Vítima que tomou máquina de cartão da mão de golpista pensou em estornar valores de todas as vendas


Estudante tinha solicitado, por meio de uma plataforma on-line, um técnico para consertar o interfone do prédio onde mora. Criminoso se passou por motoboy de loja. Vítima toma máquina de cartão da mão de golpista e consegue estornar cobrança
Um estudante de 23 anos que tomou a máquina de cartão de crédito da mão do golpista ao se dar conta que estava sendo vítima de golpe, pensou em estornar os valores de todas as vendas registradas no aparelho, mas que a máquina não permite a devolução sem que o cartão usado para fazer a compra esteja presente.
O caso aconteceu na última sexta-feira (7) e ganhou repercussão nas redes sociais. Veja o ocorrido no vídeo acima. Lucca, que preferiu que seu sobrenome não fosse divulgado, conseguiu estornar uma cobrança indevida de R$ 2 mil no seu próprio cartão.
O estudante contou que tinha solicitado, por meio de uma plataforma on-line, um técnico para consertar o interfone do prédio onde mora.
Um profissional enviou mensagem de volta passando um orçamento para o serviço no valor de R$ 50 referente à mão de obra e mais R$ 47,99 para trocar uma peça do aparelho.
Ficou combinado que, primeiro, um motoboy, supostamente da loja, iria levar a peça, que deveria ser paga no ato. Só depois o técnico iria até o local fazer o reparo.
Momento em que vítima toma máquina de cartão da mão de golpista
Reprodução/g1
Segundo Lucca, o motoboy chegou por volta de meio-dia e disse que o pagamento não poderia ser via PIX, mas apenas por cartão.
Ele tentou, então, passar o cartão de Lucca três vezes no modo aproximação (quando apenas se encosta o celular na tela da máquina) e uma vez o cartão físico, mas a operação não era finalizada.
A todo momento, conta, o criminoso mostrava o visor indicando que o valor da cobrança era de R$ 47,99. Quando não passou nenhuma vez, ele disse que iria buscar uma outra máquina.
“Ali, comecei ali a desconfiar que poderia ser um golpe. Eu estava do lado dele e fui para trás do portão e o fechei sem fazer alarde, para que ele não percebesse, mas ainda assim eu não queria acreditar que se tratava mesmo de um golpe. Dei um voto de confiança”, relembra.
Segundo Lucca, a outra máquina que ele trouxe era de um modelo diferente, em que a aproximação do celular ou cartão tem que ser feita pela parte de cima, e o painel com o valor não fica visível para o cliente.
O que o salvou foi o alerta recebido no celular.
“Eu não conferi o valor na máquina, mas a notificação do Apple Pay [sistema de pagamento do iPhone] piscou na hora na tela do meu celular mostrando que a compra havia sido aprovada e no valor de R$ 2 mil. E o motoboy dizendo que a compra ainda estava sendo processada. Eu fiquei ali olhando a tela do celular em silêncio, disfarçando para ele não perceber nada”, diz.
Nessa hora, o criminoso passou a máquina pelo vão da grade do portão. “Acho que ele ia tentar me dar o golpe de novo, dizendo que da primeira vez não havia passado”, afirma.
Lucca conta que isso tudo aconteceu muito rápido: entre receber a notificação da compra aprovada e puxar a maquininha da mão dele, se passaram uns 40 segundos só, calcula.
Meio que no susto, tomei a maquininha da mão dele, e ele saiu correndo, me xingando e dizendo que eu tinha caído num golpe. Ele ainda deu umas duas voltas no quarteirão. Liguei para o 190 da polícia, mas nunca apareceram.
Já em casa, o estudante colocou a máquina em cima da mesa, mexeu no menu do aparelho e conseguiu achar a opção para estornar o valor da compra. Foi possível reverter a operação porque ele tinha o cartão físico para seguir o procedimento exigido pela maquininha, que é encostar ou inserir novamente o cartão usado.
Depois, ele foi até uma delegacia do bairro, mas, após esperar uma hora e 40 minutos, voltou para casa e registrou um boletim de ocorrência pela internet mesmo. Ele pretende levar a máquina à polícia assim que tiver mais informações para fazer a representação criminal.
Foi a primeira vez em que ele passou por esse tipo de situação, que é conhecida como “golpe da maquininha”.
Após o ocorrido, a plataforma on-line GetNinjas, por onde Lucca havia contatado o profissional, mandou uma resposta-padrão para ele dizendo que iria bloquear o vendedor.
➡️ Questionada pela TV Globo, a Secretaria da Segurança Pública informou que a Polícia Militar recebeu um chamado para atender a ocorrência e compareceu ao local, mas não localizou a vítima. Disse ainda que o caso foi registrado como estelionato e que a vítima precisa fazer uma representação criminal para que a investigação prossiga.
Abaixo, leia a íntegra da nota da secretaria:
A Polícia Militar esclarece que recebeu um chamado para atender a ocorrência e compareceu ao local, mas não localizou o solicitante. A vítima, um homem de 22 anos, registrou os fatos pela Delegacia Eletrônica. Segundo ele, após solicitar o conserto de um interfone por uma plataforma on-line, um motoboy compareceu ao seu endereço e, ao aproximar seu cartão da máquina para efetuar o pagamento do produto, percebeu que havia sido debitado de sua conta um valor maior que o combinado. Ele tomou o objeto da mão do motoboy, que fugiu. O caso foi registrado como estelionato e a vítima orientada quanto ao prazo de seis meses para ofertar a representação criminal para que o inquérito seja instaurado e a investigação prossiga.
➡️ Procurada, a plataforma GetNinjas informou que realizou “o bloqueio permanente do perfil fraudador” e prestou o “suporte necessário ao cliente”.
Abaixo, leia a íntegra da nota da empresa:
O GetNinjas é um aplicativo que conecta prestadores de serviços a clientes potenciais. Os profissionais utilizam a plataforma para anunciar seus serviços e captar novos clientes, sendo a plataforma exclusivamente um canal de divulgação. As etapas de contato, negociação e pagamento ocorrem fora do ambiente da plataforma.
Salientamos que todos os usuários cadastrados são submetidos a um rigoroso processo de validação documental antes de sua adesão ao aplicativo, e medidas contínuas de segurança são implementadas para prevenir fraudes.
Sobre o caso mencionado, lamentamos o ocorrido e prestamos o suporte necessário ao cliente. Por fim, realizamos o bloqueio permanente do perfil fraudador, impedindo que ele utilize a plataforma novamente.
VÍDEO: câmera de segurança registra assalto que deixou homem baleado em padaria em Pinheiros, Zona Oeste de SP| em G1 / SP / São Paulo
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