
No X, escritor escreveu que filme tem ‘fortes chances’ de levar pelo menos uma estatueta. Fermanda Torres em cena do filme ‘Ainda estou aqui’
Divulgação/Sony Classic Pictures
Em uma série de posts no X, Marcelo Rubens Paiva palpitou sobre as chances de “Ainda Estou Aqui” no Oscar nesta sexta-feira (21). “Quem posta hoje aqui não é o autor do livro, mas o colunista, jornalista e diletante”, escreveu.
Para ele, “Ainda Estou Aqui” tem “fortes chances” de sair pelo menos com uma estatueta, de Melhor Filme Estrangeiro. “Todos os prêmios que Emilia Pérez ganhou, como Bafta e Globo de Ouro, foram ‘votados'” antes das polêmicas que o filme gerou”, explicou.
“Mas tem um detalhe. ‘Ainda Estou Aqui’ estreia apenas hoje no Reino Unido. Pouca gente viu o filme por lá. Tanto que Fernandinha nem foi indicada”.
O escritor acrescentou que, ainda assim, aposta em Fernanda Torres ou Mikey Madison, de “Anora”, na categoria de Melhor Atriz.
“Porém, entre 10 mil votantes do Oscar, mais de 1 mil são ingleses e franceses. O cenário fica incerto como melhor filme. Para mim, fica entre ‘Conclave’ e ‘Anora’ (apesar de ser uma comédia confusa)”, acrescentou.
Marcelo também aproveitou para defender “Ainda Estou Aqui” de críticas. “Falar que o filme não é político é uma afronta à nossa história. Quem mais acertou foi uma jovem de origem asiática da Variety: ‘Clássico na forma, radical na empatia'”.
‘Ainda Estou Aqui’ no Oscar
“Ainda estou aqui” foi indicado três categorias do Oscar 2025, de Melhor Filme, Melhor Atriz e Melhor Filme Internacional. É a primeira vez na história que um filme brasileiro disputa a maior categoria do Oscar.
O Oscar 2025 acontece em 2 de março em Los Angeles, com apresentação de Conan O’Brien.
‘Emília Pérez’ desbanca ‘Ainda estou aqui’ no Bafta 2025