Esse foi o segundo encontro da série de debates realizados pelo g1. Participaram os candidatos Dani Dias (Republicanos), Fábio Selles (PT), Júnior Filippo (PSD), Régis Yasumura (PL) e Thales Gayean (PSOL). Candidatos à Prefeitura de Guaratinguetá no estúdio da TV Vanguarda para debate ao vivo no g1
Léo Nicolini/g1
Os candidatos à Prefeitura de Guaratinguetá, Dani Dias (Republicanos), Fábio Selles (PT), Júnior Filippo (PSD), Régis Yasumura (PL) e Thales Gayean (PSOL) participaram do debate realizado pelo g1 da Vanguarda na tarde desta terça-feira (10).
Com transmissão ao vivo, o encontro teve cinco blocos e 1h30 de duração. O debate foi mediado pela apresentadora Talita França, da TV Vanguarda.
Seguindo a lei eleitoral, foram convidados os candidatos de partidos com representação no Congresso Nacional de, no mínimo, cinco parlamentares. Representantes destes partidos estiveram na sede da Rede Vanguarda, em São José dos Campos, manifestaram interesse em participar do debate e assinaram um termo em que concordam com as regras.
Ao todo, foram convidados os cinco candidatos à prefeitura e todos estiveram presentes para o debate. Assista a íntegra do debate:
Debate g1 Guaratinguetá – Íntegra
O debate foi dividido em cinco blocos:
Primeiro bloco: candidatos responderam perguntas com tema determinado;
Segundo bloco: candidatos responderam perguntas com temas livres;
Terceiro bloco: candidatos responderam perguntas com tema determinado;
Quarto bloco: candidatos responderam perguntas com temas livres;
Quinto bloco: candidatos fizeram suas considerações finais.
Debate g1 Guaratinguetá – Parte 1
🎙 Primeiro bloco
Candidato Thales Gayean (PSOL) pergunta ao candidato Régis Yasumura (PL) no primeiro bloco.
Reprodução/TV Vanguarda
🔁 Thales Gayean (PSOL) perguntou para Régis Yasumura (PL): o tema foi sorteado e o candidato questionou o oponente sobre mobilidade.
Régis Yasumura (PL) relembrou que no passado o transporte público estava sem contrato, funcionando através de aditivos e afirmou que é necessário fazer uma revisão contratual, fazer pagamento à empresa de ônibus por km rodado, fazer micro-ônibus para linhas menores, entre outras propostas para a mobilidade.
Thales Gayean (PSOL) afirmou que é necessário fazer uma auditoria, com uma lupa no contrato. Destacou a importância da tarifa zero, além de mais vans e ciclovias, para atender a cidade com acessibilidade.
Candidato Régis Yasumura (PL) faz pergunta para candidata Dani Dias (Republicanos) no primeiro bloco.
Reprodução/TV Vanguarda
🔁 Régis Yasumura (PL) perguntou para Dani Dias (Republicanos): o tema foi sorteado e o candidato questionou a oponente sobre propostas para o meio ambiente.
Dani Dias (Republicanos) relembrou situações de desastres ambientais e queimadas que atingiram a cidade e afirmou que o município não tem plano de prevenção de combate às enchentes. Afirmou que é necessário ter um plano efetivo de combate às enchentes e alagamentos para evitar desastres ambientais. Prometeu que, se eleita, vai ampliar a coleta seletiva nos bairros de 70% para 100% e aumentar atividades do ‘cata bagulho’.
Régis Yasumura (PL) rebateu a adversária, afirmando que a Defesa Civil tem plano de contingência e que na chuva atípica que a cidade teve, usaram o complexo esportivo do Pedregulho para receber as famílias.
Candidata Dani Dias (Republicanos) pergunta ao candidato Fábio Selles (PT) no primeiro bloco.
Reprodução/TV Vanguarda
🔁 Dani Dias (Republicanos) perguntou para Fábio Selles (PT) quais são as propostas dele para o meio ambiente, tema sorteado para a rodada.
Fábio Selles (PT) disse que a cidade está muito atrasada nessa gestão ambiental, não tem plano de resiliência à mudança climática, plano de gestão de resíduos sólidos, precisa mapear as áreas de risco no Tamandaré, no Coelho Neto, Beira Rio, e tirar a pessoas dessas áreas de risco. Sobre as propostas para os pets, o candidato disse que quer fazer um censo da população animal, para então criar um programa de controle da população animal como questão de saúde pública, relacionados à secretaria de saúde.
Dani Dias (Republicanos) destacou o atendimento da clínica animal em Guará, disse que quer ampliar o serviço para a causa animal, criando a UPA pet, ampliando as castrações, fazendo mutirão de vacinação, além de fortalecer o trabalho das ONGs.
Candidato Fábio Selles (PT) pergunta ao candidato Júnior Filippo (PSD) no primeiro bloco.
Reprodução/TV Vanguarda
🔁 Fábio Selles (PT) questionou Júnior Filippo (PSD) sobre as propostas que possui para a área da saúde, especialmente destacando a importância do programa ‘Mais Médicos’.
Júnior Filippo (PSD) disse que a prioridade dele é a atenção primária e secundária. Com o objetivo de que isso seja alcançado, ele pretende, se eleito, fazer com que três unidades básicas de saúde funcionem até às 22h, implantar uma UPA no Jardim do Vale, quer ampliar as equipes de saúde da família, ampliando também o acesso a especialidades médicas e fazer mutirões de consultas contratando na iniciativa privada e, por fim, investir em telemedicina.
Fábio Selles (PT) afirmou que Guará tem poucos médicos do programa Mais Médicos e que ele, se eleito, vai estreitar a relação com Lula e trazer benefícios para a cidade.
Candidato Júnior Filippo (PSD) pergunta ao candidato Thales Gayean (PSOL) no primeiro bloco.
Reprodução/TV Vanguarda
🔁 Júnior Filippo (PSD) questionou Thales Gayean (PSOL) sobre as propostas que possui para a área da educação.
Thales Gayean (PSOL) afirmou que quer colocar um servidor da educação que conheça o chão da sala de aula para gerir a educação, fortalecer os equipamentos, disse que enquanto se discute escolas cívicos-militares, deixa de se investir no servidor, de ter equipamento adequado nas escolas. O candidato disse que falta papel higiênico nas escolas, que as salas possuem ventiladores quebrados, entre outros apontamentos.
Júnior Filippo (PSD) afirmou que, se eleito, fará uma mudança total no comando da secretaria, mas chamou os telespectadores para acompanhar uma live nas redes sociais na qual detalhará suas propostas. Finalizou dizendo que tem a educação como prioridade.
Debate g1 Guaratinguetá – Parte 2
🎙 Segundo bloco
Régis Yasumura (PL) questionou Júnior Filippo (PSD) no segundo bloco.
Reprodução/TV Vanguarda
🔁 Régis Yasumura (PL) questionou Júnior Filippo (PSD) sobre as propostas que possui para atender a causa animal.
Júnior Filippo (PSD) afirmou que a causa animal faz parte da causa de meio ambiente, que na gestão dele a cidade tinha um lixão a céu aberto e que ele transformou o lixão em um parque ambiental. Disse que, se eleito, quer avançar com o programa pet feliz, para fazer que funcione bem, com tratamento diferenciado para tutores de animais de rua, realizando feiras de adoção animal, entre outras propostas.
Régis Yasumura (PL) aproveitou o espaço de fala para homenagear protetores de animais e destacou que a clínica animal tem local para levar o pet e que é viável um hospital veterinário na cidade, que é algo que ele quer implantar na cidade.
Candidata Dani Dias (Republicanos) pergunta ao candidato Régis Yasumura (PL) no segundo bloco.
Reprodução/TV Vanguarda
🔁 Dani Dias (Republicanos) perguntou se o candidato Régis Yasumura (PL) é de direita ou de esquerda.
Régis Yasumura (PL) disse que hoje tem os valores cristãos, da defesa da vida, os valores dele são Deus, pátria, família e liberdade. Disse que é de direita, contra ideologias de gênero, contra o aborto, contra banheiro unissex nas escolas, erotização das crianças. Destacou que é do partido do ex-presidente Bolsonaro, o qual ele defende. Finalizou afirmando que é conservador.
Dani Dias (Republicanos) afirmou que foi convidada pelo governador Tarcísio de Freitas para fazer parte do partido Republicanos e que Tarcísio deixou o Republicanos com ela, ao invés de deixar com Régis. A candidata destacou que já era de um partido de direita e que o adversário estava fazendo fake news.
Candidato Fábio Selles (PT) faz pergunta para candidato Dani Dias (Republicanos) no segundo bloco.
Reprodução/TV Vanguarda
🔁 Fábio Selles (PT) questionou a candidata Dani Dias (Republicanos) sobre como os eleitores poderiam acreditar na candidatura dela, se ela era um continuísmo de um governo.
Dani Dias (Republicanos) rebateu dizendo que não, que ela era uma cara nova para Guará e destacou que o fato de pessoas mais velhas e experientes estarem apoiando ela demonstra credibilidade, ela se sente orgulhosa e lisonjeada. A candidata disse que vai renovar de verdade e representa uma nova política.
Fábio Selles (PT) afirmou que a cidade precisa de uma renovação, que bastava dos mesmo candidatos, pediu o fim do continuísmo e disse que se a cidade continuar assim, Lorena e Aparecida iriam superar Guará. Por fim, destacou que é do partido do presidente Lula (PT) e que com apoio do governo federal quer tornar a cidade mais bonita e mais segura.
Candidato Júnior Filippo (PSD) pergunta ao candidato Thales Gayean (PSOL) no segundo bloco.
Reprodução/TV Vanguarda
🔁 Júnior Filippo (PSD) questionou o oponente Thales Gayean (PSOL) sobre quais novas obras viárias ele acha que são necessária para melhorar a mobilidade em Guará.
Thales Gayean (PSOL) disse que vai continuar interligando as cidades, para desafogar o trânsito, fomentando transportes públicos, colocar mais ônibus e vans, fazer implantação de ciclovias, com um projeto urbanístico, equilibrando meio ambiente e promovendo o desenvolvimento econômico, com o transporte público fortalecido.
Júnior Filippo (PSD) disse que com a experiência de quem já fez, vai trazer grandes obras viárias em pacotes de R$ 25 mi, para fazer o trânsito fluir na cidade, com uma nova entrada do Tamandaré, novo acesso, tirando trânsito pesado e completando o sistema viário Mário Covas.
Candidato Thales Gayean (PSOL) pergunta ao candidato Fábio Selles (PT) no segundo bloco.
Reprodução/TV Vanguarda
🔁 Thales Gayean (PSOL) questionou Fábio Selles (PT) sobre suas propostas para os conselhos municipais e mecanismos de participação popular no governo.
Fábio Selles (PT) destacou que uma das características do PT é a democracia, participação popular, que ele vai mudar a composição dos conselhos municipais, para que a população tenha poder de interferir na administração pública, que pretende criar uma casa dos conselhos, para que todos, inclusive os que têm alguma dificuldade, possam participar. Disse também que quer um orçamento participativo, com assembleia para que cada bairro fale suas necessidades.
Thales Gayean (PSOL) destacou que não quer um cheque em branco para governar a cidade, quer participação efetiva da população e o governante tem que ser cobrado, independente de ideologia.
Debate g1 Guaratinguetá – Parte 3
🎙 Terceiro bloco
Candidata Dani Dias (Republicanos) pergunta ao candidato Júnior Filippo (PSD) no terceiro bloco.
Reprodução/TV Vanguarda
🔁 Dani Dias (Republicanos) questionou Júnior Filippo (PSD) sobre as propostas que possui para o desenvolvimento econômico do centro de Guará.
Júnior Filippo (PSD) disse que desenvolvimento é uma marca do governo dele, relembrou a abertura de um shopping center, uma fábrica de vidros, entre outras empresas. Ele disse que as pessoa sentiram o crescimento da cidade no governo dele e que é hora de voltar a crescer. Como propostas estão a criação de um distrito criativo, a diminuição de tributos municipais, reforço na segurança pública, por exemplo.
Dani Dias (Republicanos) disse que, se eleita, vai valorizar o centro da cidade, tirar a prefeitura do pagamento altíssimo de alugueis – que segundo a candidata gasta quase R$ 4 milhões por ano – e criar a guarda municipal para levar segurança para o centro.
Candidato Fábio Selles (PT) pergunta ao candidato Régis Yasumura (PL) no terceiro bloco.
Reprodução/TV Vanguarda
🔁 Fábio Selles (PT) questionou Régis Yasumura (PL) sobre as propostas que possui para a economia da cidade.
Régis Yasumura (PL) disse que Guaratinguetá está no ranking de empregabilidade, defendeu a criação de novos empregos, gerando mais contratações na cidade e afirmou que o desenvolvimento de Guará também passa pelo turismo religioso, falou sobre a importância do Santuário Frei Galvão, que ajuda a manter o turismo na cidade.
Fábio Selles (PT) defendeu Lula, disse que é falta de perspectivas as críticas feitas ao presidente e destacou que é importante colocar o povo no orçamento.
Candidato Júnior Filippo (PSD) faz pergunta para candidata Dani Dias (Republicanos) no terceiro bloco.
Reprodução/TV Vanguarda
🔁 Júnior Filippo (PSD) questionou Dani Dias (Republicanos) sobre as propostas para a segurança pública e a possível criação da guarda municipal.
Dani Dias (Republicanos) disse que segurança não é gasto, é investimento. Ela defendeu a implementação de uma guarda municipal na cidade, disse que se a cidade enxugar os gastos com aluguéis, consegue investir em segurança, reduzindo roubo, assaltos e os moradores dormirem sossegados.
Júnior Filippo (PSD) disse que não dá para criar uma guarda municipal, pois não cabe nos cofres públicos. Ele planeja montar a guarda através da atividade delegada, dobrar o efetivo da PM, que são duas viaturas com dois homens em cada viatura, para dar uma ‘injeção na veia’ da segurança de imediato.
Candidato Thales Gayean (PSOL) pergunta ao candidato Fábio Selles (PT) no terceiro bloco.
Reprodução/TV Vanguarda
🔁 Thales Gayean (PSOL) questionou Fábio Selles (PT) sobre as propostas para a mobilidade.
Fábio Selles (PT) afirmou que é preciso fazer um plano municipal de transporte urbano, reestudar contratos, os trajetos, aumentar o transporte de ônibus, fazer bicicletário e banheiro, calçadas do município adequadas para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida poderem andar, entre outras propostas.
Thales Gayean (PSOL) afirmou que está sucateado o transporte público, com problema de acessibilidade, falta transporte alternativo, e que é preciso fazer mudanças, com respeito e atenção com essa população que mais precisa.
Candidato Régis Yasumura (PL) pergunta ao candidato Thales Gayean (PSOL) no terceiro bloco.
Reprodução/TV Vanguarda
🔁Régis Yasumura (PL) questionou Thales Gayean (PSOL) sobre as propostas que possui para a habitação.
Thales Gayean (PSOL) disse que é fundamental olhar para a moradia social, alegou que a cidade está vitimada pela especulação imobiliária, enquanto a moradia social de qualidade está sendo deixada de lado, defendeu mutirões, com o programa “Minha Casa, Minha Vida” e um planejamento grande para atender efetivamente a população que vive em área de risco biológico e que precisa ser realocada.
Régis Yasumura (PL) também destacou a importância do programa “Minha Casa, Minha Vida” e afirmou que teve loteamentos aprovados na gestão dele e criou um modelo próprio de regularização fundiária.
Debate g1 Guaratinguetá – Parte 4
🎙 Quarto bloco
Candidato Fábio Selles (PT) pergunta ao candidato Régis Yasumura (PL) no quarto bloco.
Reprodução/TV Vanguarda
🔁 Fábio Selles (PT) questionou Régis Yasumura (PL) sobre as propostas que possui para a educação.
Régis Yasumura (PL) defendeu uma mudança geral na secretaria de educação, mudança drástica, falou sobre a educação midiática e interativa que realizam, com a parte lúdica da educação. Por fim, disse que o Ideb mostra que a cidade está no caminho certo.
Fábio Selles (PT) disse que o confisco vai prejudicar a educação de Guará e que, ao contrário de Tarcísio, o governo Lula criou o programa pé-de-meia e que ele vai implantar o programa pé-de-meia municipal para evitar a evasão escolar na cidade.
Candidato Júnior Filippo (PSD) faz pergunta para candidata Dani Dias (Republicanos) no quarto bloco.
Reprodução/TV Vanguarda
🔁 Júnior Filippo (PSD) questionou Dani Dias (Republicanos) sobre propostas em relação à gestão patrimonial.
Dani Dias (Republicanos) criticou a pergunta e também uma fala que o candidato fez afirmando que ela tem memória volátil. Dani destacou as qualificações que possui, sua formação e também o trabalho como jornalista que já realizou.
Júnior Filippo (PSD) disse que a pergunta sobre bens semoventes é sobre os bens móveis, como animais e cavalos, que a cidade não tem. Com relação ao patrimônio, prometeu criar um fundo de investimentos.
Candidato Thales Gayean (PSOL) pergunta ao candidato Júnior Filippo (PSD) no quarto bloco.
Reprodução/TV Vanguarda
🔁 Thales Gayean (PSOL) questionou Júnior Filippo (PSD) sobre como o candidato pretende diminuir a violência contra mulheres e contra a população LGBT+.
Júnior Filippo (PSD) disse que é preciso ter uma política pública desenvolvida, focada nessa população, não só para essa comunidade, mas para toda a população. Disse que quer criar um espaço médico para mulheres passarem por ginecologista, mastologista, clínicas e exames de imagem, com tratamento diferenciado para a mulher, não só na área da saúde, mas cultural, para atender toda a população.
Thales Gayean (PSOL) disse que defende, além de uma atenção específica, uma paridade de gênero na gestão pública, políticas públicas, planos de igualdade racial, de gênero e da população LGBT+
Candidato Régis Yasumura (PL) pergunta ao candidato Fábio Selles (PT) no quarto bloco.
Reprodução/TV Vanguarda
🔁 Régis Yasumura (PL) questionou Fábio Selles (PT) sobre pavimentação e propostas para infraestrutura.
Fábio Selles (PT) disse que quer melhorar o serviço público de forma geral, citou problemas de pavimentação ruim na cidade e disse que necessário avançar na pavimentação onde não tem, mas pra fazer bem feito e fazer uma vez só, e que isso vai ajudar a economizar muito dinheiro.
Régis Yasumura (PL) citou ruas onde a gestão fez pavimentação na cidade.
Candidata Dani Dias (Republicanos) pergunta ao candidato Thales Gayean (PSOL) no quarto bloco.
Reprodução/TV Vanguarda
🔁 Dani Dias (Republicanos) questionou Thales Gayean (PSOL) sobre propostas para o turismo de Guará.
Thales Gayean (PSOL) disse que vai fazer investimento no setor de cultura e turismo, ampliar investimento, promover a preservação do patrimônio histórico, requalificar os equipamentos culturais, desenvolvimento de rotas turísticas, escolas de samba, criar rota do samba, entre outras ações. Ele disse que a cidade tem um potencial no turismo religioso, histórico e cultural, gastronômico, sempre em defesa do meio ambiente.
Dani Dias (Republicanos) disse que turismo e cultura andam juntos, que quer implantar o museu do carnaval, que é uma memória riquíssima e essa memória precisa ser preservada. Ela falou também que quer fazer um city tour, usar guias turísticos para criar um roteiro que vai percorrer toda a cidade.
Debate g1 Guaratinguetá – Parte 5
🎙 Quinto bloco
No quinto bloco, os cinco candidatos que participaram do debate tiveram um minuto para fazer suas considerações finais. A ordem de fala foi determinada por sorteio.
Veja o que cada um disse:
Candidato Thales Gayean (PSOL) faz suas considerações finais no quinto bloco.
Reprodução/TV Vanguarda
Thales Gayean, PSOL
“Eu sou Thales, sou historiador, trabalhador da cultura e o mais jovem a concorrer a Prefeitura de Guaratinguetá. Sou do PSOL, partido necessário, e eu e meu partido estivemos nas lutas mais fundamentais dessa cidade nos últimos anos. Da luta feminista, luta por educação, pela cultura e na pandemia na luta por vacinas e auxilio para a população. Eu represento um projeto coletivo para essa cidade, meu compromisso é com serviço público de qualidade, pela valorização do servidor, médicos nos postos de saúde, creche para mãe trabalhadora, atendendo a todos e especialmente por quem mais precisa. Trazer a verdadeira mudança nessa cidade que hoje sofre pelo revezamento dos mesmos grupos políticos. Estou preparado para ser prefeito dessa cidade junto com a população, para mudar Guaratinguetá, vote 50. Destaco como fundamental a participação popular,a participação popular não é só no dia da urna, é estar presente e cobrar”, disse Thales.
Candidato Régis Yasumura (PL) faz suas considerações finais no quinto bloco.
Reprodução/TV Vanguarda
Régis Yasumura, PL
“Quero agradecer primeiramente a Deus, minha esposa Danubia, meus quatro filhos. São 12 anos na gestão pública. Agradeço ao prefeito Soliva ao acreditar no Régis, agradeço ao meu partido PL, ao presidente Bolsonaro. Quero dizer que estamos preparados e vamos revolucionar Guaratinguetá. Fizemos muito nesses oito anos, mas tem muita coisa para fazer ainda. Hoje, tenho a humildade para pedir o seu apoio. Se você quer que Guaratinguetá continue se desenvolvendo, vote 22”, disse o candidato Régis.
Candidata Dani Dias (Republicanos) faz suas considerações finais no quinto bloco.
Reprodução/TV Vanguarda
Dani Dias, Republicanos
“Você família, você cidadão de Guaratinguetá que tem abraçado a nossa campanha, você eu quero abraçar. Guaratinguetá não pode retroceder. Guaratinguetá não pode voltar ao passado, como disse aqui o candidato, quem deu a sua contribuição, deixou a sua contribuição. Agora é um novo momento, um novo tempo. Quantas pessoas capacitadas, dedicadas, cidadãos que querem deixar a sua contribuição, que querem a oportunidade de governar Guaratinguetá. Alguns candidatos querem me desmerecer, até pelo fato de eu ser mulher. Mas as suas críticas só reforçam que eles estão presos em um passado em que a política era dominada por um só grupo. Vote 10.”, disse a candidata Dani.
Candidato Fábio Selles (PT) faz suas considerações finais no quinto bloco.
Reprodução/TV Vanguarda
Fábio Selles, PT
“Quero agradecer ao g1, Talita e funcionários. Quero dizer que sou o candidato do presidente Lula, que já mandou 300 milhões para Guaratinguetá só esse ano. A economia está bombando do jeito que tá, e com Fábio na Prefeitura vai bombar muito mais. Então se você quer mais médicos no seu bairro, vote 13. Se quer mais emprego, mais segurança, vote 13 e vote também em nossos candidatos a vereadores. Se você quer votar nos mesmos, nada vai mudar. Para mudar de verdade vote 13, Fabio Selles e Lucia Helena são os candidatos do presidente Lula em Guaratinguetá. Vote sem medo de ser feliz”, disse o candidato Fábio.
Candidato Júnior Filippo (PSD) faz suas considerações finais no quinto bloco.
Reprodução/TV Vanguarda
Junior Filippo, PSD
“Quero agradecer e cumprimentar toda população de Guaratinguetá. Dizer a alegria que tenho em estar nesse pleito eleitoral. E tendo ao meu lado o vice Bruno Santos, é uma alegria muito grande estarmos juntos nessa empreitada. Dizer a todos vocês que estamos vivendo um momento especial da vida da cidade, o momento que iremos escolher o chefe do poder executivo, aquele que terá responsabilidade de conduzir os destinos da maior empregadora da cidade, e mais que isso, que terá a responsabilidade de conduzir as políticas públicas pelos próximos quatro anos. Há necessidade de ter um gestor com experiência, com bagagem, com vivência para enfrentar os problemas que a cidade tem, e eu me sinto preparado, motivado para voltar a comandar Guaratinguetá, por isso quero pedir o seu apoio, no próximo 6 de outubro é 55, Junior Filippo prefeito de Guará”, disse o candidato Júnior.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina