
Programa “Recupera Fabri” beneficia 1.839 famílias afetadas pelas chuvas em Coronel Fabriciano. Pagamentos serão realizados ao longo dos próximos 15 dias. Bairro Federico Ozana, em Coronel Fabriciano, após forte temporal em dezembro de 2024
Reprodução/Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano
A prefeitura de Coronel Fabriciano começou, nesta segunda-feira (24), o pagamento do benefício “Recupera Fabri”, destinado a 1.839 famílias afetadas pelas chuvas que atingiram a cidade entre 17 de dezembro e 3 de janeiro. O programa, que conta com um investimento de R$ 5 milhões de recursos próprios do município, tem como objetivo auxiliar na recomposição de bens e melhorias nas casas dos moradores atingidos.
📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 Vales no WhatsApp
O pagamento será feito de forma escalonada ao longo da semana, com previsão de que todas as famílias recebam os valores nos próximos 15 dias. Até o momento, R$ 960 mil já foram liberados para 356 famílias. O processo segue um fluxo administrativo rigoroso, com cadastro e homologação das famílias pela Assistência Social, além de empenhos individualizados para cada beneficiário. Os valores são repassados por ordem alfabética via remessa bancária.
Lama e prejuízos marcam o dia seguinte ao temporal que atingiu o Vale do Aço; veja fotos
Para garantir transparência, a prefeitura disponibilizará em seu portal uma ferramenta de Business Intelligence (BI), onde será possível consultar a lista de famílias beneficiadas por bairro e acompanhar as remessas de pagamento. Caso haja inconsistências nos dados, os beneficiários poderão procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para correção.
Temporal deixou rastro de lama em várias ruas de Coronel Fabriciano
Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano/Divulgação
Inicialmente, cerca de 2.300 famílias foram cadastradas, mas, após análise, o número foi reduzido para 1.839 beneficiários. Todas as famílias estão sendo acompanhadas por técnicos de referência, que oferecem suporte no recebimento do benefício e em outras demandas necessárias no período pós-chuvas.
A cidade ainda enfrenta os impactos das chuvas, com duas pontes interditadas, acessos bloqueados, ruas danificadas e cerca de 15 famílias em aluguel social, sem condições de retornar às suas casas.
Em comunicado, a prefeitura de Coronel Fabriciano alegou que, até o momento, não recebeu recursos federais para a recuperação da cidade, mas está empenhada em buscar apoio do Governo Federal.
Vídeos do Leste e Nordeste de Minas Gerais
Veja mais notícias da região em g1 Vales.