![](https://s2-g1.glbimg.com/Z0z7b7ANw2MoBupynOf4fRAAGDc=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/2/J/XTBZe7SAir4IBAeKA8Cw/whatsapp-image-2025-02-13-at-15.48.40-1-.jpeg)
Localizada na Vila Retiro Grande, no município de Cachoeira do Arari, a escola atende alunos de pelo menos seis comunidades. Alunos de escola no Marajó denunciam superlotação no transporte escolar.
Divulgação/ Redes Sociais
Estudantes de uma escola na Ilha do Marajó, denunciaram nesta quinta-feira (13), que enfrentam problemas com a superlotação do ônibus que faz o transporte até a instituição.
Localizada na Vila Retiro Grande, no município de Cachoeira do Arari, a escola atende alunos de pelo menos seis comunidades, que dependem do transporte coletivo para chegar ao local.
Segundo os estudantes, a situação persiste desde o ano passado e se tornou insustentável, devido à superlotação atribuída às péssimas condições da estrada.
Imagens enviadas ao g1, mostram a viagem dos alunos dentro do coletivo, muitos estudantes ficam em pé, correndo o risco de se machucarem. Os estudantes relataram que, frequentemente, os alunos viajam próximos à porta do ônibus.
Ainda segundo eles, após a gravação do vídeo abaixo, uma das estudantes passou mal devido ao desconforto no coletivo.
“Isso se torna arriscado para a vida dos alunos, pois a estrada daqui é ruim, não é asfaltada. Se o ônibus virar, nós alunos corremos riscos. Nós comunicamos a diretoria, a diretoria solicita um novo ônibus mas nunca chega”, afirmou uma das alunas.
Alunos denunciam superlotação em transporte escolar do Marajó
Os estudantes também afirmaram que, durante o inverno, a situação piora. Em 2024, por exemplo, um dos ônibus parou na estrada por causa da chuva, e a água começou a entrar no veículo.
Acesse o canal do g1 Pará no Whatsapp
Ainda conforme os relatos, três ônibus fazem o transporte dos alunos, porém apenas dois funcionam e se dividem entre as seis comunidades.
“Esse ano, ficamos uns dois dias sem vir para a escola porque o ônibus deu problema. Essa situação não é de hoje, alunos que já passaram pela escola, sofreram com a mesma situação. Já ocorreu de o ônibus atolar na estrada várias vezes”, conta uma estudante.
Em nota, a prefeitura de Cachoeira do Arari informou que os ônibus não são e nunca foram de responsabilidade do município já que a escola é de responsabilidade do estado.
Ainda segundo a prefeitura, eles cederam nove ônibus para fazer o transporte dos estudantes até a escola. O g1 também questionou a prefeitura sobre às condições da estrada mas ainda não obteve resposta até a publicação da reportagem.
Questionados pelo g1, a Secretária de Educação do Pará (Seduc) informou que o transporte escolar em Cachoeira do Arari é de responsabilidade do município, que aderiu ao Programa Estadual de Transporte Escolar (PETE) para o atendimento dos estudantes da rede estadual.
Vídeos com todas as notícias do Pará