Projeto é uma iniciativa da TV Rio Sul que vai premiar o estudante de Ensino Médio que fizer a melhor redação sobre o tema ‘Racismo Ambiental em Debate no Brasil’. Tire todas as dúvidas! Aprenda como se inscrever no Redação Nota 10
Atenção, estudantes! As inscrições para a sexta edição do Redação Nota 10 estão abertas a partir desta segunda-feira (16). O projeto é uma iniciativa da TV Rio Sul para premiar o autor da melhor redação sobre o tema “Racismo Ambiental em Debate no Brasil”.
Podem participar alunos que estiverem cursando o Ensino Médio em escolas públicas ou particulares das 24 cidades da área de cobertura da TV Rio Sul (veja lista completa abaixo).
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 4 de outubro.
➡️ Clique aqui para fazer a sua inscrição ⬅️
Redação Nota 10 chega à sexta edição
TV Rio Sul
O texto deve ser no formato dissertativo-argumentativo e ter, no máximo, 30 linhas (use fonte Arial, tamanho 12).
As três melhores redações serão escolhidas por uma banca examinadora formada por professores. A redação campeã será conhecida no dia 16 de outubro. O resultado será divulgado durante o RJ1.
O vencedor vai ganhar um tablet, um headphone, uma caneca térmica, um troféu e uma camisa do projeto.
O Redação Nota 10 é um projeto que tem como objetivo exercitar a prática de produções textuais, no formato de redação, com o intuito de enriquecer o estudante não apenas com a escrita, mas também com a leitura, a pesquisa científica, o pensamento crítico e a responsabilidade social, servindo como preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nas seis edições anteriores, o projeto recebeu mais de 2,3 mil redações.
Dúvidas frequentes: quem pode participar?
Podem participar estudantes que estiverem cursando o Ensino Médio em escolas públicas ou particulares, incluindo a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas 24 cidades da área de cobertura da TV Rio Sul.
São elas: Angra dos Reis, Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Levy Gasparian, Mendes, Miguel Pereira, Paracambi, Paraíba do Sul, Paraty, Paty do Alferes, Paulo de Frontin, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Sapucaia, Três Rios, Valença, Vassouras e Volta Redonda.
Também é preciso ser morador de um destes municípios. Pode morar em uma cidade e estudar em outra? Desde que seja nessas 24 cidades, sim.
Qual o tema da redação?
O tema é “Racismo Ambiental em Debate no Brasil”.
Qual o formato do texto?
O texto deve ser no formato dissertativo-argumentativo — que defende um ponto de vista por meio de argumentos e, em alguns casos, propostas de solução.
Tem um limite de tamanho?
Tem sim. A redação deve ser escrita em, no máximo, 30 linhas (use fonte Arial, tamanho 12).
Onde devo escrever a redação?
A redação deve ser digitada em uma folha oficial (disponível aqui). O arquivo deve ser salvo no formato .pdf.
Pronto! Fiz a redação. E agora?
O candidato deve preencher a ficha de inscrição (disponível aqui) e anexar o arquivo no formato .pdf com a redação.
Quantas redações podem ser enviadas?
Só será aceita uma redação por candidato.
Os textos precisam ser autorais?
Sim. Cada participante deverá inscrever um texto de sua autoria, original e inédito (entende-se como original texto sem plágio ou adaptação; entende-se por inédito texto que não foi escrito comercialmente).
Existe alguma restrição?
Existe sim. Não serão aceitos textos com menção política, palavra de baixo calão, difamação, injúria e conteúdo impróprio.
Quem vai avaliar as redações?
Todas as redações serão avaliadas por uma banca de professores selecionada pela organização do Redação Nota 10. A banca vai escolher três redações finalistas.
Quando sai o resultado?
A redação campeã será conhecida no dia 16 de outubro. O resultado será divulgado durante o RJ1.
Qual a premiação?
O vencedor vai receber um tablet, um headphone, uma caneca térmica, um troféu e uma camisa do projeto. Os outros dois finalistas também serão premiados.
📄 Consulte o regulamento completo
📱 Siga o g1 no Instagram
🟢 Receba as notícias no WhatsApp
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul