‘Operação Prato’: novo podcast da Globo traz relatos inéditos sobre um dos maiores casos ufológicos do Brasil


Com direção de Ivan Mizanzuk e apresentação de Andrei Fernandes, a série investigativa mergulha na história do fenômeno ‘chupa-chupa’, quando, nos anos 1970, moradores do Pará e do Maranhão diziam ter seus sangues sugados por luzes misteriosas no céu. O novo podcast investigativo da Globo, ‘Operação Prato’, estreou na terça-feira (24). A série traz depoimentos inéditos de um dos casos ufológicos mais emblemáticos do Brasil, conhecido como o fenômeno ‘chupa-chupa’.
Em 1977, na região de Colares, no interior do Pará, moradores diziam ver luzes estranhas no céu, capazes de sugar o sangue das pessoas. Os relatos se somaram aos rumores que já vinham do Maranhão, meses antes. Furor que ganhou a atenção da Força Aérea Brasileira, que deu início à Operação Prato, com o intuito de investigar os depoimentos das vítimas dos supostos objetos voadores não identificados (OVNIs).
Com pesquisa inédita sobre o tema, a série terá dez episódios com mais de 30 entrevistas inéditas sobre o fenômeno. Produzido pela Paratopia, ‘Operação Prato’ foi idealizado e apresentado por Andrei Fernandes e dirigido por Ivan Mizanzuk.
“Apesar de tratarmos de questões ufológicas, o podcast não se trata de um projeto de ufologia. O nosso foco é contar como a ‘Operação Prato’ ficou conhecida, seus mistérios, personagens icônicos e toda a mitologia em volta do caso”, diz Mizanzuk, que considera o caso um dos mais interessantes da ufologia mundial.
Muitas casas foram abandonadas na vila de Ubintuba (PA) por conta dos ataques.
Andrei Fernandes
“Falar com as vítimas foi o que mais me surpreendeu. Conseguimos entrevistar pessoas inéditas, que nunca tiveram a oportunidade de serem ouvidas antes, como crianças que aparecem em algumas das histórias. Fomos até às regiões que ocorreram os casos e os locais são extremamente intimidadores, tem uma energia diferente. Além das vítimas, conversamos com jornalistas, pesquisadores e familiares dos militares da aeronáutica. Pessoas que nunca haviam sido ouvidas e outras que decidiram falar novamente sobre a situação 50 anos depois”, conta Andrei Fernandes.
A produção do podcast tem a participação Heitor Costa, que pesquisa ufologia há mais de dez anos.
O primeiro episódio explica qual era o objeto misterioso que surgia no céu do Pará, capaz de deixar marcas de queimaduras no corpo ou causar anemia profunda. “Cada pessoa apresentava um sintoma diferente, partes especificas de homens e mulheres eram atacadas, alguns ficavam de cama por semanas e outros não resistiam ao ocorrido”, relata o diretor do podcast.
‘Operação Prato’ terá episódios novos toda terça-feira e está disponível na globo.com/podcast e nas plataformas de áudio.
Podcast ‘Operação Prato’
Divulgação
Adicionar aos favoritos o Link permanente.