Candidato à Prefeitura de Franca concedeu entrevista ao vivo neste sábado (14) e foi a última da série, seguindo o critério da representatividade na Câmara Federal. EPTV1 entrevista candidato a prefeitura de Franca Alexandre Tabah, do Novo
Alexandre Tabah, candidato do Novo à Prefeitura de Franca (SP), disse neste sábado (14), em entrevista ao EPTV1, que vai adotar medidas para zerar a fila de cirurgias eletivas logo nos primeiros dias do seu governo, caso seja eleito.
Tabah comentou como será feito o controle do Sistema Único de Saúde (SUS) em seu governo, já que pretende fazer um caixa para que a saúde de Franca não tenha mais o problema de filas, por exemplo.
“Hoje é estimado que nós temos mais de 20 mil cirurgias eletivas em atraso, em filas. Vamos supor que eu seja eleito no primeiro turno no dia 6 de outubro. No dia 7 de outubro eu já quero fazer um pré-contrato com a Santa Casa de Franca e comprar deles, com dinheiro municipal, 10 mil cirurgias eletivas. Porque nos quatro anos de mandato, eles têm condições de fazer essas 10 mil cirurgias. A prefeitura tem condições da seguinte maneira. O Novo, que é o partido que estou, numero 30, ele enxuga a máquina, não precisa daquela quantidade absurda de comissionados. Nós vamos negociar todos os contratos, inclusive os de TI, são milhões de reais, e trazer esse dinheiro para o caixa da prefeitura. Para pagar essas dez mil cirurgias já existe esse caixa.”
A sabatina com Alexandre Tabah foi a última ao vivo da série de entrevistas que a EPTV realiza com os candidatos à Prefeitura de Franca e teve duração de dez minutos. O critério para participação é o da representatividade na Câmara Federal. Veja abaixo o cronograma:
09/09: Alexandre Ferreira (MDB)
10/09: Guilherme Cortez (PSOL)
11/09: João Rocha (PL)
12/09: Dr. Ubiali (PSB)
13/9: Mariana Negri (PT)
14/9: Alexandre Tabah (Novo)
As entrevistas com os candidatos Jonas Moreira de Carvalho (Mobiliza) e Tito Flávio (PCB), foram gravadas pela EPTV, e tiveram dois minutos de duração. João Scarpanti (PCO) também foi convidado, mas não retornou em tempo hábil para agendamento.
Alexandre Tabah (Novo), candidato à prefeitura de Franca, SP
Ana Beatriz Fogaça/g1
Educação
Durante a entrevista,Tabah comentou sobre a criação de uma proposta para implantação de um método de ensino próprio em Franca. No Brasil, a educação segue diretrizes curriculares conforme estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC).
“Nós temos que fazer essa maneira que você citou para que fique juntamente com os professores, diretores e pais de alunos, diagnosticado o que é melhor: aquela matéria é suficiente ou vamos fazer mais nessa matéria aqui. Será que sete livros, hoje, em Franca, são sete livros anuais. É o suficiente, é pouco ou não? Então, diante disso, a gente ter a nossa metodologia. Mas o principal que eu quero implantar também é a escola cívico-militar, para tirar as drogas das nossas crianças.”
O apresentador Guilherme Nali e o candidato do Novo à prefeitura de Franca, Alexandre Tabah
Ana Beatriz Fogaça/g1
Centro Pop
O candidato do partido Novo disse que pretende transferir o Centro Pop, que atende a população em situação de rua, para uma fazenda na zona rural de Franca, para que os atendidos também possam trabalhar em hortas.
“Franca, capital do basquete, do sapato e do café, está virando capital nacional dos nóias (sic). Cidades vizinhas estão dando carona aos moradores de rua e aos dependentes químicos para que sejam atendidos em Franca. Então nós precisamos dar essa solução, criar a fazenda municipal. Já existe esse local para tirar isso da cidade. Onde está instalado hoje o Centro Pop virou um manicômio. É impossível de se conviver com o que está acontecendo nesse local”, disse.
Tabah também afirmou que o plano de governo dele contempla a implantação de dez equipes formadas por assistente social, psicólogo e guarda municipal, para abordagem aos moradores de rua. Segundo ele, será feito um mapeamento da população de rua e adotas diferentes estratégias de atendimento.
“Para os de Franca, tem problema psiquiátrico? Vai ser tratado. Tem problema com dependência de droga ou de bebida? Vai ser tratado. Quer ir para a fazenda municipal? Um é o morador de rua e o outro é o dependente químico, eles não vão ficar juntos. Vamos diagnosticar e levar uma solução para todo esse caos que acontece em várias cidades, mas que queremos extinguir na cidade de Franca”, afirmou.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região