Jornalista da TV Bahia escapa de furacão nos EUA: ‘Me deixou assustada, porém segura’


Luana Assiz estava na Flórida, estado que pode ser atingido pelo furacão Helene. Apresentadora compartilhou susto com avanço do fenômeno. Jornalista da TV Bahia escapa de furacão nos Estados Unidos
A jornalista Luana Assiz enfrentou um susto durante o intercâmbio que faz nos Estados Unidos. A apresentadora da TV Bahia estava na Flórida até quarta-feira (25), estado que pode ser atingido pelo furacão Helene.
O fenômeno climático se aproxima da área, com alto potencial de destruição, conforme informado pelo Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) do país. Como noticiado pelo g1, o governador do estado, Ron DeSantis, decretou estado de emergência em 61 dos 67 condados da Flórida. Dez deles emitiram ordens de evacuação parcial.
“[A situação] Me deixou realmente assustada, porém segura. Uma coisa meio dividida porque a estrutura dos lugares passava essa segurança”, definiu Luana em vídeo publicado no Instagram.
Luana Assiz em intercâmbio nos Estados Unidos
Reprodução/Redes Sociais
Tempestade Helene vira furacão e se aproxima da Flórida
A jornalista estava em Saint Petersburg, onde algumas regiões precisaram ser evacuadas, mas ela já tinha data para deixar o estado. Luana faz parte de um programa de intercâmbio, que previa a ida da Flórida para a Califórnia, na costa oeste do país.
Mas antes de iniciar seu trajeto de 12 horas, ela observou o impacto do furacão: vento forte, aumento do nível do mar e movimento intenso no aeroporto, com muitas pessoas tentando sair da Flórida.
“Tive a sensação de que só tinha turista na cidade que eu estava. (…) Mas fui tentar seguir uma naturalidade, já que tem protocolo, as pessoas sabem como agir”.
A apresentadora lembra que, ao voltar para o hotel, após as atividades do intercâmbio, recebeu um alerta diferente no celular, com “alarme sonoro estranho, parecendo que ia explodir”. Era a previsão do tempo informando sobre a provável chegada de um ciclone tropical perigoso, por isso todos deveriam deixar o local.
Como Luana frisou, relembrando seus tempos como apresentadora do tempo nos telejornais da TV Bahia, a expectativa é de inundações, com furacão de categoria 3 ou 4. “É algo muito intenso”, resumiu.
Se as previsões meteorológicas se confirmarem, o furacão será o de categoria mais alta a atingir os país em mais de um ano. A baiana, no entanto, já está longe do perigo. Dada a distância entre os estados, não há impactos na Califórnia.
Intercâmbio para jornalistas
Luana está no país norte-americano para participar do Programa de Liderança para Visitantes Internacionais. Ela foi convidada pelo Consulado Geral dos Estados Unidos.
Em meio às atividades, a profissional também já esteve em Washington DC, atualmente está em Sacramento, na Califórnia e, por último, deve passar por Salt Lake City, em Utah. A maratona acaba no dia 6 de outubro.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
Adicionar aos favoritos o Link permanente.