Incêndio na Serra das Cabras, em Campinas, atingiu área equivalente a 120 campos de futebol, diz Defesa Civil


Órgão fez um sobrevoo de drone na região e informou nesta quarta que 120 hectares foram atingidos pelo fogo. Não há mais incêndio ativo em Campinas, mas ainda existem focos em Morungaba e Itatiba. Homem é preso suspeito de atear fogo na região do Pico das Cabras, em Campinas
O incêndio que atingiu, entre segunda-feira (9) e esta quarta (11), uma extensa área de preservação ambiental na Serra das Cabras, em Campinas (SP), consumiu uma área que equivale a 120 campos de futebol. A informação foi confirmada pela Defesa Civil após um sobrevoo de drone no local. Segundo o órgão, a área total destruída é de 120 hectares.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
O balanço da área total atingida corresponde apenas ao território de Campinas do Pico das Cabras. No entanto, o incêndio também atingiu terrenos em Morungaba (SP) e Itatiba (SP). As chamas começaram na segunda-feira na Estrada do Capricórnio e chegaram próximo ao Observatório Municipal João Nicolini, referência no Brasil em astronomia, mas o espaço foi preservado.
O Pico das Cabras, segundo a prefeitura de Campinas, é como se denomina a parte mais alta da Serra das Cabras. O Observatório vai ficar fechado para visitação até sexta, por conta da dificuldade de visualização dos astros causada pela fumaça.
De acordo com a Defesa Civil, não há mais incêndio ativo na Serra das Cabras em Campinas, mas, ainda há focos tanto em Morungaba quanto em Itatiba.
Incêndio no Pico das Cabras atinge Museu Aberto de Astronomia de Campinas
Denny Cesare/Código 19
As chamas chegaram ao Museu Aberto de Astronomia, vizinho ao Observatório. Bombeiros, Defesa Civil, Sanasa, Polícia Militar, e as subprefeituras de Sousas e Joaquim Egídio atuaram no combate às chamas no local.
Na terça-feira (10), um homem foi detido suspeito de atear fogo no Pico das Cabras e, nesta quarta, a Justiça determinou que ele continue preso. Segundo apuração da EPTV, afiliada à TV Globo, moradores da região monitoravam o carro do suspeito, com placas de Vinhedo (SP), desde o fim de semana. O veículo foi visto novamente nesta terça e policiais realizaram a abordagem.
Estopa localizada dentro de veículo do suspeito
Gustavo Biano/EPTV
Policiais civis e ambientais localizaram uma estopa e materiais inflamáveis dentro do veículo. O homem foi levado ao 12º Distrito Policial, no distrito de Sousas, para prestar esclarecimentos.
“É uma situação sem precedentes. Qual é o grande diferencial? É a alta temperatura. Além da baixa umidade relativa do ar, nós nunca tivemos tanto tempo com alta temperatura. Aí você tem a propagação do vento e é uma situação muito difícil, bastante adversa”, disse o diretor da Defesa Civil, Sidnei Furtado.
FOTOS: incêndio no Pico das Cabras atinge Museu Aberto de Astronomia de Campinas
Incêndio atinge área do Pico das Cabras, no distrito de Joaquim Egídio, em Campinas
Reprodução/EPTV
Ajuda de moradores
Moradores do entorno da Estrada do Capricórnio auxiliaram o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil no combate ao incêndio.
“Incrível um negócio desse. Isso não pode acontecer nessa região porque é muito sofrimento. Eu vi a mensagem que estava precisando de água e vim para dar um apoio. Eu nunca tinha visto desse jeito”, disse o caseiro Antônio da Silva.
O fogo perto do Pico das Cabras atingiu pelo menos duas fazendas e uma área florestal perto da Estrada do Capricórnio. Por motivo de segurança, os moradores foram orientados a não acessar o local.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.