Avisos foram emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Somente duas cidades no Bico do Papagaio não estão sob aviso. Os dois cobrem quase todo o estado
Reprodução/Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de baixa umidade que cobrem quase todo o estado nesta quinta-feira (19). Somente duas cidades no Bico do Papagaio não estão sob os avisos.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A umidade do ar deve ficar abaixo do 30% e em alguns lugares pode chegar a 12% – comparado a clima de deserto.
Os dois alertar são:
Amarelo (perigo potencial): A umidade pode variar entre 20% e 30%. O alerta vale das 11h até às 21h, somente as cidades de Esperantina e São João do Araguaia não estão na zona do alerta. Um pequeno pedaço do estado, na região ao noroeste, também não está sob o aviso.
Laranja (perigo): Neste caso a umidade do pode chegar na casa dos 12%. O alerta vale das 11h até às 19h e somente a região norte do estado e parte do leste não estão cobertos por este alerta.
LEIA TAMBÉM
Cidade no Tocantins registra 42ºC e lidera lista de cidades mais quentes do país, diz Inmet
Vídeo mostra quati fugindo do fogo e procurando água em lago que secou dentro da Ilha do Bananal
Jacaré é resgatado após ficar cercado por chamas na Ilha do Bananal; veja vídeo
Jalapão abriga pinturas rupestres de 2 mil anos que estão ameaçadas por queimadas e desmatamento
Além da ‘secura’, outro evento climático comum no estado é o calor. Esta semana, cinco cidades do Tocantins ultrapassaram a marca do 41 °C e Peixe foi a mais quente do país na quarta-feira (18).
Em Araguaína, as temperaturas podem chegar aos 39°C. Na capital, Palmas, o clima pode marcar os 40 ° C e em Gurupi, a temperatura também pode chegar as 39 °C. A cidade que pode ter a maior temperatura no estado é Porto Nacional, região central do estado, com 40.6 °C.
O alerta laranja cobre boa parte do estado, excerto a região norte
Reprodução/Inmet
O céu deve ficar com poucas nuvens em todo o estado, e nas regiões com o alerta laranja uma névoa seca pode cobrir o céu. Veja as recomendações do Inmet para o clima seco abaixo.
Beba bastante líquido.
Evite desgaste físico nas horas mais secas.
Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Para a região com o alerta laranja, o instituto também recomenda o uso de umidificadores de ar e desestimula a prática de atividades físicas.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
*Arthur Girão é integrante do programa de estágio entre o Grupo Jaime Câmara e Universidade Federal do Tocantins (UFT), sob supervisão de Patricio Reis.