamente com a Transmissora e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) em busca de medidas para prevenção de novas ocorrências”, disse a empresa em nota.
Apagões
Quase 65 mil moradores das cidades de Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima, no Vale do Juruá, deixaram de receber energia elétrica por duas vezes no domingo (16) e uma nessa quarta-feira (19). Cada apagão durou de 40 minutos a pouco mais de uma hora.
Leia mais
Em menos de uma semana, 3º apagão interrompe fornecimento de energia em cinco cidades do interior do Acre
Cinco cidades acreanas sofrem apagões e mais 63 mil pessoas ficam sem energia
‘Linhão’ que liga cidades do Vale do Juruá ao Sistema Integrado Nacional começa a funcionar no interior do Acre
MPF recomenda que concessão do linhão que liga cidades do AC seja retirada de leilão da Aneel
Apagões deixam cinco cidades e mais de 60 mil pessoas sem energia elétrica no Juruá
Em entrevista à Rede Amazônica na quarta, André Amarante, gerente de operações da Energisa Acre, comentou sobre a situação, afirmando que as causas dos apagões estavam sendo investigadas.
“É importante explicar no Sistema Nacional Interligado de Energia, nós temos as geradoras, de onde vêm a energia. Temos as transmissoras que são os ‘linhões’ e temos a distribuição onde está localizada a Energisa. Esses dois eventos ocorreram na transmissora, foram eventos que o interromperam o fornecimento. O ONS que é o Operador Nacional do Sistema Elétrico, juntamente com a transmissora estão avaliando as ocorrências e a Energisa acompanhando”, disse o gerente de operações da Energisa Acre, André Amarante.
Há dois meses, as regiões dos vales do Juruá e Tarauacá/Envira foram integradas ao ‘Linhão’ e passaram a ser abastecidas com energia proveniente de hidrelétricas.
O linhão parte de Rio Branco, numa extensão de 632 quilômetros, e teve um investimento de R$ 370 milhões, inicialmente. A obra foi dividida em duas etapas: uma subestação no município de Feijó, interligando a cidade até a capital acreana, e interligação de Feijó a Cruzeiro do Sul.
Em 2023, houve a interligação de Feijó e Tarauacá, na Região Tarauacá/Envira. Os municípios estão conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e mais de 90 mil consumidores recebem energia elétrica por meio da linha de transmissão.
Nota sobre nova interrupção
“A Energisa informa que foi notificada pela Transmissora Acre, proprietária da subestação de Feijó, sobre a interrupção no fornecimento de energia que acontecerá no início da madrugada desta sexta-feira, 21 de fevereiro, da 00h às 01h, para os municípios de Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves.
A interrupção é necessária para realizar manutenção no sistema e, caso se encerre antes do prazo previsto, o fornecimento de energia será normalizado imediatamente.
A Energisa reforça que a causa dos desligamentos ocorridos recentemente tem origem no sistema de suprimento, de responsabilidade da Transmissora. A Distribuidora, também afetada com o problema, está acompanhando de perto o caso diretamente com a Transmissora e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) em busca de medidas para prevenção de novas ocorrências.Reveja os telejornais do Acre”.
Reveja os telejornais do Acre