![](https://s2-g1.glbimg.com/VX00zzJDqIsG1OR4SCScxfTUphs=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/f/G/mLKPcPQGqjFo8RXkrrUA/1727354037425436.jpg)
Acidente com a aeronave aconteceu por volta do meio-dia de quarta (25), mas os componentes do zepelim só foram retirados do local durante a madrugada desta quinta (26). Energia foi restabelecida no bairro às 6h10. Guindaste é usado para retirada de dirigível que caiu em Osasco, na Grande SP
Imagens feitas pelos moradores do bairro Veloso, na cidade de Osasco, na Grande São Paulo, mostram como foi a operação de retirada do dirigível que caiu sobre as casas na tarde desta quarta-feira (25).
A operação avançou pela madrugada, deixando os moradores no escuro por mais de 18 horas depois do acidente (veja vídeo acima).
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
Nas imagens, é possível ver o guindaste que foi usado pela empresa responsável pela aeronave para retirar a parte metálica do dirigível de cima das casas.
Operação para retirada de dirigível que caiu na tarde desta segunda-feira (26) em Osasco, na Grande SP.
Reprodução
O acidente aconteceu por volta do meio-dia desta quarta (25) e a operação só foi totalmente finalizada depois das 6h desta quinta-feira (26), quando a energia foi retomada em todo o bairro Veloso.
Segundo a assessoria do SPFC, o dirigível é de uma empresa contratada pelo time para fazer uma ação horas antes do jogo contra o Botafogo pelas quartas de final da Conmebol Libertadores. Ele havia saído de Carapicuíba e realizava um voo teste.
Uma pessoa que estava na cabine foi socorrida com ferimentos leves pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), de acordo com o Corpo de Bombeiros.
Veja mais vídeos do momento da queda do dirigível
Vídeos mostram momento da queda de dirigível em Osasco
Ainda segundo a corporação, três equipes de Resgate foram acionadas no local, além de equipes da Enel e Defesa Civil.
Em nota, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) disse que investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV) foram acionados para realizar a coleta de dados da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PR-ZAD.
“Na coleta de dados são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação”, afirmou o órgão.
Veja abaixo a queda do dirigível por outro ângulo:
Dirigível do time São Paulo cai em bairro de Osasco, na Grande SP
O que disse o São Paulo Futebol Clube
“O São Paulo FC lamenta o incidente ocorrido com o dirigível contratado por locação da Airship do Brasil Indústria e Serviços Aéreos SA. A empresa já havia prestado este mesmo serviço ao Clube por ocasião da final da Copa do Brasil, em 2023, sem nenhuma intercorrência.
O aparelho fazia um teste nesta manhã em preparação ao sobrevoo noturno, previamente autorizado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), que estava programado para a região do estádio.
O Clube informa que, felizmente, não houve feridos com gravidade e está prestando todo o suporte necessário aos tripulantes e demais envolvidos”.
Dirigível com símbolo do São Paulo Futebol Clube cai em Osasco
TV Globo
Dirigível para sobrevoar cidades paulistas
Em 2023, o São Paulo Futebol Clube colocou o dirigível para percorrer cidades paulistas na véspera da final da Copa do Brasil contra o Flamengo.
Na época, segundo o Globo Esporte divulgou, o dirigível iniciou seu voo em São Carlos, a cerca de 230 quilômetros da capital, e passou por Rio Claro, Limeira, Americana, Campinas, Valinhos, Vinhedo, Louveira e Jundiaí até a chegada a São Paulo.
Nas redes sociais, torcedores registraram a passagem do dirigível pelo interior paulista.
Dirigível em 2023 quando sobrevoou cidades paulistas antes de final da Copa do Brasil
Reprodução