
Previsão é de que a cobrança comece em novembro de 2026. Governador afirmou que a concessão está em período de consulta pública e que ainda são possíveis alterações a partir de diálogos. Governador Tarcísio de Freitas fala sobre previsão de implantação de pedágios na SP-304
O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicamos), prometeu diálogo sobre a implantação de novos pedágios, não descartou alterações no edital e afirmou que vai estudar o caso dos três pórticos de cobrança previstos na Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304).
As afirmações foram feitas durante visita à região de Campinas (SP), nesta sexta-feira (21), para lançamento do Projeto Guri e entrega de título de regulação fundiária.
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Na SP-304, estão previstos pórticos em Piracicaba (SP), Santa Bárbara d’Oeste (SP) e Americana (SP). A estimativa é de que a cobrança tenha início em novembro de 2026. Vereadores das três cidades já se movimentam contra a medida. 📝
“A gente vai estudar. A 304 tá em boas condições? Não. É isso que a gente tem que pensar. Vale a pena botar muito dinheiro lá? Aí, o pessoal já confunde: ‘tem tantas praças’. Não, não tem tantas praças, são pórticos. Porque a lógica mudou. A lógica agora é do free flow. Então, se você tem uma área que tem entradas e saídas, você coloca pórticos. O que faz mais sentido? Você ter quatro pórticos de R$ 1 ou ter uma praça de R$ 15? Porque qual é a lógica do free flow? É você pagar os quilômetros rodados. É a justiça tarifária”, argumentou.
Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304), em Santa Bárbara d’Oeste
Fernando Jacomini/ g1
‘Vamos trabalhar isso com os prefeitos’
Ele afirmou que o lote de concessão está em período de consulta pública e que ainda são possíveis alterações a partir de diálogos.
“Para quem acompanha concessões, vai ver que as consultas públicas são vivas. Nenhuma concessão sai do jeito que entrou de uma consulta pública. Então, a ideia é justamente ouvir: ‘pô, isso aqui não faz sentido, isso aqui é importante, isso aqui garante sustentabilidade sistêmica, isso aqui não, esse trecho pode sair, aqui eu posso tirar, aqui eu não posso’. […] Nós vamos conversar isso, nós vamos trabalhar isso com os prefeitos e a gente trabalha na base do diálogo”.
Tarcísio também defendeu que esse é o único caminho para trazer o montante de investimento previsto para as rodovias incluídas nos lotes de concessão.
“As pessoas precisam entender o que elas querem. Eu quero qualidade, eu quero investimento, ou eu não quero investimento? Se não for dessa forma, como é que a gente financiar isso? Por que nós temos boa qualidade de rodovia? É isso que a gente tem que parar para pensar. É isso que a gente tem que discutir. A gente não pode levar em consideração que a concessão necessariamente é ruim. Não, é boa. Traz investimentos”.
Rodovia Luiz de Queiroz, em Piracicaba
Edijan Del Santo/EPTV
🛃Veja pontos de cobrança dos pedágios
Os pontos de cobrança estão previstos na concessão do chamado Lote Rota Mogiana, que abrangerá 385 quilômetros de rodovias, em 19 cidades.
A cobrança será pelo Sistema Automático Livre (free flow), um novo modelo de cobrança de pedágio eletrônico sem barreiras, por meio de pórticos.
Na SP-304, estão previstos pórticos nos seguintes trechos, em ambos os sentidos:
Americana, no quilômetro 122;
Santa Bárbara d’Oeste, no quilômetro 144;
Piracicaba, no quilômetro 154.
Na região, também estão previstos dois pórticos de cobrança na Rodovia Maria da Graça Martins (SP-135), a Estrada Velha de Tupi, nos kms 2,86 (Santa Bárbara) e 16,5 (Piracicaba).
A concessão ainda incluirá trechos das rodovias SP-215, SP-333, SP-338, SP-340, SP-344, SP-346, SP-350 e SPI-225/342, atravessando, também, as cidades de Aguaí, Cajuru, Casa Branca, Cravinhos, Espírito Santo do Pinhal, Estiva Gerbi, Itobi, Mococa, Mogi Guaçu, Ribeirão Preto, Santa Cruz da Esperança, Santo Antônio do Jardim, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, Serrana e Vargem Grande do Sul.
O que é o sistema free flow
Segundo a Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo (SPI), o Sistema Automático Livre (free flow) permite a cobrança automática de pedágio proporcional ao trecho percorrido.
Também conforme a pasta, os motoristas que utilizarem TAG eletrônica terão um desconto automático de 5%.
Para aqueles sem TAG, o sistema reconhecerá a placa do veículo, permitindo o pagamento online ou por outros meios dentro de um prazo de até 30 dias.
Investimentos previstos
Segundo a Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo (SPI), o projeto prevê investimento de R$ 6 bilhões que inclui 60 km de duplicações, 53 km de faixas adicionais e terceiras faixas, 118 km de acostamentos ampliados ou implantados e 32 km de marginais.
Além disso, prevê 17 passarelas, 23 novos pontos de ônibus, 15 dispositivos de acesso e 69 novas obras de arte.
O governo estadual também afirma que a concessão terá um impacto direto na economia regional, com a criação de mais de 7 mil empregos diretos e indiretos.
A consulta pública sobre o projeto está aberta até 21 de março. A publicação do edital está prevista para julho de 2025, com o leilão programado para novembro e a assinatura do contrato em janeiro de 2026. A instalação dos pórticos do pedágio eletrônico ocorrerá a partir de novembro de 2026.
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