Trabalho na barragem de captação iniciou nesta quinta-feira (12) pelo órgão regulador dos recursos hídricos do estado de São Paulo. Equipes do departamento estadual realizam o desassoreamento do Rio Batalha em Bauru
Gabriel Pelosi/ TV TEM
O Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) iniciou, nesta quinta-feira (12), os trabalhos de desassoreamento na barragem de captação do Rio Batalha em Bauru (SP).
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
A ação do órgão regulador dos recursos hídricos é através do Programa Rios Vivos do Governo do Estado de São Paulo, sob a supervisão da Diretoria de Bacia do Baixo Tietê.
Está previsto a retirada de 12.000m³ de resíduos sólidos nos primeiros 60 dias de trabalho, que equivalem a 857 caminhões basculantes com o uso de uma escavadeira embarcada. Essa ação possibilitará a melhora da disponibilidade de água para captação e abastecimento da cidade.
Anteriormente, a Daae entregou uma limpeza e desassoreamento do trecho urbano do Rio Bauru, em uma extensão aproximada de 460 metros, efetuando a retirada de 5.870 m³ de sedimentos (equivalente a 419 caminhões basculantes).
O Estado de São Paulo registrou entre 2023 e 2024 o menor nível acumulado de chuvas em 24 anos. Segundo o Daee, o volume de precipitação no período até o momento está 36% menor do que a média da série histórica. A região de Bauru, por exemplo, teve queda superior a 80% na média histórica neste recorte.
Daee realiza trabalho de desassoreamento no rio Batalha
Osmar Torres
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista: