Inscrições para curso de espanhol da PUC-Campinas estão abertas


Os interessados nas aulas, que ocorrerão no Campus I, devem se manifestar até o início de março Da esquerda para à direita, o analista de relações internacionais, Evandro Marcelino Martins; a Profa. Ma. Candela Hernández; a auxiliar administrativa Gabrielly Luciana Souza; o coordenador do Departamento de Relações Externas (DRE), Prof. Me. Carlos Eduardo Pizzolatto; e o analista de relações internacionais, Marcos Regina Moreira – Crédito: Divulgação

A Pró-Reitoria de Educação Continuada da PUC-Campinas (PROEC), em parceria com o Programa de Leitorado de Língua Espanhola, promovido pela Embaixada da Espanha no Brasil, está com inscrições abertas para o seu curso de espanhol, voltado aos estudantes, professores e funcionários da Universidade. Os interessados devem se manifestar até os dias 6 (para o nível Espanhol Básico I) e 7 de março (para os níveis Espanhol Básico II e Intermediário I).
As atividades, que terão início a partir do dia 10 do mesmo mês, acontecerão no início da tarde ou no final do dia (no horário da pré-aula do período noturno), sempre duas vezes por semana, e serão realizadas em salas do Campus I para as turmas que forem formadas.
Serão três cursos (como mencionado acima, Básico I, Básico II e Intermediário I), cada qual com uma carga horária de 68 horas/aula ao longo do próximo semestre. O conteúdo, elaborado especificamente para cada turma de modo a respeitar o nível de conhecimento dos alunos e alunas, buscará desenvolver neles as habilidades de compreensão auditiva, leitura e escrita, além da expressão oral. A taxa de matrícula é de R$220 e pode ser parcelada, tanto no cartão de crédito como no boleto, sendo oferecido desconto de 15% a todos os interessados.
Os pleiteantes (exceto os que se inscreveram para o Básico I) precisarão realizar um “teste de nivelamento”, com o intuito de comprovarem conhecimento equivalente ao curso pretendido, exceto se a formação no nível imediatamente anterior a este tiver acontecido na própria PUC-Campinas. A prova será presencial e individual e apenas para aqueles que receberem, por e-mail, a confirmação de inscrição para os cursos de Espanhol Básico II ou Intermediário I. O não comparecimento ao exame configurará desistência, deixando a vaga disponível para os demais interessados.
As matrículas podem ser realizadas clicando acima do nome de cada curso:
Espanhol Básico I
Espanhol Básico II
Intermediário I
Para mais informações, clique aqui ou envie uma mensagem para o e-mail [email protected] ou para o número de WhatsApp (19) 99921-6395.
Nova professora
As aulas serão ministradas pela Profa. Ma. Candela Hernández, graduada em Línguas Modernas, com especialização em Espanhol, pela Universidade Autónoma de Madrid, e com dois mestrados: em Ensino de Espanhol pela Universidade Internacional de La Rioja e em Estudos do Discurso pela Universitat Pompeu Fabra e pela Universitat Autònoma de Barcelona. Desde 2019, ela vinha trabalhando como professora de espanhol em diversas fundações e escolas das cidades de Múrcia e Barcelona, em seu país natal.
Além disso, ela também é examinadora DELE (Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira) dos níveis A1 a B2. O teste, realizado pelo Instituto Cervantes (instituição cultural pública espanhola cuja tarefa é a promoção e o ensino do castelhano, assim como a difusão da cultura do país ibérico e da América Hispânica), se dá em nome do Ministério da Educação e Formação Profissional da Espanha.
Recepção à docente
A equipe do Departamento de Relações Externas (DRE), composta por seu coordenador, o Prof. Me. Carlos Eduardo Pizzolatto; pelos analistas de relações internacionais, Evandro Marcelino Martins e Marcos Regina Moreira e pela auxiliar administrativa Gabrielly Luciana Souza, junto ao assistente administrativo da Pró-Reitoria de Educação Continuada (PROEC), André Gustavo Tomaz dos Santos, a recepcionou, no último dia 22 de janeiro, no prédio da Reitoria da Universidade.
De acordo com o professor Pizzolatto, “a presença da professora Candela na PUC-Campinas fortalece o compromisso da Instituição com a ampliação das oportunidades acadêmicas e profissionais de nossa comunidade” e “o domínio da língua espanhola não apenas facilita a mobilidade estudantil e docente, mas também amplia a nossa inserção em redes internacionais de ensino e pesquisa, promovendo um intercâmbio cultural e científico cada vez mais relevante”.
O analista Evandro Martins lembra que o Brasil, como país sul-americano, está rodeado de nações que têm a língua espanhola como oficial e que, por isso mesmo, “conhecer este idioma abre diversas portas para o profissional que trabalha internacionalmente, uma vez que o conhecimento no castelhano é imprescindível para a negociação com os demais países do continente, sobretudo com o recente fortalecimento do Mercado Comum do Sul (Mercosul)”.
Ele ressalta ainda que “para o aluno que deseja realizar um intercâmbio, nós temos diversas parcerias em toda a América Latina para as quais é necessário comprovar o conhecimento na língua espanhola, pois as aulas são ministradas somente nesse idioma”.
Da Espanha ao Brasil
A professora Candela Hernández, que, em março, dará início a sua trajetória na PUC-Campinas, explica que veio da Espanha para o Brasil há cerca de um mês, especificamente para lecionar na Universidade.
Ela comenta que “do Brasil, me chamava a atenção a grande diversidade cultural e étnica do país. Queria descobrir, vivendo aqui, a variedade de hábitos, tradições, estilos musicais e gastronomia que o Brasil oferece e simplesmente viajando não é possível conceber isso da mesma maneira, pois a experiência não é tão intensa. Além disso, acho uma maravilha toda a natureza existente aqui”.
Ela também explica que de todas as instituições de ensino superior que estavam disponíveis no programa de leitorado, a PUC-Campinas foi a que mais lhe transmitiu segurança por estar nas primeiras posições do ranking das universidades privadas da América Latina.
O que também lhe chamou atenção foi o fato de o curso de espanhol da PUC-Campinas não ser voltado apenas para estudantes da área de Letras, “como em outras universidades, mas também para estudantes ou professores de todas as áreas. Estar em uma sala com interesses tão variados pode ser muito enriquecedor. Além disso, alguns conhecidos meus que estudaram na PUC-Campinas e em outras universidades pontifícias brasileiras junto à docente anterior do curso, a Profa. Ma. Araceli Luna Magariños, falaram bem da Instituição, o que me convenceu a querer vir”.
Expectativas
Em relação as suas expectativas sobre o curso de espanhol, Candela diz esperar que “as aulas sejam interessantes e que, além dos conteúdos tratados em sala, elas sejam também um espaço para se discutir e trocar pontos de vista sobre temas atuais ou assuntos de interesse geral. Também seria muito bom, no futuro, poder realizar atividades conjuntas com professores, tanto daqui do Brasil quanto de outros países. Espero poder me integrar à PUC-Campinas e, em algum momento, trabalhar em equipe. Até agora, me senti muito acolhida e me explicaram tudo de maneira bastante detalhada, então, eu estou muito contente com este começo”.
Sobre o Brasil, ela diz ainda não ter viajado muito, “mas o pouco que eu pude ver está me encantando. Visitei alguns locais nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro e me parece que por aqui cada uma das unidades federadas poderia ser um país diferente. Achei incrível esse contraste e essa diversidade. Também acho que, em geral, as pessoas são muito alegres e amáveis. É um país onde parece fácil se sentir em casa. Por outro lado, fiquei bastante surpresa com a desigualdade que existe e com o número de pessoas que vivem nas ruas”.
Ela finaliza dizendo que ficará no Brasil, a princípio, por um ano, mas que, de sua parte, procurará renovar o seu contrato por mais um ou dois anos, que é o máximo permitido pelo Programa de Leitorado de Língua Espanhola.
“O programa é uma maneira de conhecer o ensino no âmbito universitário e, além disso, em um país estrangeiro. Até agora, eu só trabalhei na Espanha, em escolas e fundações, então é incrível estar por aqui agora”.
Sobre o Programa de Leitorado
O Programa de Leitorado de Língua Espanhola é oferecido por meio de um acordo de cooperação com a Agencia Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo (AECID) (em tradução livre para o português, Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento), via Embaixada da Espanha no Brasil, cujo objetivo é divulgar a cultura e a língua espanhola na PUC-Campinas. Assim, a Universidade oferece este curso para a comunidade interna isento de mensalidades, sendo necessário somente o pagamento da taxa de matrícula. Dessa forma, ao tornar o curso acessível, a Instituição apresenta uma oportunidade aos seus estudantes, professores e funcionários de desenvolverem o conhecimento nesse idioma, que é falado, na atualidade, por cerca de 600 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo o segundo com o maior número de falantes em todo o planeta. É ainda a língua oficial (ou reconhecida) em mais de vinte países ao redor do globo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.