
Seção dedicada às autoras e os autores negros está localizada na Biblioteca Pública Municipal “Dep. Domingos de Figueiredo”. Espaço marca a valorização da cultura e literatura negra. Varginha (MG) inaugura nesta terça-feira (25) a Biblioteca Preta, um espaço dedicado a autoras e autores negros.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
O espaço conta com 112 livros divididos em sete diferentes gêneros. Há livros de escritores varginhense, biografias, literatura, ciências sociais, autoajuda, além de obras infantis e infanto-juvenis.
A iniciativa da Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural, da Biblioteca Pública e do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), busca dar visibilidade à literatura negra, promover a representatividade e fortalecer a identidade cultural.
📍 A Biblioteca Pública de Varginha está localizada na Praça Governador Benedito Valadares, 141 – Centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e das 13h às 17h. Mais informações pelo telefone (35) 3690-2141.
Homenagem
Fátima Tobias foi uma das atletas que mais se destacaram no basquete na história varginhense
Reprodução
A escolha do nome para a Biblioteca Preta passou por votação popular. O espaço foi batizado em homenagem à professora e atleta varginhense Fátima Tobias.
Figura marcante na história do esporte local, Fátima foi uma das maiores treinadoras de basquete de Varginha e primeira árbitra da Federação Mineira de Basquete.
Nascida em 6 de junho de 1966, Fátima se destacou no basquete desde a infância, integrando a Seleção Mineira em diversas ocasiões e a Seleção Brasileira por três vezes. Atuou na formação de novos atletas e como professora de educação física.
Aos 47 anos, Fátima morreu vítima de um câncer em 2014.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas