Exército deve atuar no combate à incêndios florestais no Tocantins, diz governo


Por causa das queimadas o município de Lagoa da Confusão decretou situação de emergência durante 90 dias. Tocantins registrou 3.860 focos de incêndio entre os dias 1º e 12 de setembro deste ano. Exército em Palmas
Reprodução/Exército
Vários incêndios florestais são registrados no Tocantins e por isso a brigada do 22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, em Palmas, fará parte da força-tarefa de combate às queimadas. O apoio foi anunciado nesta quinta-feira (12) pelo governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), após autorização do Ministério da Defesa.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O fogo que se alastra pelo estado e tem prejudicado a população e municípios têm buscado ajuda para conter as chamas. Nesta quarta-feira (11), a Prefeitura de Lagoa da Confusão decretou situação de emergência por 90 dias devido aos incêndios florestais.
Segundo o decreto, é autorizada as autoridades municipais e Defesa Civil a entrada em propriedades, públicas ou privadas para prestar socorro ou determinar a evacuação de pessoas em situação de risco iminente. Também é permitido utilizar propriedades particulares em casos de perigo público, assegurado ao proprietário o direito à indenização em caso de dano.
A cidade é a que mais registrou focos de incêndio em setembro com 630 casos. Os municípios de Pium (375), Formoso do Araguaia (317), Rio Sono (215) e Goiatins (163) também aparecem entre os cinco que mais tiveram queimadas no mês.
LEIA TAMBÉM
Incêndios ameaçam aldeias indígenas na região da Ilha do Bananal
Incêndio em área verde deixa mais de 700 alunos de escola militar sem aulas em Palmas
VÍDEO: Famoso ponto turístico do Tocantins é atingido por incêndio e visitantes precisam sair às pressas
Neste ano, entre o dia 1º de janeiro a 12 de setembro, o Tocantins registrou 12.329 focos de incêndio, mais que o dobro se comparado ao mesmo período do ano passado em que foram contabilizados 6.038 focos.
Medidas de prevenção e combate à incêndios
Desde que as queimadas intensificaram no Tocantins o Governo anunciou um investimento de R$ 6 milhões para o enfrentamento aos incêndios e contratação de brigadistas. O Estado também decretou situação de emergência pelo prazo de 180 dias.
Ao longo desta semana, também foi anunciado que famílias e produções afetadas pelos incêndios florestais poderão ter acesso a um benefício emergencial.
Saiba como os municípios podem solicitar os recursos
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.