Candidato do PSD também falou sobre as licitações para shows em São Luís, construção de uma nova maternidade, dentre outros temas. Confira a entrevista na íntegra. Eduardo Braide, em entrevista ao Bom Dia Mirante
Reprodução/TV Mirante
O Bom Dia Mirante realiza entrevistas com os candidatos à Prefeitura de São Luís. Nesta quarta-feira (11), o entrevistado foi Eduardo Braide, que é do PSD e conta com o apoio do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e do Republicanos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Natural de São Luís, Eduardo Salim Braide tem 48 anos, é advogado formado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Atualmente, está no primeiro mandato como prefeito de São Luís e tentará a reeleição.
Anteriormente, Braide foi diretor-presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), secretário municipal do Orçamento Participativo de São Luís, além de deputado estadual de 2011 a 2014 e de 2015 a 2018. Também foi deputado federal de 2019 a 2020, até assumir a prefeitura.
Durante a entrevista a Clóvis Cabalau, Vanessa Fonseca e Carla Lima, o candidato falou sobre educação, licitações para a realização de shows em São Luís, do caso do veículo Clio, dirigido por um ex-assessor, onde foram encontrados mais de R$ 1 milhão no porta-malas, dentre outros temas. Confira abaixo a entrevista em vídeo e em texto:
Eduardo Braide, candidato a prefeito de São Luís, é entrevistado no Bom Dia Mirante
Pergunta: Candidato, de 2021, quando você assumiu, até agora, não foi feito nenhum tipo de concurso público para a educação. Tinha na sua proposta e tem na sua proposta atual e foi feito apenas seletivo. Por que, nesses quatro anos, não foi possível fazer um concurso público?
– Primeiro, eu quero dizer que eu fui o prefeito que fiz o concurso da Guarda M unicipal. Fizemos um concurso para 111 vagas e já vamos chamar mais de 300 guardas municipais. Acerca do concurso dos professores, já foi autorizado o concurso para professor para 600 vagas. Vamos ter vaga para professor da educação infantil, educação especializada e também dos anos finais e iniciais. Além disso, fizemos o seletivo para contratação de mais mil professores e, ao lado desses dois concursos, tanto da guarda quanto dos professores, nós já temos com edital lançado, já com data marcada, o curso para agente de trânsito. Então a nossa prioridade é o ingresso no serviço público através do concurso.
Pergunta: Candidato, grandes shows foram realizados na sua gestão e foi muito questionado, sobretudo, pelo fato da contratação de empresas que tinham como a principal função escolas infantis. Carnaval, São João, aniversário da cidade tem todo ano… por que essa programação acabou caindo com contratações com esses institutos, por que não uma licitação?
– Essa contratação é a mesma que é feita no governo do estado e no governo federal. Chama-se de chamamento público. Em relação ao Carnaval, é bom lembrar, a instituição que foi contratada, foi contratada por recomendação do Ministério Público. Cinco promotores de justiça apresentaram uma recomendação ao Município de São Luís para que houvesse a contratação do instituto que foi contratado para realizar o Carnaval. Em relação ao aniversário da cidade, todo o processo de chamamento público foi acompanhado pelo Ministério Público. Desde antes do lançamento do edital, quando depois, antes de aprovar as propostas finais, o secretário de Cultura esteve no Ministério Público e tudo foi acompanhado, tanto é que houve uma denúncia por parte de um candidato e essa denúncia foi arquivada pelo Ministério Público.
Pergunta: Reativar o Circo da Cidade está na sua proposta de governo, caso seja reeleito. Mas por que ele não foi reativado no mandato atual?
– Primeiro porque a gente precisava encontrar o espaço e o espaço agora já foi localizado. A gente teve várias reuniões que aconteceram com representantes dos artistas, junto aos nossos secretários municipais de cultura. A última aconteceu com o secretário Maurício Itapary e a boa notícia é que nós já encontramos um lugar. Não posso dizer ainda qual é. A única dica que eu vou dizer para você que está me assistindo é que é um lugar que tem muito verde ao lado, cercado, com bastante segurança. Já foi autorizada a licitação para a construção do novo Circo Escola Nelson Brito.
Pergunta: Candidato, em 2020, o senhor prometeu escola em tempo integral e eu busquei as informações. O senhor anunciou na sua propaganda eleitoral que foi feito, mas segundo me informou o sindicato, somente duas escolas realmente são tempo integral. Quantas são as escolas, os dados da prefeitura oficiais, quantas são as escolas e quantos alunos alcançam esse tipo de ensino e por que que não foi mais?
– Primeiro dizer que o sindicato tem uma venda nos olhos. Ele só olha aquilo que ele realmente quer ver. Quando assumi a prefeitura de São Luís, só tinha uma creche de tempo integral e hoje nós temos dez funcionando. Então já entreguei seis creches de tempo integral e vocês podem lá. Vou dizer o endereço: Vila Isabel, Recanto Verde, Comunidade Santa Helena, Residencial Santo Antônio, Alexandra Tavares e São Raimundo. Nos próximos dias, vamos entregar mais uma creche de tempo integral, que é na Cohab Anil IV. Ao lado disso, entregamos a primeira escola de Ensino Fundamental integral de São Luís. Chama-se Escola Negro Cosme e fica lá na Liberdade. A boa notícia é que nós já temos recursos garantidos para construirmos mais 20 creches de tempo integral no segundo mandato. Ao lado disso, tivemos o maior IDEB da história de São Luís: 5.5. Para vocês terem uma ideia, o Maranhão foi 3.8. São Luís foi 5.5. Entregamos kit de material escolar para os nossos alunos. Os nossos alunos, quando chegam na escola hoje, a primeira coisa que eles recebem é um café da manhã, sete horas da manhã. Fizemos concurso agora, autorizamos o concurso para o professor e, ao lado de tudo isso, tenho o compromisso de colocar ar condicionado em todas as escolas de São Luís. Já colocamos em mais de 140 e, até o final do ano, todas as escolas de São Luís terão ar condicionado.
Pergunta: O governo federal tinha disponibilizado, tem até o dia 31 de agosto, disponibilizado para a construção de mais 20 creches. A informação que tem é que esse dinheiro vai voltar porque não foi efetivado. O senhor vai conseguir esse recurso de volta? Desse recurso que vão ser feitas essas 20 creches, caso o senhor seja reeleito?
– Eu costumo dizer que ser oposição não dá o direito de ninguém mentir. Eu já vi candidatos por aí dizendo que dinheiro voltou. Nós não deixamos dinheiro voltar. Os recursos que nós iremos construir as creches de tempo integral são recursos próprios da prefeitura, porque nós administramos bem o seu recurso, o recurso da prefeitura. Tanto é que a nossa nota junto à Secretaria do Tesouro Nacional é nota A. É a melhor nota das capitais em relação à gestão do recurso público. É por isso que a gente está conseguindo construir o elevado da cidade com recurso público, é por isso que a gente vai construir o Novo Mercado Central com recurso da Prefeitura, é por isso que a gente está fazendo as obras do trânsito livre e é assim que a gente vai fazer as 20 creches de tempo integral também.
Pergunta: Candidato, mas no seu plano de governo vem dizendo a construção de creches com parceria com o governo federal, não é isso?
– A gente tem parceria com o governo federal, por exemplo, numa maternidade que vai ser entregue. A gente conseguiu no PAC agora, no novo PAC, recursos da ordem de 100 milhões de reais para a construção de uma nova maternidade. Conseguimos recursos do novo PAC também para a construção de um condomínio de unidades habitacionais no Coroadinho, e temos, também, recursos do FNDE que foram recursos deixados ainda pela antiga gestão, pagos já inclusive, e que o município teve que completar com recursos próprios para construir o restante das creches de tempo integral.
Pergunta: Candidato, sobre o caso do dinheiro encontrado lá no carro aqui em São Luís, envolvendo os ex-assessores seus, também familiares, segundo o senhor mesmo mencionou. O senhor tem informação, como explicar a origem desse dinheiro, prefeito? Você chegou a perguntar para o seu ex-assessor o que ele fazia num carro que tinha um milhão e na época ele era assessor do seu irmão?
– Primeiro eu vou dizer a vocês uma coisa. A mesma informação que vocês têm sobre esse caso é que eu tenho. Que um carro foi encontrado com esse valor e por isso que eu digo todos os dias: A polícia precisa aprofundar essa investigação e, em caso de qualquer irregularidade e ilegalidade, fazer a punição, prender, fazer com que pague aquele que tenha cometido. O assessor que estava dirigindo o carro foi exonerado imediatamente após a ocorrência do fato e é claro que a gente acompanha. Eu já disse, quem tem medo de polícia é bandido. Eu não tenho nada a temer. Que a polícia possa avançar nas investigações para que a gente possa ter esse caso elucidado o mais rápido possível.
Pergunta: Candidato, o transporte público de São Luís tem vários problemas. Uma frota com quase 100 ônibus a menos e durante seu mandato foram três greves dos rodoviários, dois aumentos de passagem, subsídios de 7 milhões de reais, enfim. O senhor pretende manter esse modelo atual, caso seja reeleito?
– Primeiro dizer que nós já entregamos 292 ônibus novos para a cidade de São Luís. Todos eles com ar-condicionado, inclusive os mais novos agora, os mais recentes, com Wi-Fi que está sendo disponibilizado também, e todos que chegarão daqui para frente serão assim. As greves, elas ocorreram exatamente porque os empresários queriam aumentar o preço da passagem a um patamar que a população não conseguiria pagar, e nós seguramos. Durante dois anos da nossa gestão, não teve aumento de passagem e, às vezes que o aumento aconteceu, um foi de 20 centavos e outro de 30 centavos. Então é claro que essa é uma situação que nós vamos ter que enfrentar. Mas agora um detalhe. Eu encaminhei à Câmara Municipal um projeto de lei que autoriza o prefeito, autoriza o Poder Executivo, a fazer a revisão do contrato de licitação. Assim que a Câmara Municipal aprovar o projeto autorizando o prefeito a fazer a revisão do contrato de licitação dos ônibus, a gente vai fazer isso e fazer no sentido de melhorar o serviço para a população.
Candidato, o senhor tem 50 segundos para suas considerações.
– Agradecer o convite de todos vocês para poder conversar com a população e dizer a você que está nos assistindo. Trabalho desde o meu primeiro dia enquanto prefeito. Enfrentamos uma pandemia. São Luís foi referência. Foi conhecida como a capital brasileira da vacina. Organizamos as contas e estamos fazendo tudo que vocês estão vendo com recursos próprios da prefeitura. Quero entregar o novo Mercado Central, quero entregar o Novo Socorrão II, que é um sonho, da mesma forma que entregamos o novo Hospital da Criança, que entregamos o Hospital Municipal Veterinário. Nessa eleição, o povo de São Luís vai dar uma resposta ao Brasil e ao Maranhão. Quem manda aqui é o povo. Na hora de votar, é 55 para o trabalho não parar.