Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de “perigo potencial” devido à condição climática. O pôr do sol em Porto Alegre impactado pela fumaça proveniente de queimadas
Reprodução/ RBS TV
O Rio Grande do Sul está sob a influência de uma onda de calor, fenômeno que faz com que o território gaúcho registre temperaturas até 5º acima da média. Nesta quarta-feira (11), o calor deve atingir o ápice: está previsto que faça até 36ºC no RS, de acordo com a Climatempo.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Veja as temperaturas máximas previstas para esta quarta:
Porto Alegre: 36°C
Canoas: 35°C
Santa Maria: 35°C
Santa Rosa: 32°C
O motivo do calor é o bloqueio atmosférico causado por uma massa de ar quente. A situação fez com que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitisse um alerta de “perigo potencial” de elevação das temperaturas. O aviso abrange Porto Alegre e municípios das regiões Fronteira Oeste, Litoral Norte, Vales, Serra, Metropolitana, Noroeste e Central.
À noite, calor perde força
O calor deve perder força com a chegada de uma frente fria, prevista para a noite desta quarta. O tempo deve ficar instável, causando chuva e vento fortes, principalmente na Região Sul do RS.
“É importante destacar que o choque entre a massa fria (frente fria) e a massa muito quente que se encontra na parte central do Brasil (onda de calor) cria um cenário propício para fortes chuvas no estado gaúcho. Destaque para a faixa das Missões, região central e Vales, onde há alerta para temporais”, explica o meteorologista Guilherme Borges, da Climatempo.
Fumaça de queimadas persiste
Mesmo com a frente fria, as temperaturas devem continuar altas em toda a faixa Central e Norte do estado. A fumaça resultado das queimadas no Brasil também persistirá. A umidade relativa do ar deve ficar abaixo dos 30% devido ao escoamento de ar quente sobre as regiões. Os ventos também se intensificam, com rajadas que podem chegar a até entre 40 km/h e 50 km/h.
Em dia com sol alaranjado, Porto Alegre tem qualidade do ar ‘insalubre’
Fumaça de incêndios: moradores registram ‘chuva preta’ no Sul do RS
Segundo a Climatempo, a circulação do vento ainda deve espalhar a fumaça dos incêndios das queimadas em direção ao Centro e ao Norte do território gaúcho, inclusive em Porto Alegre, mas ela ainda estará sobre o território gaúcho. Com o avanço da frente fria, a tendência é de que a condição do fenômeno apresenta melhore gradual no estado.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS