Wellington promete devolver dinheiro de multas de trânsito e diz que falta planejamento na Prefeitura de São Luís


Candidato do Novo também falou sobre educação, segurança pública, transporte, dentre outros temas. Confira a entrevista na íntegra. Wellington do Curso, em entrevista ao Bom Dia Mirante
Reprodução/TV Mirante
O Bom Dia Mirante realiza entrevistas com os candidatos à Prefeitura de São Luís. Nesta terça-feira (17), o entrevistado foi Wellington do Curso, do Novo.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Wellington tem 53 anos, é natural de Teresina (PI), e possui formação como professor. O político também é empresário na área de cursinhos preparatórios para concursos, seletivos e ENEM. Anteriormente, Wellington foi militar nas forças armadas, servindo como sargento. Atualmente, é deputado estadual no terceiro mandato.
Esta é a segunda vez que Wellington disputa o cargo de prefeito de São Luís. Em 2016, quando estava no PP, ficou em terceiro lugar e não chegou ao segundo turno.
Durante a entrevista a Clóvis Cabalau, Vanessa Fonseca e Carla Lima, o candidato falou sobre transporte público, educação, segurança, dentre outros temas. Confira abaixo a entrevista em vídeo e em texto:
Wellington do Curso, candidato a prefeito de São Luís, é entrevistado no Bom Dia Mirante
Pergunta: Em suas propostas de governo, o senhor fala na aproximação da administração pública com entidades de proteção animal, são ongs, pelo que entendi. O que você quis dizer realmente com isso?
– Eu sou um dos primeiros a defender os animais. Na campanha de 2016, eu fui candidato à Prefeitura de São Luís e fiquei em terceiro lugar com mais de 100 mil votos limpos, votos honestos. Já tinha no meu plano de governo, minhas propostas, a criação de um hospital público veterinário. Como deputado estadual, já solicitei a criação de um hospital em Imperatriz e em São Luís, então eu tenho a defesa dos animais como pauta. Os animais não falam, mas têm direitos. Muitos dos cuidadores, que defendem os animais, não têm o amparo da prefeitura, do governo do estado, e a gente precisa fazer políticas públicas também com eles. Por exemplo, o Hospital Veterinário foi construído sem planejamento na área da região do Itaqui-Bacanga e ficou descoberto todas as áreas. Como proposta para uma São Luís Melhor, nós vamos fazer com que essas ações do Hospital Veterinário possa penetrar, possa ir para os bairros, para que possa atender mais pessoas que não têm condições de sair da Cidade Operária, da Cidade Olímpica, e levar o seu doguinho, o seu gato para a região do Itaqui-Bacanga.
Pergunta: O senhor propõe a integração das forças de segurança. Como vai se dar essa integração considerando que, a priori, segurança pública é uma competência do Estado?
– Eu sou especialista em segurança pública, sou o melhor candidato à Prefeitura de São Luís, por isso que eu peço seu voto limpo, voto consciente no Wellington 30. São Luís precisa de um prefeito que tenha pulso, que tenha atitude. Todos nós sabemos que a segurança pública é responsabilidade do Estado, mas a segurança pública municipal, que é a casa da Prefeitura de São Luís, ela precisa ter um apoio maior, uma atenção maior, por parte da prefeitura, por exemplo, a Guarda Municipal. Nós vamos valorizar a Guarda Municipal, melhorando os salários. Nós vamos chamar todos os aprovados do concurso e realizar um novo concurso para a Guarda Municipal. Precisamos também de um centro de integração de Polícia Militar, Polícia Civil, agentes de trânsito, para monitorar não só o trânsito, mas também a cidade. Além disso, precisamos tratar a segurança pública com a Região Metropolitana de São Luís porque nós temos quatro municípios. É inadmissível que temos uma ilha, uma única entrada, única saída, com esse tanto de marginal, tando de facção, o tanto de bandido. Então nós, como prefeito de São Luís, vamos dar atenção à segurança pública e principalmente valorizar a Guarda Municipal.
Pergunta: Candidato, o senhor fala ainda nessa área de segurança pública de vídeomonitoramento. Vídeomonitoramento em escolas, unidades de saúde, terminais de integração. A gente sabe que esse tipo de serviço é caro para instalar e caro para manter também. Tem condições de espalhar vídeomonitoramento assim por tantos locais?
– A atual gestão tem tecnologia não para facilitar a vida do cidadão, não para fazer monitoramento. Ela tem tecnologia para prejudicar o cidadão, para tirar o dinheiro do bolso do cidadão. Esse que tem acontecido. A atual gestão já arrecadou mais de 10 milhões de reais com multas irregulares. Em 2022 foi 1,4 milhão, em 2023 5,3 milhões e 800 e agora em 2024, nem termina o ano, já são 5,4 milhões. Ou seja, multas irregulares, e não sou eu que digo isso. A Justiça do Maranhão já determinou isso e também o Contran. O que nós vamos fazer, a partir de 1º de janeiro, como prefeito de São Luís? Eu vou devolver todo o dinheiro das multas que foram aplicadas irregularmente e ilegalmente em São Luís. Há possibilidade de fazer mais investimento? Sim, a Prefeitura já teve um superávit de mais de 380 milhões e o que falta na verdade é a aplicação desse dinheiro público para facilitar a vida do cidadão. Vou repetir, a Prefeitura tem tecnologia para prejudicar o cidadão, mas não tem tecnologia para facilitar a vida do cidadão.
Pergunta: Sobre o passe livre estudantil. É um ponto defendido pela maioria dos candidatos, ontem alguns deles assinaram a carta compromisso com plebiscito, já os empresários do transporte dizem que essa possibilidade de gratuidade está além do contrato, aquém das possibilidades. Qual a sua posição sobre isso? É possível oferecer essa gratuidade para todos os estudantes, só para rede pública? Como é que ficaria isso no seu mandato?
– Essa pergunta é muito importante porque sou oriundo da pobreza, da dificuldade, eu conheço essa realidade. Eu andei de ônibus e eu passava dificuldade para entrar no ônibus. Eu não tinha dinheiro para pagar a passagem para ir para a escola e eu tentava passar por baixo da catraca, descer por trás, então eu conheço essa realidade. Tem um assunto que é muito caro para mim. Na minha proposta como prefeito de 2016, nós colocamos o nosso plano de governo e nós vamos ter um estudo de viabilidade técnica para a implantação do passo livre estudantil, porque é necessidade de ter a origem do recurso. Como é que nós vamos bancar isso? Como é que a prefeitura vai fazer isso? É uma discussão que vamos fazer com responsabilidade para que possamos ajudar as nossas crianças e adolescentes. Mas o importante é que a prefeitura também tenha recurso para fazer o transporte escolar. Então precisamos melhorar essas atividades. Inclusive ontem, várias denúncias de que os motoristas do transporte escolar estão com o salário atrasado. Nós temos aí informações também de quem está trabalhando terceirizado na saúde com o salário atrasado. Então o que falta na Prefeitura de São Luís é planejamento, falta transparência da gestão e é possível implantar o passe livre estudantil? Nós vamos fazer um estudo de viabilidade técnica para implantação do passe.
Pergunta: São Luís é uma cidade que cresceu e cresce desordenadamente. O senhor propõe a instalação de ciclofaixa, ciclovias. É possível instalar esse espaço de uma forma ordenada e os bairros da periferia podem ser alcançados também, contemplados?
– O que falta na prefeitura, eu já falei, vou repetir, falta de planejamento e transparência. Quando a prefeitura faz um projeto inicial, consta ciclovia, consta ciclofaixa. Na hora que a entrega para a população, não tem. Como estão fazendo agora no São Francisco. Você tem começo e não tem fim, não vai para lugar nenhum. Nós temos que nos preocupar com as ciclovias, ciclofaixas, não só para quem faz aquele rolê, não só para quem está utilizando como esporte no final de semana, mas principalmente o pai de família, aquele cidadão que utiliza a bicicleta, sai de casa 4, 5 horas da manhã com a sua marmita, com o seu bandeco na garupa e volta para casa no final da tarde, no começo da noite. Nós temos que ter ciclovias, ciclofaixas, mas com meio de transporte que possa facilitar a vida da população.
Pergunta: Uma outra proposta sua é ‘adote um ponto de ônibus’, que seria a iniciativa privada tomando conta desses pontos de ônibus. Como funcionaria isso?
– Eu preciso ser candidato à Prefeitura de São Luís, eu tenho solução para os problemas de São Luís. Vou dar um exemplo, próximo ao curso Wellington tem uma parada que está totalmente deteriorada. O curso Wellington por exemplo, com uma empresa privada, podia cuidar dessa parada, inclusive colocando para que pessoas pudessem desenvolver atividades nela. Uma das maiores prioridades da minha gestão com a Prefeitura de São Luís é cuidar da educação, transformar a vida das pessoas por meio da educação, e gerar emprego e renda. Então há possibilidade de ter algum tipo de venda. Isso é possível? É possível. Por isso nós vamos também fazer uma reforma em cinco terminais de integração e construir mais o Terminal de Integração na região do Itaqui-Bacanga.
Pergunta: Candidato, o senhor fala, não só o senhor, mas a maioria dos candidatos que por aqui já passaram, falam sempre em escola em tempo integral. A gente sabe que as escolas municipais são lotadas de manhã, são lotadas no contraturno também. Como fazer, na sua gestão, caso seja eleito, escolas em tempo integral realmente em São Luís?
– Gestões anteriores, desde a época de Tadeu Palácio, de Castelo, de Edivaldo e de Braide, nunca deram atenção à educação. Educação é muito especial para mim, é muito caro para mim. Eu fui resgatado pela educação, eu fui alfabetizado aos 10 anos de idade e hoje sou empresário de sucesso, sou professor reconhecido, sou o melhor deputado da Assembleia Legislativa. Deputado atuante, eu fui resgatado pela educação e é por isso que a educação vai ser prioridade. Nós vamos construir no mínimo 20 creches, nós vamos construir novas escolas. A atual gestão não construiu nenhuma escola, manipulando informação, enganando a população, dizendo que tem novas escolas. Nenhuma escola é nova, as escolas são reformadas. Novo hospital da criança, o hospital não é novo, ele foi reformado. Novo hospital Socorrão, não é um novo hospital, ele está sendo reformado. Então, precisamos construir novas escolas, construir novas creches, só para você ver o absurdo. Nós temos 20 mil crianças de 0 a 3 anos e 40% dessas crianças estão fora de sala de aula. Isso é um crime. Somente 10% dessas crianças estão assistidas pelas creches da prefeitura. 30% estão nas escolas comunitárias. Então é preciso tratar a educação com seriedade, com responsabilidade e é por isso que vamos construir creches, construir novas escolas e realizar concurso público. Prefeito Eduardo Braide não é bonzinho porque vai fazer concurso agora para 600 vagas. Só está fazendo isso porque a justiça está determinando que ele faça concurso. Eu vou fazer um novo concurso para professor, para pedagogo, cuidador, para todas as áreas da educação. Educação vai ser prioridade e geração de emprego e renda. É por isso que eu sou candidato a prefeito de São Luís e sou o melhor candidato para São Luís.
Candidato, um minuto para suas considerações finais
– Como não tenho tempo de televisão, quero agradecer ao sistema Mirante pela oportunidade democrática em poder apresentar as minhas propostas. Você está diante do próximo prefeito de São Luís e eu preciso de você. São Luís precisa de mim, precisa de você. Nós precisamos fazer com que São Luís possa avançar. Hoje estamos debatendo aqui, discutindo aqui, o básico. São Luís não avançou. Precisamos fazer com que São Luís avance, precisamos corrigir os problemas crônicos do passado, debatidos nas eleições há 12 anos, há 8 anos, há 4 anos e nada mudou. São Luís precisa de um prefeito de verdade, não prefeito da propaganda enganosa, e é por isso que eu sou candidato a prefeito de São Luís. Tenho as melhores propostas, não tenho tempo de televisão e preciso de você, do voto limpo, do voto consciente. Quero falar com você que não consegue marcar uma consulta, não consegue marcar o exame, não consegue fazer a cirurgia, você que não consegue vaga para o seu filho, você que anda nos ônibus lotados, nessas latas de sardinha. Eu sou o melhor candidato a prefeito de São Luís, vou solucionar os problemas da cidade. Vote limpo, vote consciente, faz o W, o Wellington 30.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.