‘Cometa do Século’ é registrado no céu de Goiás


Astro pode ser visto no céu do estado até o dia 6 de outubro, pouco antes do amanhecer. Aparelhos simples, como um binóculo, permitem a visualização do cometa. Cometa C/2023 A3 (Tsuchinchan-ATLAS), em Goiás
Pedro Augusto de Jesus Castro / Plêiades do Sul
Chamado de “Cometa do Século” por astrônomos, o cometa C/2023 A3 foi registrado no céu de Goiânia. A foto foi feita por Pedro Augusto de Jesus Castro durante o amanhecer, no mirante do Paço Municipal, em Goiânia.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
O astro foi registrado por volta das 5h de sexta-feira (27). Pedro Augusto e outros membros do clube de astronomia Plêiades do Sul estiveram em observação à espera do cometa das 3h30 à 6h.
Pedro Augusto explicou que ele recebeu o nome de “Cometa do Século” porque a previsão é que tenha um brilho “muito bom, razoavelmente suficiente para ser visto a olho nu”.
Em Goiás, aa expectativa é que seja possível ver o cometa ao amanhecer até o dia 6 de outubro, pouco antes do nascer do sol, disse o astrônomo Ary Martins, diretor da Plêiades do Sul.
Embora o brilho mais forte provavelmente não seja visto em Goiás, Ary explicou que é possível ver o cometa sem equipamentos profissionais.
“A magnitude visual permite que ele seja observado com instrumentos pequenos, como binóculos pequenos. Com esses equipamentos mais modestos eles podem ser vistos de todo o Brasil, especialmente aqui do Centro-oeste”, explicou.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: Meteoro é flagrado cruzando o céu de Goiânia
ECLIPSE SOLAR: veja fotos do fenômeno em Goiás
PILAR DE GOIÁS: Pontos luminosos em movimento chamam a atenção no céu
De acordo com Ary Martins, o cometa C/2023 A3 foi descoberto no ano passado. O astrônomo disse ainda que os dias de maior brilho do cometa serão de 1 a 8 de outubro.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás
Adicionar aos favoritos o Link permanente.