Polícia prende quadrilha especializada em roubar fios de cobre; grupo movimentou cerca de R$ 14 milhões


Foram cumpridos oito mandados de prisão e nove de busca e apreensão em quatro cidades do Grande Recife. Quadrilha especializada em roubo de fios de cobre é alvo de operação da polícia
A Polícia Civil prendeu, nesta quinta-feira (19), oito integrantes de uma quadrilha especializada em crimes patrimoniais e no roubo e revenda de fios de cobre no Grande Recife. De acordo com a corporação, a organização criminosa movimentou cerca de R$ 14 milhões (veja vídeo acima). Outros cinco criminosos já estavam presos desde maio.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
A operação foi denominada “Soplón”, palavra em espanhol para “informante”. Ao todo, foram expedidos oito mandados de prisão e nove de busca e apreensão, todos pelo Juízo da Vara Criminal da Comarca de Ipojuca.
Os mandados foram cumpridos nas seguintes cidades:
Olinda;
Cabo de Santo Agostinho;
Ipojuca;
Jaboatão dos Guararapes.
De acordo com a polícia, todos os oito mandados de prisão foram cumpridos. Os detidos foram levados para a sede do Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri), em Afogados, na Zona Oeste do Recife. Os nomes dos presos não foram divulgados.
De acordo com a polícia, as investigações começaram em abril deste ano, após o grupo invadir uma casa em construção na Praia de Muro Alto, em Ipojuca. Na ocasião, eles renderam o vigilante da casa, roubaram os fios e colocaram o material em um caminhão, fugindo do local em seguida.
No mês seguinte, cinco deles foram presos. Durante as investigações, a polícia apurou que mais pessoas estavam envolvidas no esquema, que, além do furto e revenda, também contava com transporte e tratamento dos fios. Foi aí que viraram alvo os nove presos nesta quinta.
A operação é comandada pela delegacia de Porto de Galinhas e conta com 70 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães.
As investigações foram assessoradas pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco contando ainda com o apoio operacional do Comando de Operações e Recursos Especiais (CORE) e do Grupamento Tático Aéreo (GTA).
Presos foram levados para o Depatri, em Afogados, na Zona Oeste do Recife
Polícia Civil/Divulgação
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.