Caesb diz que interrupção do fornecimento tem previsão para acabar ás 14h desta quinta-feira (12). Baixa umidade, altas temperaturas e aumento no consumo de água contribuem com cenário. Torneira sem água
Jornal Nacional/Reprodução
Moradores de Brazlândia estão sem fornecimento de água por causa da redução na captação Barrocão que atende a cidade. Segundo a Caesb, os motivos são as altas temperaturas e a baixa umidade. A capital está há 142 dias sem chuva.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
O alto consumo de água em Brazlândia também contribui com o cenário. A interrupção acontece até ás 14h desta quinta-feira (12), de acordo com a Caesb.
📍Confira quadras que ficarão sem água:
Vila São José: Quadra 33;
Expansão da Vila São José: Quadras 45, 46, 47 e 48, 55, 56, 57 e 58;
Unidade de Internação de Brazlândia – UIBRA.
“Você chega em casa do trabalho e a louça suja. Tem que comprar água mineral para fazer comida. A gente não consegue lavar roupa. Está difícil. A gente não consegue viver sem água. Está muito complicado. A gente já fez vários protocolos de atendimento e não tem retorno”, diz Dayana, que mora na região.
O sistema que atende a cidade não é interligado com os demais do Distrito Federal e são dependentes de nascentes pequenas ou médias, que reduzem o fornecimento hídrico nos meses secos.
Há também reclamação de falta de água de moradores de Vicente Pires, Riacho Fundo I, Fercal e São Sebastião.
Economia de água em Brazlândia 💧
Mesmo com a interrupção temporária, Caesb alerta os moradores de Brazlândia para que se atentem ao consumo de água e economizem durante o período de seca.
“A recomendação é que a água não seja desperdiçada em atividades domésticas corriqueiras, como lavar carros ou calçadas, regar jardins, encher piscinas ou banhos demorados.’, diz Caesb, em nota.
LEIA TAMBÉM:
SECA: Chuva no DF só no fim de setembro, diz Inmet
QUEIMADAS: Cerca de 30 incêndios atingem o DF nesta quarta-feira; veja imagens
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.