As opiniões variam, mas o consenso entre os especialistas é que essa escolha se torna relevante em determinadas etapas da vida. Embora muitos acreditem que essa proteção é apenas para a meia-idade ou para quem tem dependentes, contratá-la desde cedo pode oferecer diversas vantagens.
Vivian Carvalho, Gerente Comercial da Sancor Seguros, desmistifica e explica essa ferramenta. “O início da vida profissional é um dos melhores momentos para considerar essa contratação. Muitas pessoas desconhecem que, ao contratar um seguro enquanto são jovens e saudáveis, conseguem prêmios mais baixos e condições mais favoráveis”, afirma. A executiva acrescenta que “isso se deve ao fato de que, para as seguradoras, o risco associado a uma pessoa jovem é menor, o que reflete diretamente no valor pago pelo seguro”.
Além de valores mais baixos, quando adquirido na juventude pode trazer paz de espírito em momentos inesperados. Exemplos concretos de clientes demonstram que esse produto tem sido essencial para jovens que, mesmo sem familiares dependentes, tiveram que lidar com situações médicas graves ou acidentes. “Pessoas com profissões de alto risco ou que praticam esportes radicais podem precisar de um seguro de vida mais abrangente”, explica.
Marcos importantes como casamento ou a chegada de filhos também tornam o seguro de vida uma decisão estratégica. “Garantir proteção financeira à família em momentos inesperados é essencial ao ter dependentes”, ressalta. Vivian também menciona a relevância do seguro na compra de um imóvel: “O seguro de vida pode proteger sua família de dívidas e custos inesperados, sem a necessidade de inventário, além de facilitar o processo de sucessão.”
O conselho é que essa escolha seja feita com cuidado, avaliando responsabilidades e compromissos financeiros. “Se você tem pessoas que dependem de você, o seguro de vida pode assegurar que eles não fiquem sobrecarregados com despesas, como hipotecas, crediários, dívidas e empréstimos, após sua ausência. Apesar de não haver uma idade exata para contratar, quanto mais cedo, melhor, pois os prêmios aumentam conforme a idade avança”, conclui.