
As mudanças buscam dar mais segurança e fluidez ao trânsito, nos locais de grande aglomeração. Para Alter do Chão serão disponibilizados 20 ônibus na rota normal
Reprodução/TV Tapajós
Para garantir que os usuários do transporte público possam se deslocar com segurança e comodidade durante o período do carnaval em Santarém, no oeste do Pará, e também para a vila balneária de Alter do Chão, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) fez todo um planejamento com as empresas de ônibus.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Para atender à demanda de deslocamento durante a programação não só de carnaval, mas também do Cristoval, a SMT articulou com as empresas de transporte público algumas alterações nos itinerários e na frota de ônibus:
Carnaval em Alter do Chão: Serão disponibilizados 20 ônibus na rota normal, sendo o último retorno programado para 01h30.
Carnaval na Orla de Santarém: Os ônibus operarão em suas rotas normais até à meia-noite.
Cristoval
Para quem vai fazer o deslocamento em transporte público para a Arena Estadual Prof. Djalma Lima, onde será realizado o Cristoval 2025, as linhas: Amparo, Juá, Maracanã, Salvação, Cucurunã, Circular, Área Verde, Jaderlândia e Nova República-Vitória Régia sofrerão desvios e funcionarão das 15h às 22h.
A SMT recomenda que os usuários fiquem atentos às mudanças e programem seus deslocamentos com antecedência.
“Estamos trabalhando para que os impactos no transporte sejam os menores possíveis e que todos possam aproveitar os eventos com tranquilidade”, explicou o secretário Marcelino Xavier.
Interdições
A SMT também planejou a interdição de vias e alterações no transporte público para o Carnaval e o Cristoval, que são os eventos que movimentam a cidade nesse período. As medidas, que serão implementadas entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março, têm como objetivo garantir a segurança de foliões, participantes do evento religioso e da população em geral, minimizando os transtornos no trânsito.
Entre os dias 1º e 4 de março, a Praça Tiradentes, na Orla de Santarém, será palco da folia carnavalesca. Para garantir a organização do evento e evitar congestionamentos, algumas vias serão interditadas durante o período:
Avenida Tapajós
Travessa Tiradentes
Rua 24 de Outubro
Travessa Tiradentes
Travessa Barjonas de Miranda
Ruas das proximidades da Praça Tiradentes serão interditadas nos dias do Circuito Tapajônico
Divulgação
De acordo com o secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, Marcelino Xavier, a interdição é fundamental para proporcionar um ambiente seguro aos participantes.
“Nosso foco é permitir que a festa aconteça de forma organizada, sem comprometer a mobilidade da cidade. Teremos agentes de trânsito orientando os motoristas sobre rotas alternativas”, afirmou o secretário.
A vila balneária de Alter do Chão, um dos destinos turísticos mais famosos do Pará, também, terá interdições para a realização do carnaval, na Praça do Sairé. As ruas afetadas incluem:
Rua Professor Juvêncio Navarro
Travessa Antônio Alves
Rua Seis de Março
Travessa São Cristóvão
Ruas de Alter do Chão que serão interditadas nos dias de folia
Divulgação
A chefe do Núcleo de Operações Viárias, Camila Carvalho, destacou a preocupação em reduzir impactos na rotina dos moradores.
“Entendemos que a interdição pode causar alguns transtornos, mas nossa equipe estará a postos para minimizar qualquer problema. O objetivo é garantir a segurança tanto dos foliões quanto dos moradores”, explicou Carvalho.
O Cristoval, tradicional retiro católico, acontecerá na Arena Estadual do Oeste do Pará Professor Djalma Lima, de 28 de fevereiro a 4 de março. Para a realização do evento, as seguintes vias serão interditadas:
Avenida Irurá
Travessa Bauru
Travessa Arapiuns
Ruas do entorno da Arena de Esportes serão interditadas
Divulgação
A chefe do Núcleo de Planejamento e Trânsito, Glória Bandeira, reforçou que a interdição é essencial para garantir a mobilidade dos participantes.
“O Cristoval atrai milhares de fiéis e precisamos assegurar que todos cheguem e saiam do evento com segurança. Contamos com a compreensão da população nesse período”, afirmou Bandeira.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região