Casas têm rachaduras após construção de mercado em Leme, e situação preocupa; muro desabou


De acordo com a Tenda, não há risco de desmoronamento no local, mas não foi apresentado laudo. Barulho de refrigeradores também incomoda vizinhos. Construção de mercado abala casas em Leme
A construção do hipermercado Tenda, em Leme (SP), vem causando transtornos aos moradores do bairro Barra Funda.
Algumas casas próximas ao estabelecimento comercial apresentam rachaduras nas partes internas e externas e parte de um muro do mercado desabou com as chuvas, interditando metade de uma rua.
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
Obras
As obras começaram em março de 2024 e terminaram em outubro. Desde então, moradores tentam uma solução junto a empresa para os problemas apresentados. O hipermercado foi construído sobre um aterramento.
A Prefeitura de Leme informou que a empresa entrou em contato com a Secretaria de Obras solicitando autorização para construção de um novo muro, porém a obra não foi autorizada pois a empresa não apresentou um projeto de construção até o momento.
A Defesa Civil fez o isolamento em 50% da via para evitar acidentes e está em constante monitoramento no local.
De acordo com a Tenda, não há risco de desmoronamento do muro, mas não foi apresentado laudo. A empresa informou que as obras corretivas do muro de arrimo serão realizadas na próxima segunda-feira (3).
Muro do mercado desabou e gera insegurança aos moradores de Leme
EPTV
Barulho constante
Além dos problemas estruturais nas casas e o risco de desabamento, há também o barulho constante provocado pela instalação de refrigeradores do mercado.
A instalação foi feita próxima às casas localizadas no fundo do mercado. Segundo moradores, o barulho permanece 24 horas por dia e atrapalha a qualidade de sono.
“Estamos com problemas devido à construção do mercado, a obra já foi concluída e quem mora no fundo está vivendo um pesadelo porque os imóveis tiveram a estrutura abalada. O local está um caos e com perigo real de desmoronamento, lamentável. Já foram feitos apelos para que os problemas sejam atendidos e até agora nada”, disse o morador Moacir Lago Filho.
LEIA TAMBÉM:
INCÊNDIO: Apartamento pega fogo e prédio é evacuado no Centro de São Carlos; gato morreu
VIOLÊNCIA: ‘Corpo gela’, ‘dor de barriga’: soldado agredido no Exército tem ataques de pânico ao lembrar de violência, diz advogado
MAUS-TRATOS: Homem é preso após polícia encontrar cães e gatos sem comida e água em casa cheia de sujeira
Casas apresentam rachaduras após construção de mercado em Leme
EPTV
Insegurança
O risco de desabamento do muro tem deixado os moradores inseguros, e é grande o risco de acidentes na via. Um tapume foi colocado, mas parte dele caiu com as chuvas dos últimos dias.
A comerciante Yasmim Volpe Penteado afirmou que está com receio da próxima chuva ou vendaval.
“Temos certeza que nas próximas chuvas fortes o muro vai cair, como já aconteceu. Estamos prevendo a qualquer momento isso. Eles tinha colocado tapume no quarteirão todo, mas, desde novembro, os tapumes acabaram voando, e eles só retiraram as placas que caíram e não refizeram de novo. Está muito perigoso de cair esse muro”, disse.
O que diz o hipermercado
A empresa Tenda Atacado informou que o tapume que foi colocado no lugar do muro foi derrubado pela ventania de sábado (22) e já foi recuperado. Já as obras corretivas do muro de arrimo devem ser feitas na próxima segunda-feira (3).
O hipermercado também informou que um fornecedor especializado está finalizando um laudo sobre o impacto das obras na vizinhança.
Já para a redução de ruído da refrigeração, a empresa disse que foram adotadas medidas como barreiras acústicas e dispositivos nas máquinas, porém o barulho ainda continua.
Moradores disseram que receberam a visita de representantes da construtora, mas que nenhum prazo foi estipulado para a solução dos problemas.
Moradores reclamam de rachaduras nas residências devido a construção de hipermercado em Leme
EPTV
REVEJA VÍDEOS DA EPTV CENTRAL:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara
Adicionar aos favoritos o Link permanente.