
Decisão foi tomada pelas unidades Etecap e Fatec, em Campinas, Fatec de Americana e Fatec de Indaiatuba. Alunos terão aulas remotas ao menos até sexta-feira (28), segundo Centro Paula Souza (CPS). Etecap está entre as unidades com atividades remotas por conta do calor, em Campinas (SP)
Reprodução/EPTV
Quatro faculdades e colégios técnicos suspenderam as aulas presenciais por conta do calor na região de Campinas (SP). A decisão foi tomada após o Centro Paula Souza (CPS), instituição que administra as Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) e Fatecs (Faculdades de Tecnologia) no estado de São Paulo, autorizar que as unidades convertam as aulas presenciais em remotas.
A autorização para as aulas remotas vai até este sábado (1º) e vale para todas as unidades do estado que acharem necessário adotar a medida. A previsão é de que a quinta onda de calor deste ano comece na sexta-feira (28) e se estenda até ao menos o dia 5 do próximo mês.
Leia também: Onda de calor faz Etec de Santa Bárbara suspender aula presencial, afirma Centro Paula Souza
Em Campinas (SP), a Etecap informou que vai manter as aulas à distância até o dia 28 de fevereiro. Já a Fatec informou que não terá nenhuma atividade até o dia 1°.
A Fatec de Americana (SP) também permanecerá o em aula remotas até dia 28. Já a Fatec de Indaiatuba (SP) informou que havia suspendido as atividades presenciais por conta da quebra da caixa d’água da unidade, mas agora a previsão é que alunos só retornem para a unidade no dia 10 de março.
Recomendação de suspensão
O Centro Paula Souza autorizou que Etecs e Fatecs do Estado de São Paulo realizem atividades remotas, desde que as condições climáticas locais “possam comprometer o bem-estar da comunidade acadêmica”.
A orientação foi enviada às unidades através de um memorando na última sexta-feira (21). De acordo com o CPS, a medida busca garantir o conforto de alunos, professores e servidores, sem prejuízo dos conteúdos pedagógicos.
O Centro também informou que está adotando as medidas necessárias para a ampliação do sistema de climatização na rede das Etecs e Fatecs do Estado.
Outras unidades
As aulas presenciais não foram suspensas nas unidades Etec Bento Quirino (Campinas), Etec e Fatec de Sumaré (SP), segundo apuração da EPTV, afiliada da Globo em Campinas. As unidades informaram que as salas são climatizadas.
Onda de calor
Uma nova onda de calor deve manter as temperaturas elevadas no Centro-Sul até o início de março. O fenômeno deve começar na sexta-feira (28) e se estender ao menos até o dia 5 do próximo mês. Essa será a quinta onda de calor nem 2025.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas