Cidade do Vale do Ribeira é tranquila e tem belas paisagens naturais, como cavernas e cachoeiras, que possibilitam a prática de esportes radicais. Barra do Turvo (SP) fica no meio da mata Atlântica
Rodrigo Nardelli/TV Tribuna
Barra do Turvo, localizada no interior de São Paulo e cercada pela Mata Atlântica, enfrenta desafios devido ao seu isolamento, mas também vê oportunidades para desenvolvimento econômico. Nas eleições municipais deste ano, com três candidatos a prefeito – todos novos na política local –, as principais demandas dos moradores são melhorias no transporte e no setor de turismo, que podem impulsionar o crescimento da cidade.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
De acordo com o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de Barra do Turvo, situada isoladamente na Serra do Mar e a 30 km de Iporanga, caiu 11% entre 2010 e 2022. A cidade se emancipou de Iporanga há 60 anos.
Para os moradores, o município é tranquilo e tem belas paisagens naturais, como cavernas e cachoeiras, que possibilitam a prática de esportes radicais. No entanto, o investimento no turismo é um dos desafios do futuro prefeito de Barra do Turvo.
“Ainda é fraco, deveriam ter mais programas, mais projetos porque aqui é muito bonito. Tem a Cachoeira Dito Salú, tem rapel para quem gosta de esporte de aventura, tem rally e motocross”, disse a empregada doméstica Maria Andréa da Silva Rodrigues em entrevista ao repórter Rodrigo Nardelli, da TV Tribuna, afiliada da Globo, na série de reportagens Retratos da Região.
O condutor de rafting [esporte praticado em rios], Ismael Soares Junior, contou que as belezas naturais da cidade são muito mais que o quintal da casa, escritório e ganha pão. “É onde recebo os turistas, onde vivo, onde recebo a minha família, então hoje é meu pequeno paraíso”.
De acordo com ele, além do rafting, a cidade oferece gastronomia aos visitantes, com palpito pupunha, banana e a produção de leite. Para Junior, os empresários fazem a sua parte, mas falta apoio do poder público para divulgar o município.
“A gente precisa de mais força do poder público para ajudar a divulgar, trazer mais cursos para as pessoas da região poderem atender o turista melhor na gastronomia, na hotelaria. […] A gente precisa desses cursos e da parte de divulgar. Colocar um outdoor na BR seria interessante”, disse ele.
Melhorias
O comerciante Iranei da Costa Vale está sempre antenado com as necessidades da cidade onde mora desde 1965. De acordo com ele, os moradores precisam de transporte municipal para se deslocarem dos bairros até a cidade. “Ajudaria muita gente no comércio que depende do pessoal do campo”.
Ele não é o único a pedir melhorias. A pensionista Verônica Moura Rossler afirmou que, para conseguir pegar ônibus para deslocar-se ao atendimento médico, é necessário esperar desde 4h em frente à prefeitura. “Se você não tiver uma pessoa da família que tenha carro, você tem que pagar táxi”.
Moradores de Barra do Turvo (SP) esperam melhorias em relação ao transporte municipal e ao ecoturismo
Rodrigo Nardelli/TV Tribuna
Aos 84 anos, a pensionista Verônica enfrenta dificuldades com o transporte municipal e com a falta de medicamentos no Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo itens básicos como paracetamol e diclofenaco.
A população também espera por melhorias para a solução de problemas como o de Marli Aparecida Gonçalves dos Santos, diarista que, devido a dificuldades com o cartão do Bolsa Família, não conseguia resolver sua situação por falta de transporte para uma agência bancária distante em Cajati.
“Nós temos que sair daqui para ir em outros lugares para receber. Quando a gente tem condição, a gente vai. Eu não tenho meu cartão, até agora não veio, estou recebendo pela identidade [RG] e aí tenho que ir lá receber porque aqui na lotérica eles não aceitam”, disse a diarista.
Marli depende do auxílio porque não consegue emprego. Em 2022, mais da metade, ou seja, 50,7% dos empregos do município estavam ligados à administração pública. Outros 20,3% ao comércio varejista. O agronegócio (9,2%) e a extração de pedra, areia e outros materiais (3,9%) também apareciam na lista.
Prefeitura Municipal de Barra do Turvo (SP)
Rodrigo Nardelli/TV Tribuna
Eleições
Em Barra do Turvo, três candidatos a prefeito disputarão o cargo: Dr. Victor Maruyama (Podemos), Eliane do Material (União Brasil) e Zé do Leite (PSD). Eles nunca estiveram à frente da prefeitura.
Dr. Victor Maruyama tenta a vaga de prefeito pela primeira vez. Ele já foi suplente de vereador e se candidatou em 2016 e 2020, mas não se elegeu em nenhuma dessas ocasiões.
Eliane do Material também concorre pela segunda vez, tendo disputado a prefeitura em 2020.
Zé do Leite, com uma trajetória eleitoral diversificada, foi vereador em duas ocasiões, vice-prefeito em 2020 e candidato a deputado estadual em 2018.
Já na disputa pela Câmara Municipal, são 45 candidatos. Todos os detalhes sobre os candidatos podem ser consultados clicando aqui.
Retratos da Região
Esse conteúdo faz parte da série de reportagens ‘Retratos da Região’. A TV Tribuna, afiliada da Globo, percorreu 4.100 quilômetros para ouvir moradores das nove cidades da Baixada Santista e 20 do Vale do Ribeira.
O apresentador Rodrigo Nardelli e o cinegrafista Carlos Abelha viajaram por um mês para mostrar as características e problemas de cada cidade e, então, descobrir o que os moradores desejam para o futuro, pensando nas Eleições 2024.
A série ‘Retratos da Região’ é exibida no Jornal da Tribuna 1ª Edição, que começa às 11h45. A nova série estreou no dia 2 de setembro.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos