Luana Assiz estava na Flórida, estado que pode ser atingido pelo furacão Helene. Apresentadora compartilhou susto com avanço do fenômeno. Jornalista da TV Bahia escapa de furacão nos Estados Unidos
A jornalista Luana Assiz enfrentou um susto durante o intercâmbio que faz nos Estados Unidos. A apresentadora da TV Bahia estava na Flórida até quarta-feira (25), estado que pode ser atingido pelo furacão Helene.
O fenômeno climático se aproxima da área, com alto potencial de destruição, conforme informado pelo Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) do país. Como noticiado pelo g1, o governador do estado, Ron DeSantis, decretou estado de emergência em 61 dos 67 condados da Flórida. Dez deles emitiram ordens de evacuação parcial.
“[A situação] Me deixou realmente assustada, porém segura. Uma coisa meio dividida porque a estrutura dos lugares passava essa segurança”, definiu Luana em vídeo publicado no Instagram.
Luana Assiz em intercâmbio nos Estados Unidos
Reprodução/Redes Sociais
Tempestade Helene vira furacão e se aproxima da Flórida
A jornalista estava em Saint Petersburg, onde algumas regiões precisaram ser evacuadas, mas ela já tinha data para deixar o estado. Luana faz parte de um programa de intercâmbio, que previa a ida da Flórida para a Califórnia, na costa oeste do país.
Mas antes de iniciar seu trajeto de 12 horas, ela observou o impacto do furacão: vento forte, aumento do nível do mar e movimento intenso no aeroporto, com muitas pessoas tentando sair da Flórida.
“Tive a sensação de que só tinha turista na cidade que eu estava. (…) Mas fui tentar seguir uma naturalidade, já que tem protocolo, as pessoas sabem como agir”.
A apresentadora lembra que, ao voltar para o hotel, após as atividades do intercâmbio, recebeu um alerta diferente no celular, com “alarme sonoro estranho, parecendo que ia explodir”. Era a previsão do tempo informando sobre a provável chegada de um ciclone tropical perigoso, por isso todos deveriam deixar o local.
Como Luana frisou, relembrando seus tempos como apresentadora do tempo nos telejornais da TV Bahia, a expectativa é de inundações, com furacão de categoria 3 ou 4. “É algo muito intenso”, resumiu.
Se as previsões meteorológicas se confirmarem, o furacão será o de categoria mais alta a atingir os país em mais de um ano. A baiana, no entanto, já está longe do perigo. Dada a distância entre os estados, não há impactos na Califórnia.
Intercâmbio para jornalistas
Luana está no país norte-americano para participar do Programa de Liderança para Visitantes Internacionais. Ela foi convidada pelo Consulado Geral dos Estados Unidos.
Em meio às atividades, a profissional também já esteve em Washington DC, atualmente está em Sacramento, na Califórnia e, por último, deve passar por Salt Lake City, em Utah. A maratona acaba no dia 6 de outubro.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻