Fiscalização interdita abatedouro em após fugas de boi e búfala causarem tumulto em cidade no AM


Abatedouro não conta com nenhum serviço de inspeção oficial – o que é obrigatório para o tipo de estabelecimento, conforme a Adaf. Abatedouro de animais em Nhamundá é interditado.
Divulgação/Adaf
Uma fiscalização interditou o Abatedouro Municipal de Nhamundá, no interior do Amazonas, nesta quarta-feira (19). A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) realizou a ação após a fuga de um boi e de uma búfala causar tumulto na cidade.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Equipes da Adaf e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) realizaram a inspeção a pedido do Ministério Público do Amazonas (MPAM). O técnico de Fiscalização Agropecuária Samuel Bernardo explicou que o abatedouro opera sem um serviço de inspeção oficial, exigência obrigatória para esse tipo de estabelecimento.
Os fiscais também identificaram abates inadequados, realizados com machados e marretas diretamente no chão, aumentando o risco de contaminação da carne. Além disso, o Ipaam embargou toda a área porque o local não possui estação de tratamento, despejando resíduos do abate diretamente no rio e causando grave impacto ambiental.
“Interditamos o abatedouro e encaminharemos ao Ministério Público um relatório detalhado sobre as irregularidades encontradas. Com base nesse documento, o MP, em parceria com os órgãos de fiscalização, elaborará um Termo de Ajustamento de Conduta”, afirmou Samuel Bernardo.
Em nota, a Prefeitura de Nhamundá informou que busca recursos para corrigir as irregularidades e reativar o abatedouro. O município aguarda a liberação de verbas por meio de emenda parlamentar para regularizar o estabelecimento.
Fuga de búfala
Uma búfala desesperada conseguiu escapar durante o caminho para o matadouro da cidade Nhamundá, no dia 3 de fevereiro.Vídeos da perseguição da búfala foram registrados por moradores da localidade.
As imagens mostram o momento em que a bubalina sai de de dentro da casa e os vaqueiros conseguem capturar o animal.
Búfala escapa de matadouro e causa prejuízos em cidade no Amazonas
Fuga de boi
Dez dias depois, um boi causou tumulto nas ruas de Nhamundá, após fugir de uma embarcação enquanto era transportado para o abatedouro da cidade. A confusão foi registrada em vídeos pelos moradores.
De acordo com testemunhas, o boi se soltou das cordas e fugiu pela orla de Nhamundá no momento em que era transferido de uma embarcação. O animal invadiu a área de uma conveniência, percorreu ruas e só foi recapturado na rua Leopoldo Neves, nas proximidades do hospital da cidade.
Boi foge e causa tumulto nas ruas de Nhamundá
Adicionar aos favoritos o Link permanente.