Evento está na 39ª edição e foi remarcado após as cheias de maio. Atletas devem atravessar o Mercado Público. Pernambucano é favorito para o prêmio. Mais de 18 mil corredores devem estar presentes no sábado (28) e domingo (29). Expectativa para o final de semana da maratona de Porto Alegre
Prevendo um recorde de mais de 18 mil corredores, vindos de quase todos os estados brasileiros e de 19 países, a Maratona Internacional de Porto Alegre, que acontece neste fim de semana, promete ser marcada por um forte simbolismo. A 39ª edição do evento, que estava marcada para acontecer no mês de junho, foi transferida para setembro devido à enchente que atingiu o Rio Grande do Sul no mês de maio.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Além de ser a maior edição de todas, com 70% dos participantes vindos de fora do estado, esta maratona traz homenagens: a inclusão do Mercado Público, localizado no coração da capital, no trajeto da prova. O trajeto da prova passará por dentro do mercado, que ficou submerso durante o período da enchente. Os atletas, após cruzarem o local, continuarão em direção à orla do Guaíba, outro ponto afetado pelas cheias.
“A gente demonstra depois desse episódio o quanto o povo gaúcho é guerreiro e está dando a volta por cima, e a gente vai realizar essa maratona que vai ser linda”, diz a advogada Fernanda Passini, que participa pela primeira vez dos 42km de prova.
Enchente do lado de fora do Mercado Público de Porto Alegre (RS), nesta sexta-feira (17).
Adriano Machado/Reuters
O evento está previsto para acontecer neste sábado (28) e no domingo (29).
No sábado, a partir das 7h da manhã, os competidores partirão do Barra Shopping Sul, na Zona Sul da cidade, para percursos de cinco, 10 ou 21 km.
Já no domingo, acontecerá a prova principal: a maratona completa de 42,195 km, que contará com mais de cinco mil atletas.
“[Teremos] shows na chegada, bandas no percurso, a gente vai ter grandes novidades”, explica Paulinho Stone, diretor técnico da maratona. “O pessoal que quer correr a prova tem show no sábado, tem show no domingo, então vai ser bem legal”, completa ele.
Porto Alegre começa a receber os atletas para a maratona
O recorde feminino da maratona é de 2013: 2 horas, 30 minutos e um segundo. Já o masculino não é batido desde 1994: 2 horas, 12 minutos e 59 segundos.
O pernambucano Cipó é um dos favoritos para ganhar a competição deste ano.
“Fiz uma preparação específica pra essa prova. Espero melhorar a colocação e o tempo do ano passado. Uma prova bem atrativa, com uma premiação muito boa, que é o que nos traz aqui”, diz.
Cipó é um dos favoritos para ganhar a Maratona Internacional de Porto Alegre em 2024
Reprodução/RBS TV
Confira a programação do evento
Sábado (28)
7h: Largada: Meia Maratona (feminino e masculino)
9h: Largada: Rústica 5km e 10km (feminino e masculino)
9h: Premiação Geral Meia Maratona
10h: Premiação Geral Rústicas 5km e 10km
11h: Maratoninha Kids (feminino e masculino)
18h30: Congresso Técnico da Maratona 42km
Maratona de Porto Alegre 2024 – sábado (28)
Reprodução/RBS TV
Domingo (29)
6h55: Largada para cadeirantes, deficientes visuais e Especial (Maratona)
7h: Largada: Maratona (feminino e masculino)
9h40: Premiação Geral Masculina
10h: Premiação Geral Feminina
13h: Horário limite da prova
Maratona de Porto Alegre 2024 – domingo (29)
Reprodução/RBS TV
Alterações no trânsito
O trânsito de Porto Alegre conta com alterações ao longo de todo o fim de semana devido a maratona, informou a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
Sábado (28)
As mudanças no trânsito começam no sábado (28), a partir das 5h30, com o bloqueio da avenida Edvaldo Pereira Paiva e do cruzamento entre as avenidas Augusto de Carvalho e Loureiro da Silva.
No centro da cidade, a partir das 6h30, a avenida Mauá será fechada a partir da estação Borges de Medeiros. Os motoristas devem evitar essa área e optar pelo Túnel da Conceição ou pela Terceira Perimetral.
Na Zona Sul, o tráfego será desviado da avenida Padre Cacique para as avenidas Pinheiro Borda e Taquary. Na avenida Icaraí, os desvios ocorrerão pelas ruas Coronel Claudino e Tamandaré.
Domingo (29)
No domingo (29), os bloqueios e desvios do dia anterior serão mantidos para a realização da maratona principal de 42,195 quilômetros, com largada às 7h.
Além dessas mudanças, outras alterações serão implementadas no trânsito: a avenida João Pessoa será bloqueada a partir das 6h40, enquanto a avenida Azenha será fechada a partir das 7h. A EPTC também ajustará a programação dos semáforos em 127 cruzamentos.
Transporte público
Mais de 50 linhas de ônibus também serão alteradas durante esses dois dias. É possível conferir as mudanças no site da EPTC.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS