Associação de Combate ao Câncer inaugura Núcleo de Estudo e Pesquisa em Divinópolis


O objetivo do espaço é promover e coordenar pesquisas voltadas para o estudo do câncer. Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas (Acom)
Acom/Divulgação
A Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas (Acom) inaugurou na segunda-feira (9), em Divinópolis, o Núcleo de Estudo e Pesquisa (NEP).
O objetivo é promover e coordenar pesquisas voltadas para o estudo do câncer. O NEP se dedicará a buscar novas abordagens para a prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos diferentes tipos de câncer.
🔔Receba no WhatsApp as notícias do Centro-Oeste de MG
O Núcleo de Estudo e Pesquisa está localizado no Centro Oncológico da Acom. O espaço estará aberto para pesquisadores credenciados (profissionais de saúde, médicos e cientistas que trabalham com oncologia e áreas afins); estudantes e acadêmicos (estudantes de graduação e pós-graduação, especialmente aqueles das áreas de medicina, enfermagem e outras relacionadas à saúde, que estejam envolvidos em projetos de pesquisa sobre câncer); e parcerias com instituições que colaborem com a Acom.
Marcelo Costa da Silva, presidente da Acom, destacou que as pesquisas que serão realizadas pelo NEP e parceiros deverão ter um grande impacto na sociedade, como melhorias nos tratamentos contra a doença.
“Além disso, o NEP possibilitará o estudo do câncer como incidências epidemiológicas pormenorizadas, e permitirá o acesso a novas tecnologias, com as parcerias que poderão ser feitas com a indústria farmacêutica e de biotecnologia, que podem acelerar a introdução de novas tecnologias e medicamentos no mercado”, ressaltou o presidente da Acom.
O gerente geral da Associação de Combate ao Câncer, Igor Oliveira, destacou que o Núcleo trará resultados na redução da mortalidade e morbidade, com tratamentos mais eficazes e diagnóstico precoce.
Genoma SUS
Como fruto das parcerias de projetos de pesquisa já estabelecidas, foi oficializado no evento o início do projeto financiado pelo Ministério da Saúde, o “GENOMA SUS” em Minas Gerais.
Por meio das parcerias estabelecidas pela professora da Universidade Federal São João del Rei (UFSJ), Dra. Luciana Lara dos Santos, dentro da Rede Mineira de Genômica Populacional e Medicina de Precisão, e como resultado do trabalho realizado no Programa de Predisposição Hereditária ao Câncer, a Acom terá as primeiras amostras de pacientes de Minas Gerais sequenciadas.
📲 Siga o g1 Centro-Oeste MG no Instagram e Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.