Políticas públicas do Governo de Roraima incentivam empresas e atraem novos investimentos, o que fortalece o empreendedorismo do Estado Gráfico Estoque de Trabalhadores em Roraima
Arquivo SECOM RORAIMA
A economia roraimense segue em ritmo de crescimento na geração de empregos formais, consolidando sua posição como um dos Estados promissores do Brasil. No acumulado de 2024, Roraima registrou um saldo positivo de 3.833 empregos formais. O destaque é o setor de serviços, responsável por impulsionar 81,7% do total das vagas geradas no período de janeiro a julho, com a abertura de 3.130 novas oportunidades de trabalho.
Um levantamento feito pela Seplan (Secretaria de Planejamento e Orçamento), com base nos dados divulgados pelo Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), mostra que Roraima obteve a quarta maior taxa de crescimento relativo do estoque de trabalhadores com carteira assinada do País, apresentando variação relativa de 5,03% no período analisado.
Como resultado, o Estado ultrapassou a marca dos 80 mil empregos com carteira assinada, atingindo recorde histórico pela sexta vez consecutiva este ano.
O governador Antonio Denarium destacou que o saldo positivo de empregos formais em Roraima também é fruto de um planejamento estratégico que visa impulsionar a economia local, e ressaltou que a política adotada pelo Governo tem como objetivo principal promover o desenvolvimento econômico de forma sustentável, ao garantir mais oportunidades de trabalho para a população.
Gráfico variação de emprego por setor de atividade econômica em 2024
Arquivo SECOM RORAIMA
“Estamos concentrados em implementar políticas que incentivem o empreendedorismo, que atraiam novos investimentos e fortaleçam as pequenas e médias empresas. Sabemos que cada novo emprego gerado representa uma esperança renovada e um futuro mais promissor. É com essa visão que continuaremos a trabalhar incansavelmente para transformar o nosso estado em um polo de oportunidades, desenvolvimento e inovação, onde todos possam crescer e prosperar”, assegurou o governador.
“O destaque em contratações até julho mais uma vez foi o setor de serviços, segmento que compreende as atividades relacionadas ao comércio, que gerou o maior número de empregos formais, com 12.401 admissões e 9.271 desligamentos, gerando um saldo de 3.130 e atingindo a maior variação do estoque do setor ao nível nacional”, informou o secretário da Seplan, Rafael Fraia.
Indústria roraimense ocupa quarta maior variação no setor ao nível nacional
Na sequência, outro setor que chama atenção na trajetória ascendente da geração de empregos esse ano é a indústria, que já ocupa a quarta maior variação de estoque do setor no Brasil.
“Esses recordes que Roraima vem alcançando demonstram um trabalho coletivo do governo e setor privado. É mais uma prova de que quando todos se unem com um objetivo comum, os resultados aparecem. Com um ambiente de negócios cada vez mais favorável, incentivos à inovação e investimentos em infraestrutura, criamos as condições necessárias para que mais empresas se instalem, cresçam e gerem novos postos de trabalho, acrescentou o secretário da Seplan.