Imagens de câmeras de monitoramento flagraram o momento em que os criminosos renderam a vítima, em Guarujá (SP). Polícia Militar chegou a trocar tiros com os criminosos, mas eles fugiram por uma área de mata. Empresário é sequestrado no litoral de SP
Um empresário, de 52 anos, foi rendido e sequestrado por uma quadrilha enquanto chegava em casa em Guarujá, no litoral de São Paulo. Conforme apurado pelo g1, a vítima foi resgatada, mas ninguém foi preso. Imagens de câmeras de monitoramento mostram o momento em que os criminosos abordaram o empresário (assista acima).
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
No vídeo, é possível ver que a vítima estava dentro do próprio carro quando foi abordada na quarta-feira (11), no Morro do Maluf. O motorista estava diminuindo a velocidade e seguindo em direção ao condomínio, onde mora, quando uma moto se aproximou do carro dele. Um homem, que estava na garupa da moto, desceu do veículo apontando a arma para a janela do empresário.
Empresário foi abordado dentro de carro em Guarujá (SP)
Reprodução
As imagens ainda mostram que, na sequência, outra motocicleta com dois ocupantes apareceu no local. O homem que estava na garupa desembarcou e se juntou ao primeiro criminoso. A dupla abriu as portas do carro da vítima e arrancou o empresário do volante para fora do automóvel.
Em seguida, os outros dois comparsas que estavam dirigindo as motocicletas apareceram novamente para ajudar no plano. Um embarcou no banco do motorista do carro da vítima, enquanto o outro permaneceu em uma das motos, dando cobertura ao crime.
A dupla que abordou o homem colocou o empresário no banco traseiro do automóvel. Um deles embarcou ao lado da vítima, enquanto o outro correu para a moto que estava estacionada na frente. O carro seguiu para uma direção e as motos foram em sentido oposto.
Empresário foi arrancado do volante do carro em Guarujá (SP)
Reprodução
Encapuzado e ameaçado
De acordo com o relato do empresário, no boletim de ocorrência, ele foi levado encapuzado no próprio carro até um trecho que não foi identificado. Durante o trajeto, os criminosos roubaram um relógio, um celular e a carteira com documentos, aproximadamente R$ 200 e cartões bancários.
Em determinado ponto, o empresário foi retirado do veículo e colocado em um carro da quadrilha, mas o veículo atolou em um trecho perto da construção de um prédio. A vítima foi arrastada até um barraco, onde a quadrilha passou a fazer transferências bancárias.
No local, ele foi obrigado a fornecer as senhas dos cartões bancários e desbloquear os aplicativos de bancos. Pelo menos mais quatro homens surgiram, alguns deles com máquinas para passar os cartões de crédito.
Em determinado momento, os criminosos foram alertados que a polícia estava a caminho. Com isso, a quadrilha abandonou o empresário e o carro no local, fugindo em seguida.
A vítima pediu apoio aos moradores de prédios localizados na Avenida Raphael Vitiello, no bairro Vila Edna. No entanto, a população ficou com receio de ajudar o homem por medo de represálias e, nesse tempo, surgiram homens armados tentando sequestrar o empresário novamente. Um deles foi reconhecido como o mesmo que realizou a primeira abordagem.
Com a aglomeração das pessoas e a aproximação das viaturas policiais, os suspeitos fugiram mais uma vez. O empresário usou o celular de um morador para acionar um familiar, que conseguiu resgatá-lo e levá-lo até a delegacia. Ele relatou que os bandidos levaram um relógio, a carteira, quatro cartões e o celular dele, além de realizar transferências bancárias.
Empresário prestou depoimento sobre o crime na Delegacia de Guarujá (SP).
Carlos Abelha/TV Tribuna
Troca de tiros
Uma equipe policial foi acionada para a ocorrência com a informação de que um dos motociclistas havia fugido para o condomínio Parque da Montanha. No local, os agentes viram um homem que, ao perceber a presença policial, começou a correr em direção a mata, entrando em uma trilha.
Os agentes se aproximaram com a viatura e o homem passou a efetuar disparos de arma de fogo contra os policias, que reagiram. A equipe chegou a desembarcar da viatura e solicitar apoio de outras equipes, que rapidamente chegaram ao local.
O homem foi visto na mata, mas não obedeceu as ordens de se entregar e efetuou mais tiros contra os policiais, que novamente reagiram atirando. Em seguida, a equipe realizou uma varredura na região até determinado ponto da trilha, mas não encontrou o suspeito e nem vestígios dele.
Um dos carros usados pelos criminosos foi apreendido. Em nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) informou que a Polícia Civil investiga o roubo com retenção de vítima para identificar e prender os suspeitos.
A perícia também foi acionada e as armas dos policiais envolvidos foram apreendidas. O caso foi registrado como localização e apreensão de veículo, roubo e tentativa de homicídio na delegacia da cidade. O valor transferido aos criminosos não foi divulgado.
Um dos carros da quadrilha foi apreendido pela polícia em Guarujá (SP).
Yasmin Braga/TV Tribuna
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos