Angra dos Reis decreta estado de emergência hídrica

Segundo a prefeitura, medida busca agilizar a contratação emergencial de caminhões-pipa e bombas de água, além de permitir a captação de água em mais rios, com a devida autorização do Inea. A prefeitura de Angra dos Reis (RJ) decretou estado de emergência hídrica. A medida, publicada na última segunda-feira (9), visa evitar o desabastecimento de água na cidade.
Segundo a prefeitura, a partir do decreto, algumas ações serão tomadas em caráter emergencial, como a contratação de caminhões-pipa e bombas de água. O poder público municipal também busca autorização do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para captação de água em mais rios.
A medida também facilita o licenciamento ambiental necessário para essas ações e autoriza a mobilização de órgãos municipais, sob a coordenação da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, para organizar uma resposta à crise hídrica.
Uso de água restrito há quase um mês
Sofrendo a maior estiagem (falta de chuva) nos últimos 17 anos, a cidade está com o uso de água restrito desde o dia 15 de agosto, quando o decreto foi publicado pela prefeitura. O documento tem validade até novembro.
Neste período está restrito o uso de água para atividades consideradas não essenciais, como a lavagem de veículos, calçadas e quintais, além de outras que não estejam diretamente ligadas ao consumo humano e animal.
Assim como também está vetada a lavagem pública ou particular de embarcações, fachadas de imóveis, ruas, telhados, paredes, calhas e garagens; regar jardins e plantas; encher ou esvaziar piscinas.
De segunda a sexta-feira, de 8 às 17h, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) irá disponibilizar telefones para denúncias de infrações. Os números são: (24) 3377-6621 e (24) 3377-6551. Aos sábados, domingos e feriados os números são: (24) 3365-4700 e o WhatsApp (24) 98857-7555.
Siga o g1 no Instagram | Receba as notícias no WhatsApp
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul
Adicionar aos favoritos o Link permanente.