
Policial foi subsecretário de Inteligência da Secretaria de Segurança do Rio. Delegado Fábio Galvão assume comando da Polícia Federal no RJ
Marco Antônio Martins/g1
O delegado federal Fábio Galvão da Silva Rego tomou posse na tarde desta sexta-feira (21) como novo superintendente da Polícia Federal no Rio de Janeiro.
O diretor geral da PF, Andrei Rodrigues esteve presente na cerimônia. A Prefeitura do Rio foi representada pelo vice-prefeito, Eduardo Cavalieri.
Galvão substitui o delegado Leandro Almada que assumiu a Diretoria de Inteligência da instituição em Brasília.
Entre 2023 e 2024 Galvão esteve lotado na Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência do Ministério da Justiça, nas gestões dos ministros Flávio Dino e Ricardo Lewandowski.
Durante 7 anos, entre 2011 e 2018, Fábio Galvão ocupou a Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Segurança Publica do RJ.
Neste período, coordenou operações que resultaram na prisão de 1.288 criminosos, sendo 375 agentes públicos de segurança acusados de corrupção.
Deixou a subsecretaria em agosto de 2018, durante a intervenção federal, exonerado pelo general Richard Nunes.
O g1 apurou na ocasião de que um dos motivos da sua exoneração foi a produção de um relatório contrário a nomeação do delegado Rivaldo Barbosa como Chefe de Polícia Civil.
O delegado também foi contrário a volta da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) para a Polícia Civil.
Na época, a unidade estava ligada a Secretaria de Segurança e investigava uma série de policiais civis e militares envolvidos com milícias.