Polícia Federal inaugura novo posto de emissão de passaportes no aeroporto de Sorocaba


Inauguração acontecerá na próxima segunda-feira (23). Segundo a Rede Voa, que administra o local, o posto de emissão é parte do projeto de internacionalização do aeroporto. Terminal de passageiros do aeroporto de Sorocaba (SP) passa por reforma pare receber posto de emissão de passaporte
Marcel Scinocca/g1
A Polícia Federal (PF) inaugura, na segunda-feira (23), o novo posto de emissão de passaportes no aeroporto de Sorocaba (SP). O posto do Shopping Iguatemi, na zona sul da cidade, continua funcionando.
De acordo com a PF, a atuação da instituição no Aeroporto Estadual Bertram Luiz Leupolz, neste momento, será somente relativa à emissão de passaportes. Ao menos um servidor atuará no local, atendendo demandas relacionadas ao serviço.
Conforme a Rede Voa, administradora do aeroporto, a inauguração é uma das etapas do projeto de adequação e revitalização do local, que visa melhorar a infraestrutura e promover um melhor conforto aos passageiros. Além disso, o posto é parte do processo de internacionalização para a manutenção de aeronaves.
A concessionária também afirma que, até 2028, o investimento total previsto nas obras do sítio aeroportuário chegará em R$ 6,6 milhões. “Estamos no processo final junto aos órgãos federais para internacionalização, onde algumas medidas adicionais de proteção se fizeram necessárias”, reitera Marcel Moure, CEO da empresa.
Terminal do aeroporto de Sorocaba (SP) está em obras para receber posto de emissão de passaporte
VOA/Divulgação
Atualmente, ainda conforme a VOA, além da aquisição de bens e equipamentos exigidos pelo contrato de concessão, está em andamento uma obra para demarcar a área aeroportuária. Essa obra é alvo de polêmica e já foi mostrada pelo g1.
A administradora alega que o trabalho está em conformidade com o Plano de Exploração Aeroportuária, anexo ao contrato de concessão. “Essa intervenção visa separar a área do sítio aeroportuário da área particular adjacente ao Aeroporto Bertram Luiz Leupolz, a fim de que seja garantida a internacionalização”, garante.
Sobre a internacionalização, a PF afirmou que o processo está nas tratativas, “mas por hora, teremos somente o funcionamento do posto de emissão de passaportes”.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.