Denúncias são feitas pelo aplicativo Pardal, em funcionamento há 28 dias nestas eleições municipais. Veja como funciona a ferramenta. Aplicativo Pardal, do TSE, ajuda eleitores a denunciar crimes eleitorais em todo o Brasil
Laura Machado/g1
Com quase um mês de funcionamento, o aplicativo Pardal recebeu mais de 300 denúncias sobre práticas de propaganda eleitoral irregular na campanha das eleições municipais em cidades do centro-oeste paulista. (Veja abaixo a lista das 10 cidades com mais denúncias).
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Em todo o país, em 28 dias de funcionamento, o app recebeu mais de 34.200 denúncias, O número corresponde a uma média superior a 1.200 denúncias por dia.
A ferramenta desenvolvida pela Justiça Eleitoral registra queixas em relação à propaganda eleitoral que começou no dia 16 de agosto. O objetivo é incentivar os cidadãos a atuarem como fiscais da eleição no combate à corrupção eleitoral.
A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet.
De acordo com as estatísticas do Pardal Web, do total de relatos, a maior parte envolve candidatos ao cargo de vereador, seguido do cargo de prefeito, partido/coligação/federação e do cargo de vice-prefeito.
Pelo Pardal Web, é possível acompanhar o andamento e as estatísticas das denúncias apresentadas via Pardal Móvel. Já o Pardal Adm permite gerar uma notificação informatizada à pessoa, ao partido político, à federação ou à coligação mencionada, acompanhada de um link específico para informar a regularização ou o esclarecimento do fato e anexar a documentação comprobatória.
Outros tipos de denúncia
É importante ressaltar que o pardal somente recebe denúncias de propaganda eleitoral irregular. Porém, dentro do próprio aplicativo, há um botão para direcionamento para o sistema de alerta de desinformação eleitoral (Siade), quando a queixa envolver desinformação, e para o Ministério Público Eleitoral, se o assunto estiver relacionado a crime eleitoral ou outros ilícitos eleitorais.
Denúncias sobre desinformação também podem ser feitas pelo SOS Voto, por meio do número 1491.
Ranking das cidades com maior número de denúncias na região de Bauru e Marília
Assis: 67
Bauru: 52
Palmital: 48
Ourinhos: 44
Paraguaçu Paulista: 33
Agudos: 24
Botucatu: 20
Pratânia: 17
Pedrinhas Paulista e Tupã: 12
Marília: 9
Fonte: Aplicativo Pardal
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista: