Segundo a Polícia Civil, além de um adolescente apreendido, outras pessoas podem ser responsabilizadas pela morte de Murilo Costa Felix Oliveira, de 14 anos. Murilo Félix, de 14 anos, foi baleado na cabeça em Cariacica, no Espírito Santo
Reprodução/Redes socias
O jogador de futebol sub-15 Murilo Costa Felix Oliveira, de 14 anos, morreu após ser baleado na cabeça no sábado (21), em Cariacica, na Grande Vitória. O atleta fazia parte do time de futebol capixaba Porto Vitória e chegou a ficar quatro dias internado antes de ter a morte cerebral confirmada pela família.
As informações da Polícia Civil apontaram que o jogador estava com outros dois adolescentes no momento em que o disparo aconteceu. Um deles, de 15 anos, foi apreendido. Os policiais também apreenderam a arma e alguns aparelhos de celulares.
O pai do menino baleado, Abraão Nascimento Oliveira, contou como soube do caso e disse que foi surpreendido com uma ligação de um policial, por volta das 23h30 do sábado, avisando sobre o ocorrido.
“Recebi a ligação de um cabo da PM alegando que o meu filho tinha sofrido um acidente e estava sendo encaminhado para o hospital. Ele falou que teve um disparo de arma de fogo dentro de uma residência. […] O meu filho já chegou no hospital em um estado muito grave”, contou o pai.
O g1 fez um ponto a ponto sobre o que se sabe sobre a morte do jogador de futebol até agora.
Jogador Murilo Costa Felix Oliveira, de 14 anos, morreu com tiro na cabeça em Cariacica, Espírito Santo
Reprodução
Nesta reportagem, você vai saber:
Onde o disparo aconteceu?
Quem estava com o jogador de futebol morto?
De quem era a arma e como os adolescentes tiveram acesso?
Como foi o disparo?
O projétil foi encontrado?
Por que o menor foi apreendido?
Outras pessoas estiveram no local?
O que a polícia fala sobre o caso?
Quando o jogador de futebol morreu?
Quando será o velório e sepultamento do jogador de futebol?
Os nomes dos menores envolvidos neste caso e o bairro onde estavam não estão sendo informados para preservar suas identidades, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (Ecriad).
1. Onde o disparo aconteceu?
Segundo a Polícia Civil, o disparo aconteceu na casa de um amigo de Murilo, localizada em Cariacica, na Grande Vitória. Logo após o disparo, uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada e prestou os primeiros atendimentos ao adolescente, que foi encaminhado ao Hospital Infantil de Vitória.
2. Quem estava com o jogador de futebol morto?
As primeiras informações do Boletim de Ocorrência da Polícia Militar informaram que o jogador de futebol estava com outro adolescente, de 15 anos, que mora na casa onde o disparo aconteceu. No entanto, no decorrer das investigações, a polícia constatou que um terceiro menor de idade, ainda sem identificação, também estava na residência.
3. De quem era a arma e como os adolescentes tiveram acesso?
As informações relatadas inicialmente à polícia pelo menor que foi apreendido dizem que a arma, um revólver calibre .38, seria do pai dele e estava em um cofre, localizado dentro da casa, no qual ele tinha acesso.
A arma de fogo foi adquirida de forma irregular e estava em situação ilegal, segundo a polícia. Não há registro do equipamento no nome do pai do garoto e, agora, a polícia tenta identificar o verdadeiro proprietário para descobrir como o armamento foi parar nas mãos da família do menor.
4. Como foi o disparo?
Inicialmente, segundo o Boletim de Ocorrência, Murilo estava com o adolescente, manuseando uma arma que pertence ao pai do colega. Segundo o jovem, o jogador acabou disparando contra si próprio ao manusear a arma. A investigação da polícia apura outras possíveis versões sobre o caso.
Também de acordo com a equipe médica que atendeu o jogador, o projétil não ficou alojado na cabeça dele. A bala perfurou a cabeça de Murilo, com entrada e saída.
Murilo Costa Felix Oliveira, espírito santo, jogador que levou tiro na cabeça
Arquivo Pessoal
5. O projétil foi encontrado?
Sim. O imóvel onde o jovem estava quando foi atingido foi periciado. Inicialmente, o projétil não foi encontrado. Após uma nova perícia, a polícia disse que a capsula foi localizada em um aparelho de ar-condicionado do ambiente.
6. Por que um menor foi apreendido?
No mesmo dia em que Murilo foi baleado, o adolescente que estava com ele foi conduzido à Delegacia Especializada do Adolescente em Conflito com a Lei (Deacle), tendo o irmão de 26 anos como responsável legal.
Nessa ocasião, o adolescente foi apreendido e autuado por ato infracional análogo ao crime de tentativa de homicídio e encaminhado ao Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase).
Segundo a Polícia Civil, o ferimento da vítima era incompatível com a versão apresentada pelo adolescente, o que fez com que ele fosse conduzido à delegacia e autuado.
7. Outras pessoas estiveram no local?
Apesar de o adolescente apreendido dizer que só havia ele Murilo na residência na hora do disparo, a polícia constatou que, após o jogador ser baleado, outros adolescentes estiveram na casa, possivelmente chamados pelo menor que está apreendido.
Segundo a corporação, eles já foram identificados e serão chamados para prestar declarações.
Três celulares foram apreendidos e serão periciados, um do adolescente de 15 anos (apontado como autor do disparo), um do Murilo e outro do terceiro adolescente que estava na casa.
8. O que a polícia fala sobre o caso?
Segundo o titular da Delegacia Especializada no Adolescente em Conflito com a Lei (Deacle), Fábio Pedroto, o andamento da investigação poderá levar mais pessoas a serem responsabilizadas pela morte do adolescente. Nenhuma linha de investigação oficial foi divulgada.
Segundo o delegado, o equipamento de armazenamento de imagens do prédio também foi apreendido e as gravações de acionamento do Ciodes e do Samu já foram solicitadas. A ideia é que esses elementos ajudem a explicar o que houve e esclareçam o caso.
9. Quando o jogador de futebol morreu?
Murilo teve a morte cerebral na tarde desta quarta-feira (25), após passar quase quatro dias internado no Hospital Nossa Senhora da Glória Dra. Milena Gottardi, em Vitória. Segundo a equipe médica, a família decidiu doar os órgãos.
Jogador Murilo Costa Felix Oliveira, de 14 anos, morreu com tiro na cabeça em Cariacica, Espírito Santo
Reprodução/Redes sociais
O g1 conversou com o médico do time, o ortopedista e traumatologista José Carlos Gomes, que acompanhava o paciente. Ele disse que o adolescente chegou a passar por vários exames que comprovaram a falta de fluxo sanguíneo, mas todos não deram resultado.
Por isso, a família do jogador decidiu pela doação dos órgãos.
10. Quando será o velório e sepultamento do jogador de futebol?
A família disse para o médico disse que o enterro de Murilo está previsto para a manhã desta sexta-feira (27), no Cemitério Parque da Paz, em Cariacica.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo