Eric Adams vai responder por cinco acusações de conspiração, fraude, suborno e recebimento de doações estrangeiras irregulares para a campanha à prefeitura. Prefeito de Nova York é acusado de corrupção
Nos Estados Unidos, o prefeito de Nova York foi acusado formalmente de corrupção.
O ex-capitão da polícia, eleito em 2021 com a promessa de combater o crime na cidade, se tornou alvo da Justiça. Eric Adams está sendo investigado há quatro anos. Agora, vai responder por cinco acusações de conspiração, fraude, suborno e recebimento de doações estrangeiras irregulares para a campanha à prefeitura. São crimes federais.
O procurador explicou que o prefeito aceitou contribuições de empresários turcos sabendo que era ilegal.
“A lei federal proíbe doações estrangeiras. É assim que protegemos nossas eleições de influências de fora”, disse Damian Williams.
Na manhã desta quinta-feira (26), agentes do FBI, a Polícia Federal americana, fizeram buscas na residência oficial do prefeito e apreenderam o celular dele. Os investigadores mostraram tabelas com detalhes dos subornos que Adams teria recebido: viagens de primeira classe pela principal companhia aérea turca, diárias em hotéis luxuosos pelo mundo e banquetes em restaurantes.
No centro das acusações está um arranha-céu na frente das Nações Unidas, que o governo da Turquia inaugurou em 2021. Adams teria recebido os presentes para pressionar o Corpo de Bombeiros de Nova York a permitir a abertura do prédio, mesmo com defeitos no sistema contra incêndio.
Eric Adams, prefeito de Nova York
Jornal Nacional/ Reprodução
O governo de Eric Adams já vinha dando sinais de que a longa investigação estava fechando o cerco. Vários secretários renunciaram recentemente, inclusive a principal assessora jurídica do prefeito. Meses atrás, Adams já tinha sido obrigado a entregar o celular para a polícia.
Na quarta-feira (25), o prefeito publicou um vídeo negando as acusações e dizendo que não vai renunciar. Sem mostrar provas, sugeriu que está sofrendo perseguição política.
Nesta quinta-feira (26), enfrentou protestos barulhentos e declarou que os advogados dele cuidariam das acusações, enquanto ele seguirá cuidando da cidade.
LEIA TAMBÉM
Prefeito de Nova York é acusado criminalmente por supostamente aceitar propina ilegal do governo da Turquia
Prefeito de Nova York é denunciado por agressão sexual que teria ocorrido em 1993