Hezbollah surgiu há quase 40 anos; saiba mais


O grupo extremista é uma das forças paramilitares mais bem equipadas do mundo, considerada mais poderosa que o próprio Exército do Líbano. O grupo Hezbollah surgiu há quase 40 anos.
O pior cenário está virando realidade. É assim que a União Europeia avalia a nova fase do conflito, que, segundo Israel, tem como foco a destruição da estrutura militar do Hezbollah.
Esse grupo extremista – assim como os terroristas do Hamas – recebe financiamento e armas do Irã. O Hezbollah surgiu nos anos 1980, quando o regime iraniano, de muçulmanos xiitas, tentava ampliar a influência no Oriente Médio. O Irã decidiu apoiar um grupo também xiitas no Líbano, que pegou em armas para se opor à presença dos israelenses, que tinham invadido o sul do território libanês em 1982. Nos anos seguintes, o grupo extremista foi responsável por uma série de ataques e atentados.
O Hezbollah – que significa “Partido de Deus” – tem ainda um braço político, que ganhou força no Líbano em 2000, depois da retirada do Exército de Israel. Os Estados Unidos, o Reino Unido e a Alemanha consideram o Hezbollah uma organização terrorista. É uma das forças paramilitares mais bem equipadas do mundo, considerada mais poderosa que o próprio Exército do Líbano.
O Hezbollah é uma das forças paramilitares mais bem equipadas do mundo, considerada mais poderosa que o próprio Exército do Líbano
Jornal Nacional/ Reprodução
O grupo extremista tem um arsenal de 150 mil foguetes e mísseis. A maior parte é de curto alcance. São foguetes que alcançam algumas dezenas de quilômetros, como o norte de Israel. O grupo também tem mísseis de longo alcance, que podem atingir todo o território vizinho. Mas o poderio bélico de Israel é muito maior. Para se defender de ataques aéreos, o país conta com o famoso Domo de Ferro, um sistema de bateria de mísseis que destrói no ar os explosivos do inimigo.
Israel tem ainda com uma força aérea robusta, Com mais de 600 aeronaves – incluindo quase 300 caças. Enquanto o Hezbollah conta apenas com veículos não tripulados, os drones.
As forças de Israel têm ainda uma outra vantagem que é o tamanho da tropa. São 170 mil soldados e 460 mil reservistas. Já o Hezbollah alega ter 100 mil homens, mas avaliações independentes estimam um número menor: cerca de 40 mil soldados.
John Chalcraft, pesquisador da London School of Economics, avalia que, no caso de uma invasão do território libanês, Israel vai enfrentar um cenário mais difícil do que aquele da Faixa de Gaza – mesmo com todo o poderio bélico.
“O Hezbollah é mais bem treinado que o Hamas, tem melhores equipamentos, e sabe operar muito bem no terreno montanhoso do sul do Líbano”, afirma John Chalcraft.
LEIA TAMBÉM
É uma guerra? O conflito entre Israel e Hezbollah é difícil de definir e prever
O que é o Hezbollah, grupo extremista do Líbano que teve pagers e ‘walkie-talkies’ explodidos e alvo de Israel em ‘nova fase da guerra’
Adicionar aos favoritos o Link permanente.