Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) vai enviar uma equipe ao local, na sexta-feira (13), para averiguar denúncia. Serviço é realizado pelo governo do estado desde 2013. Animais em obra no canal do Fragoso são enterrados por retroescavadeira
Uma grande quantidade de peixes mortos foi encontrada nas obras do Canal do Fragoso, em Olinda. Imagens enviadas à TV Globo mostram funcionários usando uma retroescavadeira para abrir uma cratera e enterrar os animais ao lado do canal (veja vídeo acima).
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
A CPRH disse que vai enviar uma equipe ao local na sexta-feira (13) para averiguar o motivo da morte dos peixes. A agência ambiental afirmou ainda que as carcaças dos animais deveriam ser levadas a um aterro sanitário e que vai verificar irregularidades no aterramento dos peixes.
Criado para acabar com os alagamentos em Olinda, o projeto de alargamento do Canal do Fragoso é executado desde 2013 pela Companhia de Habitação e Obras (Cehab) do governo de Pernambuco . O serviço também prevê obras de urbanização no entorno.
Procurada, a Cehab confirmou que foram encontradas “algumas dezenas” de animais mortos na obra e disse que informou o ocorrido à Agência Estadual de Meio Ambiente (confira resposta abaixo).
A administradora Cybelle Maranhão, que mora num prédio em frente ao Canal do Fragoso, no bairro de Jardim Atlântico, contou que viu quando os funcionários estavam retirando as carcaças dos peixes com redes e a escavadeira.
“Não eram peixes pequenos, não. Eram peixes grandes. O pessoal tirou a maioria, mas ainda tem peixe agonizando. A gente vê de cima que tem uns peixes que ainda estão para morrer”, disse a moradora ao g1.
Trabalhadores retiram peixes mortos nas obras do Canal do Fragoso, em Olinda
Reprodução/WhatsApp
O que diz a Cehab
Procurada, a Companhia de Habitação e Obras (Cehab), responsável pela construção do Canal do Fragoso, confirmou, por meio de nota, que encontrou “algumas dezenas” de animais mortos no local. No texto, o órgão afirma ainda que:
Mantém um monitoramento da fauna durante a execução da obra;
Uma equipe ambiental está na localidade para tentar levantar informações sobre o que pode ter ocasionado o aparecimento de peixes mortos;
Comunicou o ocorrido à CPRH, que pode iniciar as análises no local;
A obra do Canal do Fragoso possui todas as licenças ambientais exigidas pelo órgão de controle e “atende os critérios estabelecidos nas avaliações de impacto ambiental”.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias