🔭🌚Na noite desta terça-feira (17), a lua estava a “apenas” 357 mil quilômetros de distância da Terra. Também foi registrado um eclipse parcial da lua nesta mesma noite. Superlua registrada por astrônomo de Itapetininga no interior de SP.
Rodrigo Raffa/Clube Centauri
O Clube de Astronomia Centauri, de Itapetininga, no interior de São Paulo, registrou na noite desta terça-feira (17) o fenômeno conhecido como Superlua, que é quando a lua está mais próxima da Terra.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
De acordo com o astrônomo e professor do Clube Centauri Rodrigo Raffa, a Superlua é um fenômeno que ocorre quando a Lua cheia coincide com o perigeu, o ponto de sua órbita mais próximo da Terra. Nesta terça-feira (17), a Lua estava a “apenas” 357 mil quilômetros de distância da terra aparecendo maior e mais brilhante no céu.
A observação da Superlua começou por volta das 19h em Itapetininga no interior de SP.
Rodrigo Raffa/Clube Centauri
Eclipse parcial
Segundo o astrônomo o eclipse registrado nesta terça-feira é classificado como parcial. Uma parcela da lua entrou na umbra (uma região de sombra total, sem entrada de luz) o que forma um pequeno escurecimento na parte sul da lua visto da terra.
Céu de Setembro
Além desses destaques, o mês de setembro reserva outras observações interessantes:
20/09: Melhor noite para observar Netuno na constelação de Áries.
23/09: Conjunção da Lua com Júpiter na constelação de Touro.
25/09: Conjunção da Lua com Marte na constelação de Gêmeos.
Reconhecimento da NASA
Em 2021, o Clube Centauri recebeu um certificado da Nasa por meio do programa Night Sky Network. De acordo com o clube, os membros contemplados com o certificado foram responsáveis por publicações, divulgações e traduções de artigos astronômicos enviados pela própria agência.
Integrantes do Clube de Astronomia Centauri de Itapetininga são reconhecidos pela NASA
Reprodução/Centauri
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM