Para abraçar as oportunidades que a IA oferece, é importante se manter atualizado e buscar conhecimento especializado. A Inteligência Artificial vem transformando o mercado de trabalho de forma significativa. Todos os profissionais já usaram ou ainda vão usar a tecnologia em algum momento. Uma pesquisa do GetApp, inclusive, aponta que 1 em cada 4 dos trabalhadores brasileiros usa a IA generativa todos os dias.
Em diferentes aplicações, a tecnologia é capaz de aumentar a produtividade e trazer mais inovação, já que a IA libera tempo para que os profissionais se dediquem a tarefas mais estratégicas.
Outro levantamento, esse do McKinsey Global Institute, estima que a Inteligência Artificial deverá automatizar cerca de 800 milhões de empregos até 2030. Mas esse número não deve ser enxergado de maneira preocupante, e sim como uma oportunidade de desenvolvimento profissional.
Isso porque algumas habilidades humanas são insubstituíveis, como empatia, senso crítico e criatividade, incentivando os profissionais a exercitarem suas soft skills. Ao mesmo tempo, a IA abre espaço para o surgimento de novas profissões.
IA e 5 profissões do futuro
Enquanto algumas profissões já existentes incorporam a Inteligência Artificial em suas rotinas para otimizar o fluxo de trabalho, novas oportunidades surgem com a IA. Veja alguns exemplos:
Especialista em Cibersegurança de IA: ao mesmo tempo que a IA facilita a vida, ela também pode trazer dor de cabeça ao ser usada em fraudes, ataques cibernéticos e roubo de dados, e é aí que esse profissional entra em ação, ajudando a proteger os sistemas de inteligência artificial contra utilizações maliciosas
Analista de Ética em IA: Esse profissional atua para lidar com as questões morais e legais da IA, como viés algorítmico, privacidade e consentimento sobre o uso de dados
Analista de Dados Avançados: ainda que a IA seja capaz de processar um alto volume de dados, é importante que um profissional trabalhe em conjunto com a tecnologia para interpretar resultados complexos e facilitar as tomadas de decisão
Gestor de Transformação Digital: garantir uma transição tranquila para as novas tecnologias no ambiente de trabalho é uma das principais atribuições desse profissional, que também terá o papel de adaptar processos e garantir que os trabalhadores estejam preparados para usar a IA no dia a dia operacional
Engenheiro de Prompt: Embora seja relativamente fácil se comunicar com as ferramentas de Inteligência Artificial, é preciso saber criar prompts (a linguagem que orienta a IA a executar uma tarefa específica) cada vez mais assertivos de acordo com cada ferramenta para explorar ao máximo o potencial da tecnologia
Esteja preparado para se destacar no mercado transformado pela IA
Para acessar carreiras em alta como essas que citamos acima, ou aplicar a IA de maneira inovadora em suas profissões atuais é importante estar preparado. Pensando nisso, a Univel lançou o MBA em Inteligência Artificial Aplicada a Negócios, uma especialização pioneira no oeste paranaense.
O coordenador do MBA, Nilson Dias, explica que o curso é direcionado a qualquer profissional graduado que deseje aplicar as potencialidades da Inteligência Artificial em sua prática de trabalho. Com o conhecimento e as competências essenciais para implantar projetos de IA em seus negócios, os profissionais que concluírem a pós terão a chance de alavancar a competitividade e a longevidade das empresas em que trabalham.
“Sair na frente é o mote do nosso MBA, mas não de forma desordenada, muito pelo contrário, e sim com embasamento teórico e prático de forma sustentada, para que o profissional possa fazer a diferença no mercado e tenha condições de elevar a sua carreira”, diz o coordenador.
Além de uma base teórica sólida com os conceitos fundamentais da IA, o MBA também oferece uma carga horária significativa de atividades práticas com as ferramentas mais atuais do mercado.
Faça a sua inscrição no MBA e fique pronto para desbravar um mercado de trabalho em constante transformação.