Paraná tem inverno mais quente das últimas décadas, diz Simepar


Recorde é considerado desde 1997, quando o Sistema Meteorológico do Paraná iniciou as medições das temperaturas no estado. Paraná tem inverno mais quente das últimas décadas
O inverno de 2024 no Paraná foi considerado o mais quente desde 1997, quando o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) iniciou as medições de temperaturas.
Curitiba foi um dos municípios que registrou a maior temperatura média das últimas décadas, com 15,9ºC . O recorde anterior foi em 2006, quando registrou a média de 15,8ºC.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Segundo o meteorologista Reinaldo Kneib, a média considerada para o trimestre de junho, julho e agosto, na capital, é de 14,7ºC.
Outras cidades que quebraram recordes ao longo do inverno são das regiões norte, norte pioneiro e noroeste do estado, como Paranavaí, Londrina, Cambará e Maringá, segundo o meteorologista.
“Paranavaí, anteriormente tinha sido em 2006, assim como Curitiba. Londrina ano passado já tinha sido o inverno mais quente e Maringá, foi em 2002”, completou.
LEIA MAIS:
Paraná pode ter ‘chuva preta’, diz meteorologista: entenda o que é e como ela se forma
Campo Largo: Acidente com ônibus mata uma pessoa e deixa feridos na BR-277
VÍDEO: Caminhão carregado com pluma de algodão pega fogo ao passar por incêndio
Paraná tem inverno mais quente das últimas décadas, diz Simepar
Giuliano Gomes/PR Press
Fatores
De acordo com o meteorologista, entre os fatores que contribuíram para o aumento da temperatura estão a ilha de calor e poucas entradas de massa de ar frio no estado.
“Na região de Curitiba a cidade tá crescendo, a população dobrou nos últimos 20, 30 anos, então retirou-se a floresta, alterou a vegetação, construção de casas, enfim, toda essa parte emite gases para a atmosfera, a própria impermeabilização do solo na construção civil… Isso favoreceu que temos uma ilha de calor, mais quente que no seu entorno”, explicou.
Reinaldo explicou também que o estado registrou poucas entradas de massa de ar frio, com poucos dias onde a temperatura foi abaixo de 10ºC.
“Isso foi causado pela presença daquela massa de ar seco e quente, que se aproximou mais do estado no ultimo trimestre”, concluiu.
VÍDEOS: Mais assistidos g1 PR
Leia mais notícias em g1 Paraná.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.