Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou para o dia 7 de fevereiro o julgamento de um recurso interposto pelo candidato mais votado, Edson Assis Maldonado, conhecido como Ito (PP). Edson Assis Maldonado, conhecido como Ito (PP), foi o candidato mais votado a prefeito de Panorama (SP) nas eleições municipais realizadas em outubro de 2024
Redes sociais
O presidente da Câmara assume o cargo de prefeito de forma provisória em Panorama (SP) nesta quarta-feira (1º).
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
O candidato a prefeito Edson Assis Maldonado, conhecido como Ito (PP), teve 35,63% dos votos válidos nas eleições municipais em outubro. Porém, o candidato estava sub judice, ou seja, era necessária uma análise da candidatura dele pela Justiça Eleitoral.
O segundo colocado teve 35,18% dos votos válidos.
Porém, a última decisão da ministra Isabel Gallotti, relatora do processo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi para manter o indeferimento da candidatura de Ito.
Ela cita que o Edson foi condenado pelo crime de falso testemunho, com trânsito em julgado, ou seja, sem possibilidade de recurso, e que, apesar de a pena imposta ter sido extinta, ainda está em curso o prazo de inelegibilidade.
Por isso, Ito não teve o registro de candidatura deferido para as eleições de 2024.
Com isso, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Estado De São Paulo (TRE-SP), o presidente da Câmara Municipal deve assumir o cargo de prefeito temporariamente e permanecer à frente do Poder Executivo até eventual decisão que reverta o indeferimento da candidatura de Ito ou até determine a realização de novas eleições.
Outro lado
Ito informou à TV Fronteira que não vai assumir o cargo no início do mandato porque o julgamento de seu recurso no Tribunal Superior Eleitoral foi designado para o dia 7 de fevereiro de 2025, em Brasília (DF).
O julgamento tem como objeto determinar se o prefeito eleito cumpriu o prazo de inelegibilidade previsto na Lei da Ficha Limpa.
Até que haja uma decisão definitiva por parte do TSE, o cargo de prefeito será ocupado interinamente pelo presidente da Câmara Municipal.
Esse cenário poderá se estender até o trânsito em julgado do processo, considerando possíveis recursos, inclusive, ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Ito afirmou ainda que aguarda com serenidade a decisão da Justiça Eleitoral.
Confira o resultado da votação para prefeito em Panorama:
Ito (PP): 2.787 votos, 35,63% dos votos válidos
Luis Carlos (PSD): 2.752 votos, 35,18% dos votos válidos
Dr. Giulio Pires (PL): 1.479 votos, 18,91% dos votos válidos
Talitha Dallas (MDB): 530 votos, 6,77% dos votos válidos
Laercio da Borracharia (PT): 275 votos, 3,52% dos votos válidos
A eleição em Panorama teve 8.242 votos totais, o que inclui 164 votos brancos, 1,99% dos votos totais, e 255 votos nulos, 3,09%.
A abstenção foi de 1.824 eleitores, 18,12% do total de aptos a votar nas eleições 2024 na cidade.
Veja a lista de vereadores eleitos:
Daniel Polícia (PSB);
Tubosa (PSB);
Thiago Neves (PL);
Marcão (PSD);
Rosana Vascão (PSD);
Chapolim do Panorama Notícia (PSB);
Biro da Saúde (PP);
Dr. Jean (PSB); e
Rogerinho da Farmácia (PP).
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.