Sebrae cria roteiro turístico para vivência da pesca artesanal em Fernando de Noronha; VÍDEO


Visitante vai receber informações da cultura e pode ter experiência da pesca artesanal. Responsáveis pelo trabalho informaram que roteiro tem aprovação ICMBio e não oferece risco ao meio ambiente. Sebrae cria roteiro turístico de pesca artesanal em Fernando de Noronha
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) criou um roteiro turístico para possibilitar a vivência da atividade de pesca em Fernando de Noronha. O visitante vai receber informações sobre a cultura e poderá ter a experiência da pesca artesanal (ver vídeo acima).
A consultora do Sebrae Isabel Santos, que é turismóloga, criou o roteiro denominado “O outro lado da ilha”.
“Esse roteiro foi criado para valorizar a profissão do pescador e a atividade de pesca. Será oferecida, por exemplo, a possibilidade para a prática da pesca na pedra ou na praia, com captura de sardinha com tarrafa ou pesca com linha de mão”, contou Isabel.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
O turista poderá também fazer a pesca em embarcações. Os responsáveis pelo trabalho informaram que a sugestão de roteiro tem aprovação do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) e não oferece risco ao meio ambiente.
“Não representa impacto ambiental, não existe a chamada pesca com rede de arrasto. A pesca no barco é feita com linha, são capturados peixe por peixe. É uma pesca artesanal “, avaliou Isabel Santos.
A pesca artesanal passa a ser uma atração turística em Noronha
Ana Clara Marinho/TV Globo
A ideia é que o visitante devolva o peixe ao mar ou faça uma doação para o pescador da ilha. O turista terá opções de roteiros com atividades o dia inteiro, ou em um expediente.
Existe a opção de conhecer o barco Feliz Navegante, que pertence ao presidente da Associação dos Pescadores, Orlando Souza. A embarcação foi usada nas gravações do seriado Riacho Doce, exibido pela TV Globo, em 1990.
O pescador André Luiz Severino da Silva, que também é condutor de visitantes credenciado, foi treinado pelo Sebrae para realizar o roteiro.
“Foi muito gratificante ser escolhido para fazer esse trabalho. Além de ser condutor de visitantes, eu também pesco, isso foi muito bom. Para os turistas vou mostrar como jogar uma tarrafa e como se pesca na beira da praia, entre outras informações”, falou André.
Treinamento
A apresentação do roteiro foi a conclusão de um conjunto de ações previstas num convênio firmando entre o Sebrae e a Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe). Em um ano foram realizados treinamentos com os pescadores com apoio da Administração da Ilha.
O público-alvo do convênio foram os integrantes Associação Noronhense de Pesquisadores (Anpeca). A ação teve os seguintes objetivos:
Construir um conjunto de processos para realizar a gestão do negócio;
Elaborar controles financeiros essenciais, preparando a empresa para uma gestão financeira estruturada;
Construir as bases para que a empresa tenha uma sistemática de acompanhamento do processo da fábrica, visando gerar lucro para a empresa;
Desenvolver selo de reconhecimento de garantia e procedência do pescado da associação;
Vincular a produção da Associação ao Turismo da ilha, como forma de maximizar seus resultados.
Os treinamentos foram feitos para que os pescadores tivessem condições de utilizar a máquina de gelo da Anpesa, reduzindo em 95% os gastos do processo atual de aquisição de gelo.
A ação também possibilitou a elaboração de uma cartilha de manipulação do pescado. Também foram dadas orientações de marketing para a divulgação dos trabalhos.
O convênio será concluído neste mês de setembro, mas existe a possibilidade de novas atividades.
“Avaliamos que é preciso capacitar outros pescadores para a aplicação do roteiro de pesca. Precisamos firmar um novo convênio entre o Sebrae e a Administração de Fernando de Noronha para viabilizarmos a visita dos consultores para trabalhar na ilha”, disse a analista do Sabrae, Alane Guimarães.
VÍDEOS: mais vistos nos últimos 7 dias em Pernambuco
t
Adicionar aos favoritos o Link permanente.