O Assunto é o podcast diário do g1. Perdeu algum? Aproveite o fim de semana para maratonar. Você pode ouvir O Assunto no g1, no Globoplay, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Deezer, na Amazon Music, no Hello You ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.
O Assunto é o podcast diário do g1, apresentado por Natuza Nery, e publicado de segunda a sexta-feira. Perdeu algum episódio da semana? Você pode aproveitar o fim de semana para maratonar! É só colocar o fone e dar o play! Nesta semana também na apresentação: Julia Duailibi.
O Assunto #1297: ‘Presos no espaço’ – o problema para a Nasa🎧
No sábado (7), a cápsula Starliner retornou para a Terra sem dois astronautas. A cápsula – feita pela Boeing em um contrato de R$ 8 bilhões da empresa com a Nasa – iniciou em junho sua missão de 8 dias no espaço, mas um defeito nos motores da cápsula fez com os astronautas não pudessem voltar à Terra junto com a Starliner. Agora, a dupla só vai poder voltar para casa em fevereiro, justamente de carona em uma cápsula da concorrente Space X, do bilionário Elon Musk. Para entender a história de como os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams tiveram a estadia no espaço adiada, e o que eles fazem agora na Estação Espacial Internacional (ISS), Natuza Nery conversa com Salvador Nogueira, jornalista de ciência e colunista do jornal Folha de S.Paulo. Salvador relata o tipo de trabalho feito pela tripulação na ISS e explica os efeitos da permanência prolongada no espaço no corpo e na mente humana. “Os músculos não trabalham, os ossos trabalham menos”, diz. Salvador analisa ainda como as falhas na Starliner, da Boeing, se tornaram um problema depois de um contrato bilionário fechado com a Nasa, a agência espacial dos EUA.
O Assunto #1298: Kamala Harris – da euforia à realidade 🎧
Na terça-feira (10), Kamala Harris e Donald Trump se encontraram pela primeira vez em um debate presidencial. A menos de dois meses do dia da votação, a democrata e o republicano buscam o voto de um eleitorado polarizado. As pesquisas mostram Kamala ligeiramente à frente do ex-presidente no total de votos, mas apontam um cenário de incerteza total: ambos estão virtualmente empatados nos 7 estados-pêndulo, que são decisivos no caminho à Casa Branca. Neste episódio, Natuza Nery recebe Maurício Moura, doutor em economia e gestão política e professor na Universidade George Washington (EUA). Ele explica por que a vantagem de Kamala nas pesquisas eleitorais desapareceu e indica quais serão os aspectos mais importantes do debate presidencial.
O Assunto #1299: A disputa pela Câmara e as moedas de troca🎧
Geralmente, a sucessão pelo comando das mesas nas duas casas do Congresso ganha tração depois das eleições municipais. Mas, neste ano, a dança das cadeiras começou mais cedo. Elmar Nascimento (União-BA), amigo pessoal e favorito de Arthur Lira (PP-AL), ficou para trás e, agora, o presidente da Câmara sinaliza apoio a Hugo Motta (Republicanos-PB). Motta, por sua vez, entrou na jogada ao ser lançado por Marcos Pereira (também do Republicanos-SP), que abdicou da própria candidatura. E Elmar, após ser preterido, está se aproximando de outro deputado com chances de vencer, Antonio Brito (PSD-BA), nome que mais agrada ao governo Lula – que promete não se meter na disputa. Nesse jogo de poder, a carta mais valiosa na mesa é a promessa de pautar a votação do PL da Anistia, que perdoa os crimes cometidos durante o ataque golpista de 8 de janeiro. Para analisar todos os bastidores da disputa na Câmara e no Senado – onde a vitória de Davi Alcolumbre (União-AP) é tida como favas contadas – Natuza Nery conversa com Maria Cristina Fernandes, colunista do jornal Valor Econômico e comentarista da rádio CBN e da GloboNews.
O Assunto #1300: Brasil irrespirável e as incoerências do governo Lula🎧
Quando assumiu, o presidente prometeu que o país seria líder no enfrentamento à crise climática e alcançaria o desmatamento zero na Amazônia. Na atual gestão, de fato, houve mais investimentos para a proteção do meio-ambiente. Mas a onda de queimadas e de fumaça que atinge grande parte do território brasileiro mostra que não é o suficiente. Em um contexto de estiagem recorde, temperaturas altíssimas e incêndios criminosos, quase todos os biomas estão sendo engolidos pelo fogo e milhões de brasileiros sofrem com um ar quase impossível de respirar. Neste episódio, Julia Duailibi conversa com Suely Araújo, ex-presidente do Ibama e coordenadora de políticas públicas no Observatório do Clima, sobre o que o governo pode fazer. Julia fala também com Carlos Nobre, cientista do Instituto de Estudos Avançados da USP e copresidente do Painel Científico para a Amazônia, que alerta para o risco de uma catástrofe permanente.
#1301: Horário de verão – uma cortina de fumaça?🎧
A estiagem recorde e o risco de uma crise hídrica sem precedentes colocaram a ideia em debate mais uma vez. A medida de adiantar os relógios em 1 hora para estimular o uso de luz natural foi implementada pela primeira vez quase um século atrás e fez parte do calendário fixo dos brasileiros entre 1985 e 2019. O horário de verão foi abandonado porque, de acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), deixou de ser eficiente para economizar energia. Mesmo assim, o Ministério de Minas e Energia insiste em trazê-lo de volta e pediu novo estudo sobre sua viabilidade – ao mesmo tempo em que a Aneel muda a bandeira tarifária da energia elétrica, ou seja, eleva o preço da conta de luz. Para discutir a relevância do horário de verão e as estratégias nacionais para a matriz energética, Natuza Nery entrevista Nivalde de Castro, professor do Instituto de Economia da UFRJ e coordenador do Grupo de Estudos do Setor Elétrico (Gesel).
VEJA CORTES DO ASSUNTO EM VÍDEO
O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Amanda Polato, Carol Lorencetti, Gabriel de Campos, Luiz Felipe Silva e Thiago Kaczuroski. Apresentação: Natuza Nery. Nesta semana também: Julia Duailibi.
Natuza Nery comanda o podcast O Assunto
g1