Luiz Gonzaga de Assis, de Senhora dos Remédios, foi o idealizador da mega estrutura, que chama atenção em festivais e desfiles nas cidades por onde passa. O produtor rural Luiz Gonzaga de Assis com seu carro de boi, que tem mais de 6 metros de comprimento
Arquivo Pessoal
Seis metros de comprimento, 2,44 m de eixo e 1, 56 m de diâmetro de roda. Estas são as medidas do carro de boi gigante criado pelo produtor rural Luiz Gonzaga de Assis, de Senhora dos Remédios, no Campo das Vertentes.
🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região
Para colocar a estrutura deste tamanho em movimento, ao invés de dois bois, como normalmente é utilizado, o produtor rural precisa de 20 animais.
“Eu sempre procurei um carro para comprar bem grande. Como não achava, mandei fazer esse grande”, explica o produtor rural, de 83 anos.
Segundo a família, o carro de boi é o maior do mundo, feito que ainda não está catalogado no Guinness World Record, o ‘Livro dos Recordes’, que informou não haver monitoramento para este tipo de equipamento.
Criado em 2019, o carro de boi chama atenção por onde passa e atrai também turistas até a fazenda da família Nogueira Timóteo, onde está a oficina do produtor rural que, desde a infância, também se aventura como marceneiro construtor dos carros.
Jovem viraliza na internet ao mostrar rotina de trabalho em lavoura de café
Família de 29 irmãos de mesmo pai e mesma mãe vence curiosa gincana cultural em MG: ‘há tempos não reunia todo mundo’
Em agosto, o atrativo ganhou até placa de sinalização no roteiro do Circuito Nascente do Rio Doce.
‘Maior carro de boi do mundo’ ficou roteiro no Circuito Nascente do Rio Doce
Nascente do Rio Doce/Divulgação
Produção toda manual
O encarregado de fazer o carro de boi gigante, quase o dobro de um modelo tradicional, foi o carpinteiro Luiz Antônio Malta, que confessa ter sido surpreendido quando recebeu a missão.
Carro de boi gigante de Senhora dos Remédios
“Falei com ele que eu até fazia, mas não tinha as medidas. Arranjamos a madeira, caçando uma que não dava, e fomos na dificuldade”, explicou o carpinteiro, que fez o processo todo manualmente durante 45 dias. “Foi tudo manual. Não tem uma máquina elétrica para fazer os cortes em uma peça dessa altura, respeitando os riscos, as curvas”.
O carro é cheio de detalhes, como as iniciais do dono na roda, taxas, o ano de fabricação e até uma placa. Para guiá-los, são utilizados 20 bois, todos amansados por Luiz Gonzaga:
“Costumo falar muito com os carreiros para não bater nos bois. A gente fala ‘vamo’, eles acompanham, ‘oua’ ele para. É só saber conversar com eles, que eles entendem”.
Luiz Gonzaga de Assis e sua oficina de carros, em Senhora dos Remédios
Nascente do Rio Doce/Divulgação
Sucesso em festivais
A família ostenta com orgulho o carro de boi, que chama atenção pelos festivais e desfiles por onde passa, como Ibertioga, Lima Duarte, Vitorino e Pouso Alegre.
Para Neimar Assis, filho de Luiz Gonzaga, a alegria é ver o pai feliz com os carros, que sempre fizeram parte do dia a dia do produtor rural: “A gente vê no olho dele a felicidade que ele fica quando junta todo mundo para falar do carro de boi dele, das coisas dele. A gente fica muito feliz por ele”.
Carro de boi gigante é destaque por onde passa em Senhora dos Remédios
📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram e Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes