A pesquisa, realizada entre 8 e 10 de setembro, entrevistou 1.200 pessoas acima de 16 anos de forma presencial. Margem de erro nesse recorte é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos. Levantamento foi encomendado pela TV Globo e registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo SP-09089/2024. Ricardo Nunes (MDB), Pablo Marçal (PRTB) e Guilherme Boulos (PSOL)
Fábio Tito/g1
Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (11) revela que, entre eleitores da cidade de São Paulo que votaram em Jair Bolsonaro (PL) em 2022, o candidato a prefeito Pablo Marçal (PRTB) está à frente, com 50% das intenções de voto neste grupo. Ricardo Nunes (MDB), que tenta a reeleição, tem 32% deste eleitorado.
No levantamento anterior, divulgado em 28 de agosto, Nunes, que tem o PL de Bolsonaro na coligação, tinha 33% das intenções de voto entre eleitores do ex-presidente, e Marçal, 39%. Eles estavam empatados tecnicamente.
Considerando-se os eleitores que escolheram Lula (PT) em 2022, 42% disseram que votarão em Guilherme Boulos (PSOL) para prefeito da capital. Boulos, apoiado pelo PT, tinha 44% entre eleitores de Lula na pesquisa de 28 de agosto.
Ainda neste grupo, 17% afirmam que vão votar em Nunes e 13%, em Tabata Amaral (PSB).
A margem de erro da pesquisa neste recorte é de cinco pontos percentuais para mais ou para menos.
A pesquisa, realizada entre 8 e 10 de setembro, entrevistou 1.200 pessoas acima de 16 anos presencialmente. O levantamento foi encomendado pela TV Globo e registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo SP-09089/2024.
Quaest: Nunes tem 24%, Marçal, 23% e Boulos, 21% e mantêm empate técnico triplo
Diretor da Quaest, Felipe Nunes, afirmou na GloboNews que Marçal é um “intruso no bolsonarismo”. “Por que eu estou dando esse nome? Porque olha o que continua acontecendo entre os eleitores que votaram no Bolsonaro. Lá em junho, o Marçal tinha 24% de intenção de voto ente os eleitores do Bolsonaro em 2022 e isso agora virou 50%”, observou.
E finalizou: “Mas não foi o Nunes, prefeito, que perdeu muito. Ele mantém ali os seus 30%, aproximadamente. É o Datena que estava muito grande no começo com esse eleitor e que foi caindo e dando espaço”.
Quem apoia o candidato?
A Quaest também perguntou se os eleitores sabem ou já ouviram falar qual dos candidatos a prefeito de São Paulo é apoiado por Lula, Bolsonaro e pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Para 68%, Boulos é apoiado por Lula. Para 52% dos eleitores, Nunes tem apoio de Tarcísio. Já quanto ao incentivo de Bolsonaro, 44% acreditam que seja para Nunes. Outros 35% não souberam ou não responderam, e 15% disseram que o candidato do ex-presidente em São Paulo é Marçal.
Para este recorte, a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
LEIA TAMBÉM:
Veja os detalhes da pesquisa Quaest de São Paulo
Quaest: Nunes tem 24%, Marçal, 23% e Boulos, 21%, e mantêm empate técnico triplo
Quaest: no 2º turno, Boulos e Marçal têm empate técnico; Nunes ganharia dos dois